dc.description.resumo |
A proposta de construção deste livro se deu a partir de nossa inserção, enquanto coordenadoras e colaboradoras, na construção dos Subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (RP), no ano de 2018, com vigência entre setembro de 2018 e janeiro de 2020, do curso de licenciatura em Geografia do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, Paraíba, além de uma experiência relacionada à atividade de parceria no PIBID junto à Universidade Regional do Cariri (URCA). Esse encontro entre os distintos programas com objetivos similares – a formação inicial discente em Geografia para a docência – contribuiu para perceber que se trata de um grupo que guarda sua homogeneidade, prenhe de diferenças, desde os níveis em que se encontram no curso (o PIBID com educandos da primeira metade do curso e a RP com educandos da segunda metade) até as experiências formativas diferenciadas de educandos, supervisores, preceptores e professores de Magistério Superior. Por tudo isso, afirmamos que nos transformamos em nossas práticas e modos de ver e viver a docência no Ensino Superior porque o PIBID e a RP nos fizeram professoras educadoras. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Saberes da docência em construção: práticas e pesquisas geográficas nos Programas Residência Pedagógica e PIBID. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39192 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-26T14:44:12Z |
|
dc.date.available |
2024-11-26 |
|
dc.date.available |
2024-11-26T14:44:12Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Docência |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisas geográficas |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Residência Pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practices |
pt_BR |
dc.subject |
Geographical research |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Residency Program |
pt_BR |
dc.subject |
Institutional Teaching Initiation Grant Program - PIBID |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NÓBREGA, Ivanalda Dantas da. |
|
dc.creator |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching knowledge under construction: geographical practices and research in the Pedagogical Residency and PIBID Programs. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NÓBREGA, Ivanalda Dantas da; ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. Saberes da docência em construção: práticas e pesquisas geográficas nos Programas Residência Pedagógica e PIBID. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-302-3 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39192 |
pt_BR |