dc.contributor.advisor1 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FEITOSA, B. M |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2757336098779500 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee3 |
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
A pesquisa ora apresentada discute sobre a representatividade de personagens
negros na literatura infanto juvenil para a construção identitária de crianças negras na
escola, com o propósito de mostrar as possíveis contribuições dos contos da escritora
Kiusam de Oliveira para o reconhecimento dessas crianças, de maneira a valorizar as
diferentes culturas éticas. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa
etnográfica, com abordagem qualitativa, a partir da análise sobre a reação e
percepção dos alunos de três escolas que participaram de oficinas de contação de
histórias das obras da autora supracitada, promovendo ainda uma reflexão sobre a
importância da representatividade das características da cultura e corpo negro nas
obras literárias transmitidas às crianças. Os resultados demonstraram que a carência
de protagonistas negros não só perpetua estereótipos raciais prejudiciais, mas
também priva os jovens leitores de experiências literárias enriquecedoras que refletem
a pluralidade da sociedade. Em contrapartida, crianças que se veem refletidas nos
livros que leem são mais propensas a desenvolver um amor pela leitura e a se engajar
mais profundamente com o material. Assim, a inclusão de protagonistas negros não é
apenas uma questão de justiça social, mas também de eficácia educacional. Concluiu-
se que a integração de contos como os de Kiusam de Oliveira e outros autores que
abordem as características do povo negro no currículo escolar promove um ambiente
educacional representativo, onde todas as crianças possam se reconhecer, se
valorizar e se respeitar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Identidade em perspectiva: a utilização dos livros da autora Kiusam de Oliveira no processo de construção identitária da criança negra. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-07-19 |
|
dc.description.abstract |
The research presented here discusses the representativeness of black characters in
children's literature for the construction of black children's identities at school, with the
aim of showing the possible contributions of stories by the writer Kiusam de Oliveira to
the recognition of these children, in a way that values different ethical cultures. The
methodology adopted consisted of ethnographic research, with a qualitative approach,
based on an analysis of the reaction and perception of students from three schools
who took part in storytelling workshops on the works of the aforementioned author,
also promoting reflection on the importance of representing the characteristics of black
culture and the black body in literary works transmitted to children. The results showed
that the lack of black protagonists not only perpetuates harmful racial stereotypes, but
also deprives young readers of enriching literary experiences that reflect the plurality
of society. On the other hand, children who see themselves reflected in the books they
read are more likely to develop a love of reading and engage more deeply with the
material. Thus, the inclusion of black protagonists is not only a question of social
justice, but also of educational effectiveness. It was concluded that integrating stories
such as those by Kiusam de Oliveira and other authors that address the characteristics
of black people into the school curriculum promotes a representative educational
environment where all children can recognize, value and respect themselves. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39248 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-02T12:52:41Z |
|
dc.date.available |
2024-12-02 |
|
dc.date.available |
2024-12-02T12:52:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantojuvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Kiusam de Oliveira - Contos |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa etnográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Personagens negros - Representatividade |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade negra |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças negras - Construção idenitária |
pt_BR |
dc.subject |
Protagonistas negros |
pt_BR |
dc.subject |
Educação antirracista |
pt_BR |
dc.subject |
Children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Kiusam de Oliveira - Stories |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnographic research |
pt_BR |
dc.subject |
Black characters - Representation |
pt_BR |
dc.subject |
Black identity |
pt_BR |
dc.subject |
Black children - Identity construction |
pt_BR |
dc.subject |
black protagonists |
pt_BR |
dc.subject |
Anti-racist education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Raquel de Lima. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Identity in perspective: the use of books by author Kiusam de Oliveira in the process of identity construction for black children. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Raquel de Lima. Identidade em perspectiva: a utilização dos livros da autora Kiusam de Oliveira no processo de construção identitária da criança negra. 2024. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |