dc.contributor.advisor1 |
CUNHA, Ane Cristine Herminio. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CUNHA, A. C. H. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4012952628967797 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTIAGO, Stella Marcia de Morais. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo pensa a inclusão escolar de crianças com autismo como um processo
fundamental para garantir que alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenham
acesso a uma educação de qualidade, em um ambiente que respeite suas necessidades e
promova seu desenvolvimento e apresenta discussões que nos levam a reflexão sobre o
processo de inclusão de crianças com autismo no ambiente escolar. Para tanto, tem como
objetivo geral compreender como se dá o processo de inclusão escolar de crianças com
autismo na educação básica. Os objetivos específicos destinam-se a analisar a inclusão de
crianças com TEA nas instituições de ensino; identificar como o processo de ensino e
aprendizagem de crianças com autismo está sendo formulado nas instituições de ensino, e
averiguar se de fato o processo de inclusão está acontecendo de forma efetiva ou se há, apenas
um modelo de integração que está sendo ilusoriamente implantada como sendo um modo de
inclusão. Realizou- se então uma pesquisa de natureza básica com abordagem qualitativa. Em
seu caráter exploratório e descritivo apoiado nos seguintes procedimentos metodológicos:
questionário estruturado e conversas informais com 04 mães de crianças com autismo que
fazem parte da APAA (Associação de Pais e Amigos do Autista) da Cidade de Cajazerias-
PB, com o intuito de se compreender o processo de inclusão dessas crianças no ambiente
escolar. A análise dos dados nos permitiu tecer conhecimentos a partir dos relatos dessas
mães, considerando a importância do processo de inclusão escolar para crianças com TEA na
educação básica.Os resultados indicam que a educação inclusiva para crianças com autismo
enfrenta desafios, mas também oferece possibilidades de superação. A legislação que protege
os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) desempenha um papel
crucial na promoção da inclusão, assim como a formação adequada dos professores para
atender às necessidades educacionais dos alunos autistas. A pesquisa conseguiu responder à
questão central sobre como se dá o processo de inclusão de crianças com TEA na Educação
básica e alcançar os objetivos propostos. Em resumo, é possível promover a inclusão efetiva
dessas crianças na escola, desde que haja o suporte legal adequado, e uma preparação
adequada dos profissionais envolvidos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O olhar das mães sobre o processo de inclusão escolar de crianças com TEA na educação básica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-07-17 |
|
dc.description.abstract |
This study considers the school inclusion of children with autism as a fundamental process to
ensure that students with Autism Spectrum Disorder (ASD) have access to quality education,
in an environment that respects their needs and promotes their development and presents
discussions that lead us to reflect on the process of including children with autism in the
school environment. To this end, the general objective is to understand how the process of
school inclusion of children with autism in basic education takes place. The specific
objectives are intended to analyze the inclusion of children with ASD in educational
institutions; identify how the teaching and learning process for children with autism is being
formulated in educational institutions, and find out whether in fact the inclusion process is
happening effectively or whether there is just an integration model that is being illusorily
implemented as being a mode of inclusion. Basic research was then carried out with a
qualitative approach. In its exploratory and descriptive character supported by the following
methodological procedures: structured questionnaire and informal conversations with 04
mothers of children with autism who are part of APAA (Association of Parents and Friends of
Autistic People) in the City of Cajazerias- PB, with the aim of understand the process of
including these children in the school environment. Data analysis allowed us to weave
knowledge from these mothers' reports, considering the importance of the school inclusion
process for children with ASD in basic education. The results indicate that inclusive education
for children with autism faces challenges, but also offers possibilities for resilience.
Legislation that protects the rights of people with Autism Spectrum Disorder (ASD) plays a
crucial role in promoting inclusion, as does adequate teacher training to meet the educational
needs of autistic students. The research managed to answer the central question about how the
process of including children with ASD in basic education takes place and achieve the
proposed objectives. In short, it is possible to promote the effective inclusion of these children
in school, as long as there is adequate legal support and adequate preparation of the
professionals involved. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39211 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-28T14:07:21Z |
|
dc.date.available |
2024-11-28 |
|
dc.date.available |
2024-11-28T14:07:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão e integração |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão de crianças com TEA |
pt_BR |
dc.subject |
Criança autista- desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão e integração |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion and integration |
pt_BR |
dc.subject |
Autism Spectrum Disorder |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion of children with ASD |
pt_BR |
dc.subject |
Autistic child - development |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion and integration |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GALDINO , Janaide Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mothers' views on the process of school inclusion of children with ASD in basic education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GALDINO. Janeide Gomes. O olhar das mães sobre o processo de inclusão escolar de crianças com TEA na educação básica.2024. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |