dc.contributor.advisor1 |
MONTIEL, Suzi Alves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
Suzi Alves Montiel |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8148083481518979 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA, Nathalia Maria de Sousa. |
|
dc.contributor.referee3 |
SILVA, José Amiraldo Alves. |
|
dc.description.resumo |
Considerando a necessidade de refletir sobre algumas questões relacionadas ao
processo educativo da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o
presente estudo apresenta contribuições que nos levam a refletir em que a relação
entre a família e a escola do aluno com TEA pode proporcionar ao seu processo de
ensino e aprendizagem. Para isso, tem como objetivo geral compreender a relação
entre a família e a escola da criança com autismo. O que justifica essa investigação
é a necessidade de pesquisa nessa área, sobre como o trabalho colaborativo entre a
família e a escola podem contribuir para o desenvolvimento da criança com autismo.
Nesta pesquisa buscou-se responder a seguinte questão problematizadora: como a
participação da família no processo educativo de uma criança com Transtorno do
Espectro Autista pode contribuir no seu processo de aprendizagem acadêmico?
Considerou-se a hipótese de que direcionar nosso olhar para essa questão,
proporcionou compreender os obstáculos e desafios que são enfrentados
cotidianamente no contexto escolar da questão apresentada. Para isso foram
abordados alguns autores, como: Oliveira (2010), Silva (2012), Belisário e Cunha
(2010), Serra (2010), entre outros. Desta forma, realizou-se então uma pesquisa de
natureza básica, sendo qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, tendo como
instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, realizada com 03
professoras e 02 mães de crianças com autismo. A partir da análise de dados,
percebeu-se que o trabalho realizado entre a família e a escola está sendo feito de
forma que está contribuindo com o desenvolvimento da criança com autismo. Em
resumo, considerou-se que através da parceria entre família e escola, favorece a
aprendizagem e desenvolvimento social das crianças com TEA. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A interação entre família e escola no percurso educacional do aluno com autismo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-07-17 |
|
dc.description.abstract |
Considering the need to reflect on some issues related to the educational process of
children with Autism Spectrum Disorder (ASD), this study presents contributions that
the relationship between the family and the school of a student with ASD can provide
to their teaching and learning process. Therefore, the general objective is to
understand the relationship between the family and the school of the child with
autism. The justification for this investigation is the need for research in this area,
specifically on how the family and the school can collaborate for the development of
the child with autism, taking into account the difficulties faced by the family and the
school in the educational context of the child with autism. This research aims to
answer the following problematic question: How can the participation of the family in
the educational process of a child with Autism Spectrum Disorder contribute to their
learning process? We consider the hypothesis that focusing on this issue will provide
an understanding of the obstacles and challenges faced daily in the school context
regarding the presented issue. To address this, some authors were referenced, such
as Oliveira (2010), Silva (2012), Belisário and Cunha (2010), Serra (2010), among
others. Thus, we used basic research as the methodological approach, being
qualitative, with an exploratory and descriptive character, utilizing semi-structured
interviews as the data collection instrument, conducted with 03 teachers and 02
mothers of children with autism. From the data analysis, we found that the work done
between the family and the school is contributing to the development of the child with
autism. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39165 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-25T12:17:16Z |
|
dc.date.available |
2024-11-25 |
|
dc.date.available |
2024-11-25T12:17:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - Crianças autistas |
pt_BR |
dc.subject |
Aluno autista |
pt_BR |
dc.subject |
Interação - Família e escola |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
Education - Autistic children |
pt_BR |
dc.subject |
autistic student |
pt_BR |
dc.subject |
Interaction - Family and school |
pt_BR |
dc.subject |
Autism Spectrum Disorder |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LISBOA, Anézia Francisca. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The interaction between family and school in the educational path of students with autism. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LISBOA, Anésia Francisca. A interação entre família e escola no percurso educacional do aluno com autismo. 2024. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |