dc.creator.ID |
SILVA, V. R. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4972852063395199 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Drogival Gonçalves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Jose Amiraldo Alves da. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de juvenilização dos
estudantes da Educação de Jovens e Adultos- EJA e como objetivos específicos:
Identificar os motivos que tem levado jovens a procurarem A eja; apontar os fatores
que provocam o fracasso escolar de adolescentes e jovens no Ensino Fundamental
Regular e descrever como a EJA tem se organizado para lidar com o processo de
juvenilização dos seus estudantes. A questão problema desta pesquisa é: Quais são
os fatores que contribuem para o processo de juvenilização dos alunos que
atualmente fazem parte da modalidade de ensino EJA? A metodologia utilizada teve
como característica a abordagem qualitativa, desenvolvida a partir da pesquisa de
campo. Os dados da pesquisa foram coletados com três alunos do ensino
fundamental por meio de entrevistas semiestruturadas, cujo roteiro contou com nove
questões. No referencial teórico discutimos sobre o processo de juvenilização desses
alunos, bem como a trajetória da EJA no Brasil a partir de autores como Freire (1997),
Haddad e Di Pierro (2000), Freire (2009), Schwartz (2012), Costa (2016), Santos
(2017), Ferreira (s.d), Oliveira et al. (2020). Os resultados obtidos na análise
evidenciam que o processo de juvenilização da EJA se dá por meio de problemas
sociais, econômicos e educacionais que afetam, de forma direta, o desenvolvimento
escolar desses jovens. Problemas como gravidez na adolescência, vulnerabilidade
social e a descontinuidade dos estudos foram apontados como os principais
propulsores da evasão desses jovens do ensino fundamental para EJA. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Juvenilização dos estudantes da educação de jovens e adultos: causas e efeitos / Vitória Régia Caldas da Silva. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-07-07 |
|
dc.description.abstract |
The general objective of this research is to analyze the process of juvenilization of
students in Youth and Adult Education (EJA) and the specific objectives are to Identify
the reasons that have led young people to seek it out; to point out the factors that cause
adolescents and young people to fail at school in Regular Primary Education and to
describe how EJA has organized itself to deal with the process of juvenilization of its
students. The problem question of this research is: What are the factors that contribute
to the process of juvenilization of students who are currently part of the EJA teaching
modality? The methodology used was qualitative, based on field research. The
research data was collected from three elementary school students by means of semi-
structured interviews with nine questions. In the theoretical framework, we discussed
the process of juvenilization of these students as well as the trajectory of the EJA in
Brazil based on authors such as Freire (1997), Haddad and Di Pierro (2000), Freire
(2009), Schwartz (2012), Costa (2016), Santos (2017), Ferreira (s.d), Oliveira et al.
(2020). The results obtained in the analysis show that the process of juvenilization of
the EJA takes place through social, economic and educational problems that directly
affect the school development of these young people. Problems such as teenage
pregnancy, social vulnerability and discontinuation of studies were identified as the
main reasons for these young people dropping out of elementary school for the EJA. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39249 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-02T13:10:15Z |
|
dc.date.available |
2024-12-02 |
|
dc.date.available |
2024-12-02T13:10:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Juvenilização - Alunos do EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Juvenilization - EJA Students |
pt_BR |
dc.subject |
Difficulties |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Vitória Régia Caldas da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Juvenilization of youth and adult education students: causes and effects / Vitória Régia Caldas da Silva. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Vitória Régia Caldas da. Juvenilização dos estudantes da educação de jovens e adultos: causas e efeitos. 2024. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |