Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1 MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.contributor.advisor1ID ROLIM-MOURA, Adriana Sidralle pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1626108523496818 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2 SILVA , Abdoral Inácio da.
dc.contributor.referee3 QUEIROGA, Marcílio Garcia.
dc.description.resumo O presente trabalho tem por finalidade refletir sobre o processo de letramento nos anos iniciais, mais especialmente, sobre o alfabetizar letrando. O estudo da temática justifica-se por tratar de um processo que está relacionado diretamente ao percurso que os estudantes trilham nos espaços escolares e se completa em suas rotinas diárias, pois ler e escrever, numa sociedade de escrita, é fundamental para o próprio desenvolvimento e o da coletividade. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, com enfoque na pesquisa descritiva, tendo como principal aparato de coleta a pesquisa bibliográfica, por meio da qual se coletaram os dados de referencial teórico sobre Alfabetização e Letramento. Cumpre ressaltar, que a fundamentação teórica está alicerçada nos seguintes autores: Soares (2009), Kleiman (2005), Freire (1989), Street (2014), Kalantzis; Cope; Pinheiro (2012), dentre outros. Como objetivo geral tem-se: investigar acerca do desenvolvimento do letramento no processo de alfabetização. Como objetivos específicos, tem- se: pesquisar sobre o letramento em seus vários contextos; reconhecer os impactos que o alfaletrando exerce no desenvolvimento estudantil; discutir como os educadores em formação podem ultrapassar desafios e trabalhar alfaletrando. Dessa forma, se pretende contribuir para o desenvolvimento dos estudos a respeito do letramento em concomitância com a alfabetização, o que propiciará aos alfabetizadores maior clareza e desenvoltura nas práticas de alfabetizar letrando nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Alfabetizar letrando nos anos iniciais. pt_BR
dc.date.issued 2024-07-17
dc.description.abstract The purpose of this paper is to reflect on the literacy process in the early years, particularly on teaching literacy through literate practices. The study of this theme is justified by addressing a process directly related to the path that students follow in school environments and complete in their daily routines, as reading and writing, in a literate society, are fundamental for both individual and collective development. This research is qualitative, focusing on descriptive research, with bibliographic research as the main data collection tool, through which theoretical reference data on Literacy and Literate Practices were gathered. It is worth noting that the theoretical foundation is based on the following authors: Soares (2009), Kleiman (2005), Freire (1989), Street (2014), Kalantzis; Cope; Pinheiro (2012), among others. The general objective is to investigate the development of literacy within the process of teaching reading and writing. The specific objectives are to research literacy in its various contexts; to recognize the impacts that teaching literacy through literate practices has on student development; and to discuss how educators in training can overcome challenges and work on teaching literacy through literate practices. Thus, the intention is to contribute to the development of studies regarding literacy in conjunction with teaching reading and writing, which will provide educators with greater clarity and skill in the practice of teaching literacy through literate practices in the early years of elementary education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39168
dc.date.accessioned 2024-11-25T12:40:11Z
dc.date.available 2024-11-25
dc.date.available 2024-11-25T12:40:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento escolar - Séries iniciais pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject School literacy - Initial grades pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Erika Duarte da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literacy literacy in the early years. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Erika Duarte da. Alfabetizar letrando nos anos iniciais. 2024. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta