Dépôt DSpace/Manakin

A interação entre família e escola no percurso educacional do aluno com autismo.

Afficher la notice abrégée

dc.contributor.advisor1 MONTIEL, Suzi Alves.
dc.contributor.advisor1ID Suzi Alves Montiel pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8148083481518979 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Nathalia Maria de Sousa.
dc.contributor.referee3 SILVA, José Amiraldo Alves.
dc.description.resumo Considerando a necessidade de refletir sobre algumas questões relacionadas ao processo educativo da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o presente estudo apresenta contribuições que nos levam a refletir em que a relação entre a família e a escola do aluno com TEA pode proporcionar ao seu processo de ensino e aprendizagem. Para isso, tem como objetivo geral compreender a relação entre a família e a escola da criança com autismo. O que justifica essa investigação é a necessidade de pesquisa nessa área, sobre como o trabalho colaborativo entre a família e a escola podem contribuir para o desenvolvimento da criança com autismo. Nesta pesquisa buscou-se responder a seguinte questão problematizadora: como a participação da família no processo educativo de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode contribuir no seu processo de aprendizagem acadêmico? Considerou-se a hipótese de que direcionar nosso olhar para essa questão, proporcionou compreender os obstáculos e desafios que são enfrentados cotidianamente no contexto escolar da questão apresentada. Para isso foram abordados alguns autores, como: Oliveira (2010), Silva (2012), Belisário e Cunha (2010), Serra (2010), entre outros. Desta forma, realizou-se então uma pesquisa de natureza básica, sendo qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, realizada com 03 professoras e 02 mães de crianças com autismo. A partir da análise de dados, percebeu-se que o trabalho realizado entre a família e a escola está sendo feito de forma que está contribuindo com o desenvolvimento da criança com autismo. Em resumo, considerou-se que através da parceria entre família e escola, favorece a aprendizagem e desenvolvimento social das crianças com TEA. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A interação entre família e escola no percurso educacional do aluno com autismo. pt_BR
dc.date.issued 2024-07-17
dc.description.abstract Considering the need to reflect on some issues related to the educational process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD), this study presents contributions that the relationship between the family and the school of a student with ASD can provide to their teaching and learning process. Therefore, the general objective is to understand the relationship between the family and the school of the child with autism. The justification for this investigation is the need for research in this area, specifically on how the family and the school can collaborate for the development of the child with autism, taking into account the difficulties faced by the family and the school in the educational context of the child with autism. This research aims to answer the following problematic question: How can the participation of the family in the educational process of a child with Autism Spectrum Disorder contribute to their learning process? We consider the hypothesis that focusing on this issue will provide an understanding of the obstacles and challenges faced daily in the school context regarding the presented issue. To address this, some authors were referenced, such as Oliveira (2010), Silva (2012), Belisário and Cunha (2010), Serra (2010), among others. Thus, we used basic research as the methodological approach, being qualitative, with an exploratory and descriptive character, utilizing semi-structured interviews as the data collection instrument, conducted with 03 teachers and 02 mothers of children with autism. From the data analysis, we found that the work done between the family and the school is contributing to the development of the child with autism. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39165
dc.date.accessioned 2024-11-25T12:17:16Z
dc.date.available 2024-11-25
dc.date.available 2024-11-25T12:17:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação - Crianças autistas pt_BR
dc.subject Aluno autista pt_BR
dc.subject Interação - Família e escola pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Education - Autistic children pt_BR
dc.subject autistic student pt_BR
dc.subject Interaction - Family and school pt_BR
dc.subject Autism Spectrum Disorder pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LISBOA, Anézia Francisca.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The interaction between family and school in the educational path of students with autism. pt_BR
dc.identifier.citation LISBOA, Anésia Francisca. A interação entre família e escola no percurso educacional do aluno com autismo. 2024. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte