DSpace/Manakin Repository

Juvenilização dos estudantes da educação de jovens e adultos: causas e efeitos / Vitória Régia Caldas da Silva.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, V. R. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4972852063395199 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Drogival Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Dorgival Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Jose Amiraldo Alves da.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de juvenilização dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos- EJA e como objetivos específicos: Identificar os motivos que tem levado jovens a procurarem A eja; apontar os fatores que provocam o fracasso escolar de adolescentes e jovens no Ensino Fundamental Regular e descrever como a EJA tem se organizado para lidar com o processo de juvenilização dos seus estudantes. A questão problema desta pesquisa é: Quais são os fatores que contribuem para o processo de juvenilização dos alunos que atualmente fazem parte da modalidade de ensino EJA? A metodologia utilizada teve como característica a abordagem qualitativa, desenvolvida a partir da pesquisa de campo. Os dados da pesquisa foram coletados com três alunos do ensino fundamental por meio de entrevistas semiestruturadas, cujo roteiro contou com nove questões. No referencial teórico discutimos sobre o processo de juvenilização desses alunos, bem como a trajetória da EJA no Brasil a partir de autores como Freire (1997), Haddad e Di Pierro (2000), Freire (2009), Schwartz (2012), Costa (2016), Santos (2017), Ferreira (s.d), Oliveira et al. (2020). Os resultados obtidos na análise evidenciam que o processo de juvenilização da EJA se dá por meio de problemas sociais, econômicos e educacionais que afetam, de forma direta, o desenvolvimento escolar desses jovens. Problemas como gravidez na adolescência, vulnerabilidade social e a descontinuidade dos estudos foram apontados como os principais propulsores da evasão desses jovens do ensino fundamental para EJA. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Juvenilização dos estudantes da educação de jovens e adultos: causas e efeitos / Vitória Régia Caldas da Silva. pt_BR
dc.date.issued 2024-07-07
dc.description.abstract The general objective of this research is to analyze the process of juvenilization of students in Youth and Adult Education (EJA) and the specific objectives are to Identify the reasons that have led young people to seek it out; to point out the factors that cause adolescents and young people to fail at school in Regular Primary Education and to describe how EJA has organized itself to deal with the process of juvenilization of its students. The problem question of this research is: What are the factors that contribute to the process of juvenilization of students who are currently part of the EJA teaching modality? The methodology used was qualitative, based on field research. The research data was collected from three elementary school students by means of semi- structured interviews with nine questions. In the theoretical framework, we discussed the process of juvenilization of these students as well as the trajectory of the EJA in Brazil based on authors such as Freire (1997), Haddad and Di Pierro (2000), Freire (2009), Schwartz (2012), Costa (2016), Santos (2017), Ferreira (s.d), Oliveira et al. (2020). The results obtained in the analysis show that the process of juvenilization of the EJA takes place through social, economic and educational problems that directly affect the school development of these young people. Problems such as teenage pregnancy, social vulnerability and discontinuation of studies were identified as the main reasons for these young people dropping out of elementary school for the EJA. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39249
dc.date.accessioned 2024-12-02T13:10:15Z
dc.date.available 2024-12-02
dc.date.available 2024-12-02T13:10:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Juvenilização - Alunos do EJA pt_BR
dc.subject Dificuldades pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Juvenilization - EJA Students pt_BR
dc.subject Difficulties pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Vitória Régia Caldas da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Juvenilization of youth and adult education students: causes and effects / Vitória Régia Caldas da Silva. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Vitória Régia Caldas da. Juvenilização dos estudantes da educação de jovens e adultos: causas e efeitos. 2024. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta