dc.creator.ID |
Nóbrega, A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARIANO, Erich de Freitas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARIANO, Erich de Freitas. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4900414237321637 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, Elzenir Pereira De Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ALMEIDA, Elzenir Pereira de Oliveira. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7650445471765986 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Jair Moises de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUSA, J. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1937979982636984 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este estudo se tratou de uma pesquisa bibliométrica o qual gerou dados promissores nesta linha de pesquisa, em âmbito mundial. Foi feito uma varredura virtual de dados, produções acadêmicas científicas quanto ao jogo de tabuleiro na educação, referente a cronologia de 2013 à maio de 2023. Os dados quantitativos foram coletados e analisados pelo software Publish or Perish, sendo representados por teias de correlação no formato RIS e CSV
utilizando o software VOSViewer, sendo representados em forma de tabelas, gráficos e quadros. Foi consolidado um total de 989 artigo dos quais criteriosamente foram analisados para que se obtivesse na amostra final 96 artigos que se encaixasse nos critérios de inclusão da pesquisa. Com o compilado dos resultados foi constatado que houve uma ascensão nas publicações sobre os jogos de tabuleiro como recurso pedagógico à nível mundial, entretanto, as teias bibliométricas de correlação se mostraram fragmentadas e separadas entre si
confirmando que há uma lacuna no meio acadêmico/científico mesmo em pleno século XXI sobre a temática. É perceptível a necessidade de trabalhos e publicações mais consistente e específicas que envolva bordgames na educação, especialmente no Brasil. Em síntese, esse artigo bibliométrico buscou corroborar e incentivar a produção publicação e utilização de
jogos de tabuleiro como recurso pedagógico na aprendizagem criativa, uma vez que
possibilita uma aprendizagem não apenas quantitativa, mas, especialmente, qualitativa dentro
do processo de ensino e aprendizagem em todos os níveis de ensino, este que se torna um
campo promissor para futuras pesquisas tendo o uso de jogos de tabuleiro uma função crucial
como recurso didático que promove aprendizagem e desenvolvimento em diversos aspectos
do contexto educacional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
O uso de jogos de tabuleiro na educação: Uma análise bibliométrica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-07-03 |
|
dc.description.abstract |
This study was bibliometric research which generated promising data in this line of research,
worldwide. A virtual scan of data was carried out, scientific academic productions regarding
board games in education, referring to the chronology from 2013 to May 2023. Quantitative
data were collected and analyzed by Publish or Perish software, being represented by
correlation webs in the format RIS and CSV using the VOSViewer software, being
represented in the form of tables, graphs and charts. A total of 989 articles were consolidated,
which were carefully analyzed in order to obtain a final sample of 96 articles that fit the
inclusion criteria of the research. With the compilation of the results, it was verified that there
was an increase in publications on board games as a pedagogical resource worldwide,
however, the bibliometric correlation webs were fragmented and separated from each other,
confirming that there is a gap in the academic/scientific environment even in the 21st century
on the subject. It is noticeable the need for more consistent and specific works and
publications involving bordgames in education, especially in Brazil. In summary, this
bibliometric article sought to corroborate and encourage the production, publication and use
of board games as a pedagogical resource in creative learning, since it enables not only
quantitative learning, but, especially, qualitative learning within the teaching and learning
process in all levels of education, which becomes a promising field for future research, with
the use of board games playing a crucial role as a didactic resource that promotes learning and
development in various aspects of the educational context. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39116 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-19T11:48:58Z |
|
dc.date.available |
2023-07 |
|
dc.date.available |
2024-11-19T11:48:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Análise Bibliométrica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Básica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso Didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Bibliometric Analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Basic Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic Resource |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicity |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NÓBREGA, Amanda Medeiros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of board games in education: A bibliometric analysis. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NÓBREGA. A. M. O uso de jogos de tabuleiro na educação: Uma análise bibliométrica. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas) - Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |