DSpace/Manakin Repository

Contribuições da afetividade no desenvolvimento integral da criança: percepções de professoras da educação infantil em São João do Rio do Peixe/PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, V. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9635007373591572 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.advisor1ID PIRES, Aparecida Carneiro pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOARES, Emanuela da Silva.
dc.contributor.referee2 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.description.resumo Considerando a importância da afetividade no desenvolvimento integral, este estudo teve como objetivo geral compreender as contribuições da afetividade no ensino e aprendizado na educação infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com professoras da educação infantil do município de São João do Rio do Peixe/PB, abordando questões relacionadas à afetividade no ambiente escolar. Utilizando um questionário estruturado distribuído de forma online, foram coletadas respostas que evidenciaram a relevância da afetividade no processo educacional, destacando a pertinência de um ambiente acolhedor, do papel do professor como mediador do conhecimento e da valorização dos sentimentos dos educandos. Os resultados mostram uma convergência significativa entre as participantes em relação à compreensão da afetividade no desenvolvimento e aprendizado das crianças. A concordância sobre a necessidade de atenção, carinho e afeto na infância reforçou a relevância prática das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon no ambiente educacional atual. Dessa forma, concluiu-se que a afetividade desempenha um papel crucial no ensino e aprendizado na educação infantil, o que influencia diretamente o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Contribuições da afetividade no desenvolvimento integral da criança: percepções de professoras da educação infantil em São João do Rio do Peixe/PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-07-07
dc.description.abstract Considering the importance of affection in teaching and learning in early childhood education, this study aimed to understand the influence of affection in teaching and learning in early childhood education. To this end, a research was conducted with preschool teachers from São João do Rio do Peixe, addressing issues related to affection in the school environment. Using a structured questionnaire distributed online, responses were collected that highlighted the relevance of affection in the educational process, emphasizing the importance of a welcoming environment, the role of the teacher as a mediator of knowledge, and the appreciation of students' feelings. The results showed a significant convergence among the participants regarding the importance of affection in the development and learning of children. The agreement on the need for attention, care, and affection in childhood reinforced the practical relevance of the theories of Piaget, Vygotsky, and Wallon in the current educational environment. Thus, it is concluded that affection plays a crucial role in teaching and learning in early childhood education, directly influencing the cognitive and emotional development of children. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39250
dc.date.accessioned 2024-12-02T13:37:34Z
dc.date.available 2024-12-12
dc.date.available 2024-12-02T13:37:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil - São João do Rio do Peixe - Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Afetividade - Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Inteligência afetiva pt_BR
dc.subject Criança - Desenvolvimento integral pt_BR
dc.subject Professoras - Educação infantil pt_BR
dc.subject Early childhood education - São João do Rio do Peixe - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.subject Affection - Child development pt_BR
dc.subject Affective intelligence pt_BR
dc.subject Child - Integral development pt_BR
dc.subject Teachers - Early childhood education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Viviane Mendes dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions of affectivity to the child's integral development: perceptions of early childhood education teachers in São João do Rio do Peixe/PB. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Viviane Mendes dos. Contribuições da afetividade no desenvolvimento integral da criança: percepções de professoras da educação infantil em São João do Rio do Peixe/PB. 2024. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta