dc.creator.ID |
SILVA, N. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0553935676852929 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Hercília Maria. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, Hercília M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho discute o ensino de História Local e o Patrimônio Cultural de Marizópolis –
PB. O objetivo geral da pesquisa consiste em identificar o ensino da História Local e
do Patrimônio Cultural da cidade de Marizópolis – PB, mediante materiais didático-
pedagógicos utilizados por docentes. O interesse dessa investigação se associa à
necessidade de reunir dados históricos sobre o ensino de História Local da cidade de
Marizópolis, considerando que não há muitos materiais didático-pedagógicos
disponíveis. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa,
concentrada no ensino de história, e envolveu o estudo bibliográfico pelo contato com
materiais já publicados. Destaca-se como uma pesquisa histórica pela investigação
de fontes documentais e fontes orais sobre a História Local e Patrimônio Cultural de
Marizópolis-PB. Com relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se
configurou como empírica, a partir de um estudo de campo, na coleta de dados por
meio da observação e de entrevistas com docentes na escola, utilizando uma técnica
utilizada para realizar o registro dos dados históricos por fontes orais que contam
“outra história”. Teoricamente, a pesquisa foi baseada em autores como Prodanov et
al. (2013), Bittencourt (2008); Matos et al. (2011) e Magalhães (1998, apud Gatti
Júnior, 2007), entre outros. Constatou-se, por meio dessa pesquisa, que os docentes
entrevistados utilizaram materiais audiovisuais (filmes, internet, entrevistas, televisão,
vídeos, slides), visuais (textos, livros, apostilhas, símbolos, cartaz, fotografias, mapas,
brasão, mapas) e áudios (músicas, canções, hinos). Sobre os documentos
curriculares, observou-se que eles não se orientam para criar materiais concretos; em
relação ao Projeto Político-Pedagógico das escolas, os professores entrevistados não
têm acesso e não fazem parte da construção e implementação desse documento.
Todavia, considera-se que este trabalho permitiu realizar uma reflexão sobre os
materiais didático-pedagógicos voltados ao ensino da história local e do patrimônio
cultural, de forma que o conhecimento histórico do lugar se concretize. Nesse sentido,
entende-se que a história precisa ser contada pelos sujeitos da comunidade para não
ser esquecida, assim como os patrimônios precisam ser preservados para não serem
esquecidos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de história e patrimônio cultural: o uso dos materiais didático- pedagógicos da história local de Marizópolis - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-07-17 |
|
dc.description.abstract |
The work discusses the teaching of Local History and the Cultural Heritage of
Marizópolis-PB. The general objective of the research is to identify the teaching of
Local History and Cultural Heritage in the city of Marizópolis-PB, using didactic-
pedagogical materials used by teachers. The interest of this investigation is associated
with the need to gather historical data on the teaching of Local History in the city of
Marizópolis, considering that there are not many teaching-pedagogical materials
available. Methodologically, the research was developed in a qualitative way,
concentrated on the teaching of history, and involved bibliographical study through
contact with already published materials. It stands out as historical research through
the investigation of documentary sources and oral sources on the Local History and
Cultural Heritage of Marizópolis-PB. Regarding methodological procedures, the
research was configured as empirical, based on a field study, collecting data through
observation and interviews with teachers at the school, using a technique used to
record historical data by sources oral speeches that tell “another story”. Theoretically,
the research was based on authors such as Prodanov et al. (2013), Bittencourt (2008);
Matos et al. (2011) and Magalhães (1998, apud Gatti Júnior, 2007), among others. It
was found, through this research, that the interviewed teachers used audiovisual
materials (films, internet, interviews, television, videos, slides), visual materials (texts,
books, handouts, symbols, posters, photographs, maps, coat of arms, maps) and
audios (songs, songs, hymns). Regarding curricular documents, it was observed that
they are not aimed at creating concrete materials; In relation to the schools' Political-
Pedagogical Project, the interviewed teachers do not have access to and are not part
of the construction and implementation of this document. However, it is considered that
this work allowed us to reflect on didactic-pedagogical materials aimed at teaching
local history and cultural heritage, so that the historical knowledge of the place
becomes concrete. In this sense, it is understood that history needs to be told by
community members to not be forgotten, just as heritage sites need to be preserved
to not be forgotten. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39247 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-02T12:32:13Z |
|
dc.date.available |
2024-12-02 |
|
dc.date.available |
2024-12-02T12:32:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
História local |
pt_BR |
dc.subject |
Patrimônio cultural - Marizópolis - Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Materiais didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - Marizópolis- Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Materiais didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - Marizópolis- Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Local history |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural heritage - Marizópolis - Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching materials |
pt_BR |
dc.subject |
Education - Marizópolis- Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching materials |
pt_BR |
dc.subject |
Education - Marizópolis- Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Nicoli Lira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching history and cultural heritage: the use of didactic-pedagogical materials on the local history of Marizópolis - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Nicoli Lira da. Ensino de história e patrimônio cultural: o uso dos materiais didático-pedagógicos da história local de Marizópolis - PB. 2024. 115f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |