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Avaliação da aprendizagem dos discentes com transtornos do espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental da cidade de Cajazeiras - PB.

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dc.creator.ID SANTOS, A. M. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9294942459933228 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS , Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.referee2 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.description.resumo A avaliação da aprendizagem é importante observar os conhecimentos construídos pelos discentes e identificar as dificuldades. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as avaliações utilizadas pelos docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para avaliar a aprendizagem dos discentes com Transtorno do Espectro Autista – TEA nas escolas da cidade de Cajazeiras-PB. Atualmente, o Autismo vem ganhando visibilidade, a partir disso, surgiu a curiosidade de compreender como é acompanhada a aprendizagem dessas crianças nas escolas pelos docentes. Nesta pesquisa busca-se responder a seguinte problemática: Como os/as professores/as realizam a avaliação dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEA? Opta-se pela metodologia da pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Para o levantamento de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas com um roteiro de doze perguntas. As respostas das entrevistas foram gravadas, transcritas e depois analisadas. Os principais referenciais teóricos que embasaram essa pesquisa foram Cunha (2012), Silva (2022), Mantoan (2003), Vygotsky (1998). A partir dos resultados alcançados com as respostas das cinco entrevistadas foram observados os seguintes pontos: necessidade de formação sobre o TEA para as docentes; o melhoramento da organização das atividades avaliativas para aluno com TEA e a falta de recursos didáticos. Vale salientar que apesar da falta de formação adequada as entrevistadas procuram ler sobre o assunto e se qualificar, buscam fazer adaptações para atender esses estudantes, considerando as limitações de cada uma e procurando desenvolver dinâmicas de interação, promovendo, assim, a interação social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem dos discentes com transtornos do espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental da cidade de Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-07-19
dc.description.abstract The assessment of learning is important to observe the knowledge constructed by students and identify difficulties. This research has the general objective of analyzing the assessments used by teachers in the initial years of elementary school to assess the learning of students with Autism Spectrum Disorder - ASD in schools in the city of Cajazeiras-PB. Currently, Autism has been gaining visibility, from this, the curiosity arose to understand how the learning of these children is monitored in schools by teachers. This research seeks to answer the following problem: How do teachers carry out the assessment of students with Autism Spectrum Disorder - ASD? The field research methodology was chosen, with a qualitative approach and exploratory character. For data collection, we used semi-structured interviews with a script of twelve questions. The interview responses were recorded, transcribed and then analyzed. The main theoretical references that supported this research were Cunha (2012), Silva (2022), Mantoan (2003), Vygotsky (1998). Based on the results obtained with the responses of the five interviewees, the following points were observed: the need for training on ASD for teachers; the improvement of the organization of assessment activities for students with ASD; and the lack of teaching resources. It is worth noting that despite the lack of adequate training, the interviewees seek to read about the subject and qualify themselves, seeking to make adaptations to serve these students, considering the limitations of each one and seeking to develop interaction dynamics, thus promoting social interaction. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39162
dc.date.accessioned 2024-11-25T11:49:45Z
dc.date.available 2024-11-11
dc.date.available 2024-11-25T11:49:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Transtornos do espectro autista pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva- Cajazeiras - Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Autismo - Avaliação escolar pt_BR
dc.subject Learning assessment pt_BR
dc.subject Autism spectrum disorders pt_BR
dc.subject Inclusive Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.subject Autism - School assessment pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Ana Maria Rodrigues dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment of the learning of students with autism spectrum disorders in the initial years of elementary school in the city of Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Ana Maria Rodrigues dos. Avaliação da aprendizagem dos discentes com transtornos do espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental da cidade de Cajazeiras - PB. 2024. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


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