DSpace/Manakin Repository

O uso de jogos de tabuleiro na educação: Uma análise bibliométrica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID Nóbrega, A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARIANO, Erich de Freitas.
dc.contributor.advisor1ID MARIANO, Erich de Freitas. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4900414237321637 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Elzenir Pereira De Oliveira.
dc.contributor.referee1ID ALMEIDA, Elzenir Pereira de Oliveira. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7650445471765986 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUSA, Jair Moises de.
dc.contributor.referee2ID SOUSA, J. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1937979982636984 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo se tratou de uma pesquisa bibliométrica o qual gerou dados promissores nesta linha de pesquisa, em âmbito mundial. Foi feito uma varredura virtual de dados, produções acadêmicas científicas quanto ao jogo de tabuleiro na educação, referente a cronologia de 2013 à maio de 2023. Os dados quantitativos foram coletados e analisados pelo software Publish or Perish, sendo representados por teias de correlação no formato RIS e CSV utilizando o software VOSViewer, sendo representados em forma de tabelas, gráficos e quadros. Foi consolidado um total de 989 artigo dos quais criteriosamente foram analisados para que se obtivesse na amostra final 96 artigos que se encaixasse nos critérios de inclusão da pesquisa. Com o compilado dos resultados foi constatado que houve uma ascensão nas publicações sobre os jogos de tabuleiro como recurso pedagógico à nível mundial, entretanto, as teias bibliométricas de correlação se mostraram fragmentadas e separadas entre si confirmando que há uma lacuna no meio acadêmico/científico mesmo em pleno século XXI sobre a temática. É perceptível a necessidade de trabalhos e publicações mais consistente e específicas que envolva bordgames na educação, especialmente no Brasil. Em síntese, esse artigo bibliométrico buscou corroborar e incentivar a produção publicação e utilização de jogos de tabuleiro como recurso pedagógico na aprendizagem criativa, uma vez que possibilita uma aprendizagem não apenas quantitativa, mas, especialmente, qualitativa dentro do processo de ensino e aprendizagem em todos os níveis de ensino, este que se torna um campo promissor para futuras pesquisas tendo o uso de jogos de tabuleiro uma função crucial como recurso didático que promove aprendizagem e desenvolvimento em diversos aspectos do contexto educacional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title O uso de jogos de tabuleiro na educação: Uma análise bibliométrica. pt_BR
dc.date.issued 2023-07-03
dc.description.abstract This study was bibliometric research which generated promising data in this line of research, worldwide. A virtual scan of data was carried out, scientific academic productions regarding board games in education, referring to the chronology from 2013 to May 2023. Quantitative data were collected and analyzed by Publish or Perish software, being represented by correlation webs in the format RIS and CSV using the VOSViewer software, being represented in the form of tables, graphs and charts. A total of 989 articles were consolidated, which were carefully analyzed in order to obtain a final sample of 96 articles that fit the inclusion criteria of the research. With the compilation of the results, it was verified that there was an increase in publications on board games as a pedagogical resource worldwide, however, the bibliometric correlation webs were fragmented and separated from each other, confirming that there is a gap in the academic/scientific environment even in the 21st century on the subject. It is noticeable the need for more consistent and specific works and publications involving bordgames in education, especially in Brazil. In summary, this bibliometric article sought to corroborate and encourage the production, publication and use of board games as a pedagogical resource in creative learning, since it enables not only quantitative learning, but, especially, qualitative learning within the teaching and learning process in all levels of education, which becomes a promising field for future research, with the use of board games playing a crucial role as a didactic resource that promotes learning and development in various aspects of the educational context. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39116
dc.date.accessioned 2024-11-19T11:48:58Z
dc.date.available 2023-07
dc.date.available 2024-11-19T11:48:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Análise Bibliométrica pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.subject Ensino Aprendizagem pt_BR
dc.subject Recurso Didático pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Bibliometric Analysis pt_BR
dc.subject Basic Education pt_BR
dc.subject Teaching Learning pt_BR
dc.subject Didactic Resource pt_BR
dc.subject Ludicity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NÓBREGA, Amanda Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of board games in education: A bibliometric analysis. pt_BR
dc.identifier.citation NÓBREGA. A. M. O uso de jogos de tabuleiro na educação: Uma análise bibliométrica. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas) - Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta