dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA , José Amiraldo Alves da. |
|
dc.contributor.referee2 |
MONTIEL, Suzi Alves. |
|
dc.description.resumo |
As emoções fazem parte da subjetividade humana, modulam nossos desejos,
necessidades, a personalidade e sãos determinantes para relação com os outros e o
meio. Na escola não devem ser ignoradas, pois, a Neurociência aponta que as
emoções são importantes componentes dos processos cognitivos e da aprendizagem.
À vista disso a pesquisa tem como objetivo geral investigar se os professores da
Educação Infantil e Ensino Fundamental- Anos Iniciais do município de Cajazeiras-PB
têm ciência das contribuições das emoções para o processo educativo. Nesta
pesquisa busca-se responder a seguinte questão problematizadora: como os
professores compreendem as influências das emoções para os processos de ensino
e aprendizagem? Para o percurso metodológico, além do levantamento bibliográfico,
optamos pela pesquisa científica de natureza qualitativa, do tipo exploratória. O
instrumento para produção de dados foi uma entrevista semiestruturada com cinco
professores que atuam nas áreas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino
Fundamental. O contexto desta investigação envolveu o espaço de uma escola
pública municipal de Ensino Fundamental na cidade de Cajazeiras-PB. No decorrer
do estudo foi observado que as emoções estão inter-relacionadas com os processos
cognitivos, interferindo nos processos de ensino e aprendizagem. A percepção,
atenção, memória e raciocínio são funções essenciais para aprendizagem fluir bem e
de algum modo as emoções podem afetar essas funções, prejudicando o
desempenho dos alunos. Portanto, a compreensão de como as emoções afetam o
processo educativo pode contribuir para um ambiente escolar mais favorável para a
aprendizagem, visando não apenas o aumento do desempenho acadêmico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Neurociência e educação: as implicações das emoções para o processo educativo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-18 |
|
dc.description.abstract |
Emotions are part of human subjectivity, they modulate our desires, needs, personality
and are decisive for relationships with others and the environment. At school, they
should not be ignored, as Neuroscience points out that emotions are important
components of cognitive and learning processes. In view of this, the research has the
general objective of investigating whether teachers of Early Childhood Education and
Elementary Education - Early Years in the municipality of Cajazeiras-PB are aware of
the contributions of emotions to the educational process. This research seeks to
answer the following problematizing question: how do teachers understand the
influences of emotions on the teaching and learning processes? For the
methodological route, in addition to the bibliographic survey, we opted for scientific
research of a qualitative nature, of an exploratory nature. The instrument for data
production was a semi-structured interview with five teachers who work in the areas of
Early Childhood Education and Early Years of Elementary School. The context of this
investigation involved the space of a municipal public elementary school in the city of
Cajazeiras-PB. During the study it was observed that emotions are interrelated with
cognitive processes, interfering in teaching and learning processes. Perception,
attention, memory and reasoning are essential functions for learning to flow well and
emotions can somehow affect these functions, harming students' performance.
Therefore, understanding how emotions affect the educational process can contribute
to a more favorable school environment for learning, aiming not only to increase
academic performance. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39167 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-25T12:29:15Z |
|
dc.date.available |
2024-11-25 |
|
dc.date.available |
2024-11-25T12:29:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Neurociência |
pt_BR |
dc.subject |
Emoções e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Processo educativo - Emoções |
pt_BR |
dc.subject |
Neuroscience |
pt_BR |
dc.subject |
Emotions and education |
pt_BR |
dc.subject |
Educational process - Emotions |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BATISTA, Aurilândia Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Neuroscience and education: the implications of emotions for the educational process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BATISTA, Aurilânia Pereira. Neurociência e educação: as implicações das emoções para o processo educativo. 2024. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |