dc.creator.ID |
SANTOS, A. M. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9294942459933228 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DANTAS , Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
|
dc.contributor.referee2 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.description.resumo |
A avaliação da aprendizagem é importante observar os conhecimentos
construídos pelos discentes e identificar as dificuldades. Esta pesquisa tem como
objetivo geral analisar as avaliações utilizadas pelos docentes dos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental para avaliar a aprendizagem dos discentes com Transtorno
do Espectro Autista – TEA nas escolas da cidade de Cajazeiras-PB. Atualmente, o
Autismo vem ganhando visibilidade, a partir disso, surgiu a curiosidade de
compreender como é acompanhada a aprendizagem dessas crianças nas escolas
pelos docentes. Nesta pesquisa busca-se responder a seguinte problemática:
Como os/as professores/as realizam a avaliação dos estudantes com Transtorno
do Espectro Autista - TEA? Opta-se pela metodologia da pesquisa de campo, com
abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Para o levantamento de dados
utilizamos entrevistas semiestruturadas com um roteiro de doze perguntas. As
respostas das entrevistas foram gravadas, transcritas e depois analisadas. Os
principais referenciais teóricos que embasaram essa pesquisa foram Cunha
(2012), Silva (2022), Mantoan (2003), Vygotsky (1998). A partir dos resultados
alcançados com as respostas das cinco entrevistadas foram observados os
seguintes pontos: necessidade de formação sobre o TEA para as docentes; o
melhoramento da organização das atividades avaliativas para aluno com TEA e a
falta de recursos didáticos. Vale salientar que apesar da falta de formação
adequada as entrevistadas procuram ler sobre o assunto e se qualificar, buscam
fazer adaptações para atender esses estudantes, considerando as limitações de
cada uma e procurando desenvolver dinâmicas de interação, promovendo, assim,
a interação social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da aprendizagem dos discentes com transtornos do espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental da cidade de Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-07-19 |
|
dc.description.abstract |
The assessment of learning is important to observe the knowledge constructed by
students and identify difficulties. This research has the general objective of analyzing
the assessments used by teachers in the initial years of elementary school to assess
the learning of students with Autism Spectrum Disorder - ASD in schools in the city of
Cajazeiras-PB. Currently, Autism has been gaining visibility, from this, the curiosity
arose to understand how the learning of these children is monitored in schools by
teachers. This research seeks to answer the following problem: How do teachers
carry out the assessment of students with Autism Spectrum Disorder - ASD? The
field research methodology was chosen, with a qualitative approach and exploratory
character. For data collection, we used semi-structured interviews with a script of
twelve questions. The interview responses were recorded, transcribed and then
analyzed. The main theoretical references that supported this research were Cunha
(2012), Silva (2022), Mantoan (2003), Vygotsky (1998). Based on the results
obtained with the responses of the five interviewees, the following points were
observed: the need for training on ASD for teachers; the improvement of the
organization of assessment activities for students with ASD; and the lack of teaching
resources. It is worth noting that despite the lack of adequate training, the
interviewees seek to read about the subject and qualify themselves, seeking to make
adaptations to serve these students, considering the limitations of each one and
seeking to develop interaction dynamics, thus promoting social interaction. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39162 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-25T11:49:45Z |
|
dc.date.available |
2024-11-11 |
|
dc.date.available |
2024-11-25T11:49:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação da aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Transtornos do espectro autista |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Inclusiva- Cajazeiras - Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo - Avaliação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Learning assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Autism spectrum disorders |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Autism - School assessment |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Ana Maria Rodrigues dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Assessment of the learning of students with autism spectrum disorders in the initial years of elementary school in the city of Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Ana Maria Rodrigues dos. Avaliação da aprendizagem dos discentes com transtornos do espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental da cidade de Cajazeiras - PB. 2024. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |