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Direito à Educação no Campo: Estado, política pública e território.

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dc.creator.ID https://orcid.org/0000-0003-4186-3315 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4541940186154961 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.referee2 LIMA, Aldinete Silvino de
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0002-1889-5274 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7418494748398866 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho resulta das pesquisas e debates realizados no transcurso do Curso de Especialização em Educação Contextualizada, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e tem como objetivo trazer uma breve contextualização acerca da temática ‘Direito à Educação no campo: Estado, Política Pública e Território’, uma das nuances presentes no decorrer desse itinerário formativo. A metodologia utilizada para a construção desse artigo desdobrou-se numa revisão de literatura, trouxemos algumas referências que dialogam com a temática em discussão. Pretendeu-se com este texto uma reflexão que teça uma articulação entre a luta pelo direito à educação liderado pelo Movimento da Educação do Campo, a partir da década de 1990, no Brasil, e a posição do Estado perante a garantia desse direito. Diante desse contexto, o que se constata é o autoritarismo e a omissão do Estado no que diz respeito à garantia do direito à educação, assegurado em diversos marcos normativos, embora saibamos que, em uma sociedade onde o viés econômico sobrepõe-se a qualquer outro aspecto, e os sujeitos são tratados como números, torna-se cada vez mais urgente resistir e lutar coletivamente em defesa das políticas educacionais específicas, voltadas para os(as) filhos(as) da classe trabalhadora do campo, simultaneamente insistir na transformação da realidade que está posta. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Direito à Educação no Campo: Estado, política pública e território. pt_BR
dc.date.issued 2024-09-26
dc.description.abstract This work is the result of research and debates carried out during the Specialization Course in Contextualized Education, at the Federal University of Campina Grande (UFCG) and aims to provide a brief contextualization on the theme 'Right to Education in the countryside: State, Public Policy and Territory', one of the nuances present throughout this training itinerary. The methodology used to construct this article unfolds in a literature review, we brought some references that dialogue with the topic under discussion. The aim of this text is to create a reflection between the fight for the right to education led by the Rural Education Movement, from the 1990s onwards, in Brazil, and the State's position regarding the guarantee of this right. In this context, what we see is the authoritarianism and omission of the State with regard to guaranteeing the right to education, guaranteed in various normative frameworks, although we know that, in a society where the economic bias overrides any other aspect, and the subjects are treated as numbers, it becomes increasingly urgent to resist and fight collectively in defense of specific educational policies, aimed at the children of the rural working class, while simultaneously insisting on the transformation of reality that is posted. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39240
dc.date.accessioned 2024-12-01T14:18:59Z
dc.date.available 2024-12-01
dc.date.available 2024-12-01T14:18:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Fechamento de escolas do campo - Brasil pt_BR
dc.subject Políticas educacionais pt_BR
dc.subject Nucleação de escolas do campo pt_BR
dc.subject Direito à educação pt_BR
dc.subject Estado e educação pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Territórios pt_BR
dc.subject Lutas - Educação do Campo pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Closure of rural schools - Brazil pt_BR
dc.subject Educational policies pt_BR
dc.subject Nuclearization of rural schools pt_BR
dc.subject Right to education pt_BR
dc.subject State and education pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Territories pt_BR
dc.subject Struggles - Rural Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Tiago José Vasconcelos de
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Right to Education in the Countryside: State, public policy and territory. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Direito à Educação no Campo: Estado, política pública e território. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39240 pt_BR


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