dc.creator.ID |
SANTOS, V. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9635007373591572 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PIRES, Aparecida Carneiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PIRES, Aparecida Carneiro |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOARES, Emanuela da Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
|
dc.description.resumo |
Considerando a importância da afetividade no desenvolvimento integral, este estudo teve
como objetivo geral compreender as contribuições da afetividade no ensino e aprendizado na
educação infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com professoras da educação infantil
do município de São João do Rio do Peixe/PB, abordando questões relacionadas à afetividade
no ambiente escolar. Utilizando um questionário estruturado distribuído de forma online,
foram coletadas respostas que evidenciaram a relevância da afetividade no processo
educacional, destacando a pertinência de um ambiente acolhedor, do papel do professor como
mediador do conhecimento e da valorização dos sentimentos dos educandos. Os resultados
mostram uma convergência significativa entre as participantes em relação à compreensão da
afetividade no desenvolvimento e aprendizado das crianças. A concordância sobre a
necessidade de atenção, carinho e afeto na infância reforçou a relevância prática das teorias de
Piaget, Vygotsky e Wallon no ambiente educacional atual. Dessa forma, concluiu-se que a
afetividade desempenha um papel crucial no ensino e aprendizado na educação infantil, o que
influencia diretamente o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições da afetividade no desenvolvimento integral da criança: percepções de professoras da educação infantil em São João do Rio do Peixe/PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-07-07 |
|
dc.description.abstract |
Considering the importance of affection in teaching and learning in early childhood education,
this study aimed to understand the influence of affection in teaching and learning in early
childhood education. To this end, a research was conducted with preschool teachers from São
João do Rio do Peixe, addressing issues related to affection in the school environment. Using
a structured questionnaire distributed online, responses were collected that highlighted the
relevance of affection in the educational process, emphasizing the importance of a welcoming
environment, the role of the teacher as a mediator of knowledge, and the appreciation of
students' feelings. The results showed a significant convergence among the participants
regarding the importance of affection in the development and learning of children. The
agreement on the need for attention, care, and affection in childhood reinforced the practical
relevance of the theories of Piaget, Vygotsky, and Wallon in the current educational
environment. Thus, it is concluded that affection plays a crucial role in teaching and learning
in early childhood education, directly influencing the cognitive and emotional development of
children. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39250 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-02T13:37:34Z |
|
dc.date.available |
2024-12-12 |
|
dc.date.available |
2024-12-02T13:37:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil - São João do Rio do Peixe - Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Afetividade - Desenvolvimento infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Inteligência afetiva |
pt_BR |
dc.subject |
Criança - Desenvolvimento integral |
pt_BR |
dc.subject |
Professoras - Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education - São João do Rio do Peixe - Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Affection - Child development |
pt_BR |
dc.subject |
Affective intelligence |
pt_BR |
dc.subject |
Child - Integral development |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers - Early childhood education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Viviane Mendes dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contributions of affectivity to the child's integral development: perceptions of early childhood education teachers in São João do Rio do Peixe/PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Viviane Mendes dos. Contribuições da afetividade no desenvolvimento integral da criança: percepções de professoras da educação infantil em São João do Rio do Peixe/PB. 2024. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |