DSpace/Manakin Repository

Saberes da docência em construção: práticas e pesquisas geográficas nos Programas Residência Pedagógica e PIBID.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A proposta de construção deste livro se deu a partir de nossa inserção, enquanto coordenadoras e colaboradoras, na construção dos Subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (RP), no ano de 2018, com vigência entre setembro de 2018 e janeiro de 2020, do curso de licenciatura em Geografia do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, Paraíba, além de uma experiência relacionada à atividade de parceria no PIBID junto à Universidade Regional do Cariri (URCA). Esse encontro entre os distintos programas com objetivos similares – a formação inicial discente em Geografia para a docência – contribuiu para perceber que se trata de um grupo que guarda sua homogeneidade, prenhe de diferenças, desde os níveis em que se encontram no curso (o PIBID com educandos da primeira metade do curso e a RP com educandos da segunda metade) até as experiências formativas diferenciadas de educandos, supervisores, preceptores e professores de Magistério Superior. Por tudo isso, afirmamos que nos transformamos em nossas práticas e modos de ver e viver a docência no Ensino Superior porque o PIBID e a RP nos fizeram professoras educadoras. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Saberes da docência em construção: práticas e pesquisas geográficas nos Programas Residência Pedagógica e PIBID. pt_BR
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39192
dc.date.accessioned 2024-11-26T14:44:12Z
dc.date.available 2024-11-26
dc.date.available 2024-11-26T14:44:12Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Pesquisas geográficas pt_BR
dc.subject Programa Residência Pedagógica pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Geographical research pt_BR
dc.subject Pedagogical Residency Program pt_BR
dc.subject Institutional Teaching Initiation Grant Program - PIBID pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NÓBREGA, Ivanalda Dantas da.
dc.creator ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching knowledge under construction: geographical practices and research in the Pedagogical Residency and PIBID Programs. pt_BR
dc.identifier.citation NÓBREGA, Ivanalda Dantas da; ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. Saberes da docência em construção: práticas e pesquisas geográficas nos Programas Residência Pedagógica e PIBID. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-302-3 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39192 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta