dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória, através da realização de
um levantamento na Biblioteca Setorial Maria das Mercês Ferreira Mendes, do Centro de
Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina grande, campus
Cajazeiras/PB, advindas do curso de Pedagogia. O interesse pela realização desta diz
respeito a compreensão de que os jogos e brincadeiras na Educação Infantil são
imprescindíveis para o desenvolvimento da criança e temos a seguinte questão
problematizadora: quais contribuições as monografias realizadas por alunos do curso de
Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina
Grande, campus Cajazeiras/PB, durante os anos de 2013 a 2023, com temática jogos e
brincadeiras, tem a oferecer aos educadores, considerando seu trabalho em sala de aula. O
objetivo geral foi centrado na seguinte expectativa: Conhecer a produção acadêmica de
monografias realizadas no Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal
de campina Grande, campus Cajazeiras/PB, acerca dos jogos e brincadeiras na Educação
Infantil. Nos objetivos específicos: mapear monografias do período de 2013 a 2023 que
tratem especificamente da utilização de jogos e brincadeiras na Educação Infantil; refletir
se a construção dessas monografias tem contribuído com o entendimento dos jogos e
brincadeiras, enquanto favorecedoras do processo de ensino e aprendizagem de crianças,
em sala de aula. Na metodologia realizamos uma busca com os seguintes descritores:
“jogos e brincadeiras” e “ludicidade na Educação Infantil”, para sabermos quantos
trabalhos tinham disponibilizados na Biblioteca. Encontramos um total de oito
monografias que tratavam da temática de jogos e brincadeiras na Educação infantil no
período de 2013 a 2023. Por fim, vimos que as monografias apresentadas ao curso de
Pedagogia nos oferecem um suporte teórico e metodológico para pensarmos a atividade
lúdica, enquanto propositora de novas aprendizagens, capazes de fazer com que a criança
sinta-se parte da escola, aumente, ainda mais, a sua capacidade criativa e proporcione a
socialização com outras crianças. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Mapeamento das monografias acerca dos jogos e brincadeiras na educação infantil: refazer caminhos metodológicos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-07-15 |
|
dc.description.abstract |
This work is an exploratory bibliographical research, by carrying out a survey at the
Maria das Mercês Ferreira Mendes Sector Library, of the Teacher Training Center, of the
Federal University of Campina Grande, campus Cajazeiras/PB, coming from the
Pedagogy course.
The interest in carrying out this concerns the understanding that games and games in
Early Childhood Education are essential for the development of the child and we have
the following problematizing question: what contributions do the monographs written by
students of the Pedagogy course at the Teacher Training Center of the Federal University
of Campina Grande, Cajazeiras/PB campus, during the years 2013 to 2023, with a theme
of games and games, has to offer educators, considering their work in the classroom. The
general objective was centered on the following expectation: To understand the academic
production of monographs carried out at the Teacher Training Center, at the Federal
University of Campina Grande, Cajazeiras/PB campus, about games and games in Early
Childhood Education. In specific objectives: map monographs from the period 2013 to
2023 that specifically deal with the use of games and games in Early Childhood
Education; reflect on whether the construction of these monographs has contributed to
the understanding of games and games, as they favor the teaching and learning process
of children in the classroom. In the methodology, we carried out a search with the
following descriptors:
“games and games” and “playfulness in Early Childhood Education”, to find out how
many works were available in the Library. We found a total of eight monographs that
dealt with the theme of games and games in Early Childhood Education from 2013 to
2023. Finally, we saw that the monographs presented to the Pedagogy course offer us
theoretical and methodological support to think about playful activity, as proposer of new
learning, capable of making the child feel part of the school, further increasing their
creative capacity and providing socialization with other children. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39213 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-28T14:31:19Z |
|
dc.date.available |
2024-11-11 |
|
dc.date.available |
2024-11-28T14:31:19Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação familiar |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Brincadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Family education |
pt_BR |
dc.subject |
Games |
pt_BR |
dc.subject |
Jokes |
pt_BR |
dc.subject |
Playfulness |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Maria Karine Saraiva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
apping of monographs about games and games in early childhood education: retracing methodological paths. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES. Maria Karine Saraiva. Mapeamento das monografias acerca dos jogos e brincadeiras na educação infantil: refazer caminhos metodológicos.2024. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |