Repositorio Dspace/Manakin

Educação inclusiva: a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de São José de Piranhas /PB.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID BERTO, A. P. S. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4894220202096420 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS , Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 BASTOS., Raquel Leão de.
dc.description.resumo Observando o cenário da Educação Inclusiva no município de São José de Piranhas, esta pesquisa faz uma reflexão sobre a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na inclusão do aluno com necessidades especiais no processo de aprendizagem na sala regular. Ponderando as políticas públicas vigentes relacionadas a Educação Inclusivas que possam garantir que esse atendimento seja eficiente e se tem algum tipo de assistência oferecida pelo município para obter uma educação de qualidade e equitativa. A pesquisa é de cunho qualitativo de caráter exploratório, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois profissionais da Educação Inclusiva no referido município. A partir das análises da pesquisa, destaca-se os avanços ocorridos no ano de 2023 na educação inclusiva no município e a necessidade de maiores investimentos para a sala de recurso do AEE e um olhar de equidade para os educandos que tem algum tipo de necessidades educacionais especificas para desenvolver as atividades acadêmicas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação inclusiva: a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de São José de Piranhas /PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-07-18
dc.description.abstract Observing the scenario of Inclusive Education in the municipality of São José de Piranhas, this research reflects on the importance of the Specialized Educational Service (SES) in the inclusion of students with specific needs in the learning process in the regular classroom. Considering the current public policies related to Inclusive Education that can ensure that this service is efficient and if there is any type of assistance offered by the municipality to obtain a quality education equitable. The research is of a qualitative nature of exploratory character, where semi-structured interviews were carried out with two professionals of Inclusive Education in the referred municipality. Based on the analysis of the research, it is to highlight the advances that occurred in the year 2023 in inclusive education in the municipality and the need for greater investments for the AEE resource room and a look at equity for students who have some type of specific educational needs to develop academic activities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39163
dc.date.accessioned 2024-11-25T11:58:54Z
dc.date.available 2024-11-11
dc.date.available 2024-11-25T11:58:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva - São José de Piranhas- Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Atendimento Educacional Especializado pt_BR
dc.subject São José de Piranhas pt_BR
dc.subject Inclusive education - São José de Piranhas - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.subject Specialized Educational Service pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BERTO, Ana Paula de Sousa Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusive education: the importance of Specialized Educational Assistance (AEE) in the municipality of São José de Piranhas /PB. pt_BR
dc.identifier.citation BERTO, Ana Paula de Sousa Ferreira. Educação inclusiva: a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de São José de Piranhas /PB. 2024. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta