DSpace/Manakin Repository

Identidade em perspectiva: a utilização dos livros da autora Kiusam de Oliveira no processo de construção identitária da criança negra.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.advisor1ID FEITOSA, B. M pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2757336098779500 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee3 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.description.resumo A pesquisa ora apresentada discute sobre a representatividade de personagens negros na literatura infanto juvenil para a construção identitária de crianças negras na escola, com o propósito de mostrar as possíveis contribuições dos contos da escritora Kiusam de Oliveira para o reconhecimento dessas crianças, de maneira a valorizar as diferentes culturas éticas. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa etnográfica, com abordagem qualitativa, a partir da análise sobre a reação e percepção dos alunos de três escolas que participaram de oficinas de contação de histórias das obras da autora supracitada, promovendo ainda uma reflexão sobre a importância da representatividade das características da cultura e corpo negro nas obras literárias transmitidas às crianças. Os resultados demonstraram que a carência de protagonistas negros não só perpetua estereótipos raciais prejudiciais, mas também priva os jovens leitores de experiências literárias enriquecedoras que refletem a pluralidade da sociedade. Em contrapartida, crianças que se veem refletidas nos livros que leem são mais propensas a desenvolver um amor pela leitura e a se engajar mais profundamente com o material. Assim, a inclusão de protagonistas negros não é apenas uma questão de justiça social, mas também de eficácia educacional. Concluiu- se que a integração de contos como os de Kiusam de Oliveira e outros autores que abordem as características do povo negro no currículo escolar promove um ambiente educacional representativo, onde todas as crianças possam se reconhecer, se valorizar e se respeitar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Identidade em perspectiva: a utilização dos livros da autora Kiusam de Oliveira no processo de construção identitária da criança negra. pt_BR
dc.date.issued 2024-07-19
dc.description.abstract The research presented here discusses the representativeness of black characters in children's literature for the construction of black children's identities at school, with the aim of showing the possible contributions of stories by the writer Kiusam de Oliveira to the recognition of these children, in a way that values different ethical cultures. The methodology adopted consisted of ethnographic research, with a qualitative approach, based on an analysis of the reaction and perception of students from three schools who took part in storytelling workshops on the works of the aforementioned author, also promoting reflection on the importance of representing the characteristics of black culture and the black body in literary works transmitted to children. The results showed that the lack of black protagonists not only perpetuates harmful racial stereotypes, but also deprives young readers of enriching literary experiences that reflect the plurality of society. On the other hand, children who see themselves reflected in the books they read are more likely to develop a love of reading and engage more deeply with the material. Thus, the inclusion of black protagonists is not only a question of social justice, but also of educational effectiveness. It was concluded that integrating stories such as those by Kiusam de Oliveira and other authors that address the characteristics of black people into the school curriculum promotes a representative educational environment where all children can recognize, value and respect themselves. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39248
dc.date.accessioned 2024-12-02T12:52:41Z
dc.date.available 2024-12-02
dc.date.available 2024-12-02T12:52:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura infantojuvenil pt_BR
dc.subject Kiusam de Oliveira - Contos pt_BR
dc.subject Pesquisa etnográfica pt_BR
dc.subject Personagens negros - Representatividade pt_BR
dc.subject Identidade negra pt_BR
dc.subject Crianças negras - Construção idenitária pt_BR
dc.subject Protagonistas negros pt_BR
dc.subject Educação antirracista pt_BR
dc.subject Children's literature pt_BR
dc.subject Kiusam de Oliveira - Stories pt_BR
dc.subject Ethnographic research pt_BR
dc.subject Black characters - Representation pt_BR
dc.subject Black identity pt_BR
dc.subject Black children - Identity construction pt_BR
dc.subject black protagonists pt_BR
dc.subject Anti-racist education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Raquel de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Identity in perspective: the use of books by author Kiusam de Oliveira in the process of identity construction for black children. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Raquel de Lima. Identidade em perspectiva: a utilização dos livros da autora Kiusam de Oliveira no processo de construção identitária da criança negra. 2024. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta