DSpace/Manakin Repository

Ensino de história e patrimônio cultural: o uso dos materiais didático- pedagógicos da história local de Marizópolis - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, N. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0553935676852929 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Hercília Maria.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Hercília M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.description.resumo O trabalho discute o ensino de História Local e o Patrimônio Cultural de Marizópolis – PB. O objetivo geral da pesquisa consiste em identificar o ensino da História Local e do Patrimônio Cultural da cidade de Marizópolis – PB, mediante materiais didático- pedagógicos utilizados por docentes. O interesse dessa investigação se associa à necessidade de reunir dados históricos sobre o ensino de História Local da cidade de Marizópolis, considerando que não há muitos materiais didático-pedagógicos disponíveis. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa, concentrada no ensino de história, e envolveu o estudo bibliográfico pelo contato com materiais já publicados. Destaca-se como uma pesquisa histórica pela investigação de fontes documentais e fontes orais sobre a História Local e Patrimônio Cultural de Marizópolis-PB. Com relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se configurou como empírica, a partir de um estudo de campo, na coleta de dados por meio da observação e de entrevistas com docentes na escola, utilizando uma técnica utilizada para realizar o registro dos dados históricos por fontes orais que contam “outra história”. Teoricamente, a pesquisa foi baseada em autores como Prodanov et al. (2013), Bittencourt (2008); Matos et al. (2011) e Magalhães (1998, apud Gatti Júnior, 2007), entre outros. Constatou-se, por meio dessa pesquisa, que os docentes entrevistados utilizaram materiais audiovisuais (filmes, internet, entrevistas, televisão, vídeos, slides), visuais (textos, livros, apostilhas, símbolos, cartaz, fotografias, mapas, brasão, mapas) e áudios (músicas, canções, hinos). Sobre os documentos curriculares, observou-se que eles não se orientam para criar materiais concretos; em relação ao Projeto Político-Pedagógico das escolas, os professores entrevistados não têm acesso e não fazem parte da construção e implementação desse documento. Todavia, considera-se que este trabalho permitiu realizar uma reflexão sobre os materiais didático-pedagógicos voltados ao ensino da história local e do patrimônio cultural, de forma que o conhecimento histórico do lugar se concretize. Nesse sentido, entende-se que a história precisa ser contada pelos sujeitos da comunidade para não ser esquecida, assim como os patrimônios precisam ser preservados para não serem esquecidos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Ensino de história e patrimônio cultural: o uso dos materiais didático- pedagógicos da história local de Marizópolis - PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-07-17
dc.description.abstract The work discusses the teaching of Local History and the Cultural Heritage of Marizópolis-PB. The general objective of the research is to identify the teaching of Local History and Cultural Heritage in the city of Marizópolis-PB, using didactic- pedagogical materials used by teachers. The interest of this investigation is associated with the need to gather historical data on the teaching of Local History in the city of Marizópolis, considering that there are not many teaching-pedagogical materials available. Methodologically, the research was developed in a qualitative way, concentrated on the teaching of history, and involved bibliographical study through contact with already published materials. It stands out as historical research through the investigation of documentary sources and oral sources on the Local History and Cultural Heritage of Marizópolis-PB. Regarding methodological procedures, the research was configured as empirical, based on a field study, collecting data through observation and interviews with teachers at the school, using a technique used to record historical data by sources oral speeches that tell “another story”. Theoretically, the research was based on authors such as Prodanov et al. (2013), Bittencourt (2008); Matos et al. (2011) and Magalhães (1998, apud Gatti Júnior, 2007), among others. It was found, through this research, that the interviewed teachers used audiovisual materials (films, internet, interviews, television, videos, slides), visual materials (texts, books, handouts, symbols, posters, photographs, maps, coat of arms, maps) and audios (songs, songs, hymns). Regarding curricular documents, it was observed that they are not aimed at creating concrete materials; In relation to the schools' Political- Pedagogical Project, the interviewed teachers do not have access to and are not part of the construction and implementation of this document. However, it is considered that this work allowed us to reflect on didactic-pedagogical materials aimed at teaching local history and cultural heritage, so that the historical knowledge of the place becomes concrete. In this sense, it is understood that history needs to be told by community members to not be forgotten, just as heritage sites need to be preserved to not be forgotten. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39247
dc.date.accessioned 2024-12-02T12:32:13Z
dc.date.available 2024-12-02
dc.date.available 2024-12-02T12:32:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject História local pt_BR
dc.subject Patrimônio cultural - Marizópolis - Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Materiais didáticos pt_BR
dc.subject Educação - Marizópolis- Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Materiais didáticos pt_BR
dc.subject Educação - Marizópolis- Município - Paraíba pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Local history pt_BR
dc.subject Cultural heritage - Marizópolis - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.subject Teaching materials pt_BR
dc.subject Education - Marizópolis- Municipality - Paraíba pt_BR
dc.subject Teaching materials pt_BR
dc.subject Education - Marizópolis- Municipality - Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Nicoli Lira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching history and cultural heritage: the use of didactic-pedagogical materials on the local history of Marizópolis - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Nicoli Lira da. Ensino de história e patrimônio cultural: o uso dos materiais didático-pedagógicos da história local de Marizópolis - PB. 2024. 115f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta