Dépôt DSpace/Manakin

Neurociência e educação: as implicações das emoções para o processo educativo.

Afficher la notice abrégée

dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA , José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.referee2 MONTIEL, Suzi Alves.
dc.description.resumo As emoções fazem parte da subjetividade humana, modulam nossos desejos, necessidades, a personalidade e sãos determinantes para relação com os outros e o meio. Na escola não devem ser ignoradas, pois, a Neurociência aponta que as emoções são importantes componentes dos processos cognitivos e da aprendizagem. À vista disso a pesquisa tem como objetivo geral investigar se os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental- Anos Iniciais do município de Cajazeiras-PB têm ciência das contribuições das emoções para o processo educativo. Nesta pesquisa busca-se responder a seguinte questão problematizadora: como os professores compreendem as influências das emoções para os processos de ensino e aprendizagem? Para o percurso metodológico, além do levantamento bibliográfico, optamos pela pesquisa científica de natureza qualitativa, do tipo exploratória. O instrumento para produção de dados foi uma entrevista semiestruturada com cinco professores que atuam nas áreas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O contexto desta investigação envolveu o espaço de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental na cidade de Cajazeiras-PB. No decorrer do estudo foi observado que as emoções estão inter-relacionadas com os processos cognitivos, interferindo nos processos de ensino e aprendizagem. A percepção, atenção, memória e raciocínio são funções essenciais para aprendizagem fluir bem e de algum modo as emoções podem afetar essas funções, prejudicando o desempenho dos alunos. Portanto, a compreensão de como as emoções afetam o processo educativo pode contribuir para um ambiente escolar mais favorável para a aprendizagem, visando não apenas o aumento do desempenho acadêmico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Neurociência e educação: as implicações das emoções para o processo educativo. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-18
dc.description.abstract Emotions are part of human subjectivity, they modulate our desires, needs, personality and are decisive for relationships with others and the environment. At school, they should not be ignored, as Neuroscience points out that emotions are important components of cognitive and learning processes. In view of this, the research has the general objective of investigating whether teachers of Early Childhood Education and Elementary Education - Early Years in the municipality of Cajazeiras-PB are aware of the contributions of emotions to the educational process. This research seeks to answer the following problematizing question: how do teachers understand the influences of emotions on the teaching and learning processes? For the methodological route, in addition to the bibliographic survey, we opted for scientific research of a qualitative nature, of an exploratory nature. The instrument for data production was a semi-structured interview with five teachers who work in the areas of Early Childhood Education and Early Years of Elementary School. The context of this investigation involved the space of a municipal public elementary school in the city of Cajazeiras-PB. During the study it was observed that emotions are interrelated with cognitive processes, interfering in teaching and learning processes. Perception, attention, memory and reasoning are essential functions for learning to flow well and emotions can somehow affect these functions, harming students' performance. Therefore, understanding how emotions affect the educational process can contribute to a more favorable school environment for learning, aiming not only to increase academic performance. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39167
dc.date.accessioned 2024-11-25T12:29:15Z
dc.date.available 2024-11-25
dc.date.available 2024-11-25T12:29:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Neurociência pt_BR
dc.subject Emoções e educação pt_BR
dc.subject Processo educativo - Emoções pt_BR
dc.subject Neuroscience pt_BR
dc.subject Emotions and education pt_BR
dc.subject Educational process - Emotions pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BATISTA, Aurilândia Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Neuroscience and education: the implications of emotions for the educational process. pt_BR
dc.identifier.citation BATISTA, Aurilânia Pereira. Neurociência e educação: as implicações das emoções para o processo educativo. 2024. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte