dc.creator.ID |
RODRIGUES, M. C. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8533253050007294 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
KNACK, Eduardo Roberto Jordão. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
KNACK, Eduardo Roberto Jordão. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Knack, Eduardo Roberto Jordão. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0830455050602866 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, I. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Oliveira, Iranilson Buriti de. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, IRANILSON BURITI. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Andréa Maria da. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta a criação de um recurso didático — um jogo pedagógico — que utiliza
ludicidade, música e elementos históricos para ensinar sobre o cangaço. Fundamentado em
metodologias ativas, o estudo propõe o uso de jogos e músicas como ferramentas didáticas para
promover o engajamento e a autonomia dos estudantes, oferecendo uma abordagem lúdica e
interativa no ensino de História. A concepção do jogo se baseia nas propostas de Maria
Auxiliadora Schmidt (2020), que destaca a importância do conhecimento histórico para
desenvolver a consciência e o pensamento históricos dos alunos, auxiliando-os a interpretar o
passado e construir uma identidade orientada no tempo. Para isso, o jogo utiliza canções que
abordam a temática do cangaço, empregando-as como fontes históricas e recursos didáticos que
facilitam a compreensão do tema. Este artigo descreve o percurso metodológico adotado para
a produção do material, desde a fundamentação teórica até a construção do jogo, com base na
abordagem de Pesquisa-Ação, conforme discutida por Maria Amélia Santoro Franco (2005),
que enfatiza a integração entre pesquisa e intervenção prática. As atividades envolvem a
produção do material, os recursos empregados e a aplicação didática com professores da
educação básica. A avaliação foi realizada por meio de questionários e discussões durante a
aplicação, permitindo ajustes que visam aperfeiçoar a mecânica do jogo e potencializar a
aprendizagem histórica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
“Na trilha do Cangaço”: Jogando com a História cantada sobre os cangaceiros. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-31 |
|
dc.description.abstract |
In this essay, we show the creation of a didatic source – a pedagogic game – that use the
recreation, music and historics elements for teach about the “cangaço”. Building over the active
metologies, the study proposes a game with musics as didatic tools for to promove the
engagement and the autonomy of students, in the way of a ludic and interative in the History
guideline. The game’s conception is based on the theory of Maria Auxiliadora Schimidt (2020),
that highlights the importance of history knowledge for develope the conscience and history
thought of students, support then to interprat the past and to build an identity oriented for the
time. For this, the game uses songs that include the cangaço theme, using them with historic
sources and didatic resources that facilite the theme comprehension. This article describes the
metologic way adopted for the material Building, with is based on the research-action,
according to Maria Amélia Santoro Franco (2005), that emphasizes the intregation of reasearch
and pratic intervention. The activities involves the production of the material, the resource
employees and didatic aplique with elementary’s teacher. The evaluation was realized by means on questionaries and discussions while the application, allowing adjustments that the aim is
improve the mechanichs game and potencialize the historics apprenticeship. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39166 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-25T12:28:31Z |
|
dc.date.available |
2024-11-25 |
|
dc.date.available |
2024-11-25T12:28:31Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos pedagógicos |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Xaxado |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogics games |
pt_BR |
dc.subject |
Music |
pt_BR |
dc.subject |
Xaxado |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la Historia |
pt_BR |
dc.subject |
Juegos pedagógicos |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Maria Clara Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“On the Cangaço trail”: Playing with the History sung about the cangaceiros. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“Por la pista del Cangaço”: Jugando con la Historia cantada sobre los cangaceiros. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Maria Clara Ferreira. “Na trilha do Cangaço”: Jogando com a História cantada sobre os cangaceiros. 2024. 34 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39166 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo presenta la creación de un recurso didáctico –un juego pedagógico– que utiliza
alegría, música y elementos históricos para enseñar sobre el cangaço. Residencia en
metodologías activas, el estudio propone el uso de juegos y música como herramientas didácticas para
promover la participación y autonomía de los estudiantes, ofreciendo un ambiente lúdico y
Enseñanza interactiva de la Historia. El diseño del juego está basado en las propuestas de María.
Auxiliadora Schmidt (2020), que destaca la importancia del conocimiento histórico para
Desarrollar la conciencia y el pensamiento histórico de los estudiantes, ayudándoles a interpretar los
pasado y construir una identidad orientada al tiempo. Para ello, el juego utiliza canciones que
abordar el tema del cangaço, utilizándolos como fuentes históricas y recursos didácticos que
facilitar la comprensión del tema. Este artículo describe el camino metodológico adoptado para
la producción del material, desde la fundamentación teórica hasta la construcción del juego, a partir de la
El enfoque de Investigación Acción, tal como lo analiza María Amélia Santoro Franco (2005),
que enfatiza la integración entre investigación e intervención práctica. Las actividades implican
producción del material, los recursos utilizados y la aplicación didáctica con docentes de la
educación básica. La evaluación se llevó a cabo a través de cuestionarios y discusiones durante el
aplicación, permitiendo ajustes que tienen como objetivo mejorar la mecánica del juego y potenciar la
aprendizaje histórico. |
pt_BR |