dc.creator.ID |
CLEMENTE, H. M. H. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4566497070912286 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim; |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
|
dc.contributor.referee2 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.description.resumo |
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno do
neurodesenvolvimento que se expressa como um dos transtornos mais comuns na
infância. Essa condição neurológica pode causar prejuízos diretos na aprendizagem
dessas crianças no ambiente escolar devido à tríade de seus sintomas, como
desatenção, hiperatividade e impulsividade. Desse modo, a pesquisa tem como
objetivo geral analisar os desafios do processo de ensino e aprendizagem e suas
implicações sobre a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Déficit de
Atenção e Hiperatividade. Esta pesquisa buscou responder às seguintes questões
problematizadoras: Quais os dilemas enfrentados no processo de ensino e
aprendizagem de alunos com TDAH? E Quais estratégias podem ser desenvolvidas
para o enfrentamento dessa problemática e efetivação da inclusão escolar? Para
tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, por meio de
uma entrevista semiestruturada. A amostra foi composta por 04 (quatro) professoras
de 1º, 3º e 5 º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública
municipal da cidade de Baixio, localizada no interior do Ceará. Para realizar a
análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados da
pesquisa demonstraram que os desafios da efetivação da inclusão de alunos com
TDAH é a ausência de formação continuada para que o professor obtenha
conhecimentos sobre características e peculiaridades do auno com TDAH, bem
como, foi possível inferir a eficácia e as vantagens de abordagens que combinam
atividades lúdicas e psicomotoras para o desenvolvimento e inclusão do TDAH, no
entanto, ainda há uma falta de entendimento conceitual e sobre a finalidade das
atividades psicomotoras, pois, apesar de serem constatadas a aplicação e seus
benefícios, estas são trabalhadas de forma intuitivas. Desse modo, conclui-se que,
ainda são muitas as lacunas a serem preenchidas com vistas a garantir um suporte
mais eficiente e eficaz para os alunos com TDAH, enfatiza-se, pois, a necessidade
de oferta de formação continuada e materiais, que auxiliem o educador para um
atendimento inclusivo aos alunos com TDAH, bem como, infere-se a necessidade de
maior valorização a atividades psicomotoras e conhecimento, por parte dos
educadores, de seus impactos benéficos ao desenvolvimento cognitivo, motor e
social desses indivíduos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Desafios da inclusão de alunos com TDAH: razões para o desenvolvimento de estratégias de ensino centradas em recursos psicomotores. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-07-18 |
|
dc.description.abstract |
Attention Deficit Hyperactivity Disorder is a neurodevelopmental disorder that is one
of the most common childhood disorders. This neurological condition can cause
direct damage to the learning of these children in the school environment due to the
triad of its symptoms, such as inattention, hyperactivity and impulsivity. The overall
aim of this research is to investigate the challenges of the teaching-learning process
and its implications for the inclusion of students with attention deficit hyperactivity
disorder. This research sought to answer the following questions: What are the
dilemmas faced in the teaching-learning process of students with ADHD? And what
strategies can be developed to tackle this problem and make school inclusion a
reality? To this end, a qualitative field study was carried out using a semi-structured
interview. The sample consisted of four teachers from the 1st, 3rd and 5th grades of
elementary school at a municipal public school in the city of Baixio, located in the
interior of Ceará. The results of the research showed that the challenges to the
effective inclusion of students with ADHD is the lack of continuing training for
teachers to gain knowledge about the characteristics and peculiarities of students
with ADHD, and it was possible to infer the effectiveness and advantages of
approaches that combine play and psychomotor activities for the development and
inclusion of ADHD, however, there is still a lack of conceptual understanding and
about the purpose of psychomotor activities, because, despite their application and
benefits, they are worked on intuitively. It is therefore concluded that there are still
many gaps to be filled in order to guarantee more efficient and effective support for
students with ADHD, emphasizing the need to offer continuing training and materials
to help educators provide inclusive care for students with ADHD, as well as the need
for greater appreciation of psychomotor activities and knowledge on the part of
educators of their beneficial impacts on the cognitive, motor and social development
of these individuals. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39210 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-28T13:32:30Z |
|
dc.date.available |
2024-11-28 |
|
dc.date.available |
2024-11-28T13:32:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH |
pt_BR |
dc.subject |
Psicomotricidade |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD |
pt_BR |
dc.subject |
Psychomotricity |
pt_BR |
dc.subject |
Learning difficulties |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CLEMENTE, Hellen Maria Holanda. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Challenges of including students with ADHD: reasons for developing teaching strategies focused on psychomotor resources. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CLEMENTE, Hellen Maria Holanda. Desafios da inclusão de alunos com TDAH: razões para o desenvolvimento de estratégias de ensino centradas em recursos psicomotores. 2024. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |