DSpace/Manakin Repository

Por uma educação política: um estudo comparativo acerca da educação política nas escolas estaduais do município de Pedras de Fogo-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. L. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1 PAULO, Maria de Assunção Lima de.
dc.contributor.advisor1ID PAULO, M. A. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8362829612160567 pt_BR
dc.contributor.referee1 NASCIMENTO, Rogerio Humberto Zeferino.
dc.contributor.referee1ID NASCIMENTO, R. H. Z. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5211310903653654 pt_BR
dc.contributor.referee2 MACHADO, Fábio Ribeiro.
dc.contributor.referee2ID MACHADO, F. R. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1468281890232857 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar a abordagem da educação política nas escolas estaduais de Pedras de Fogo-PB, comparando duas instituições de ensino com modalidades distintas: uma escola cidadã e uma escola tradicional. O estudo busca identificar como as duas escolas discutem, trabalham e aplicam os conceitos relacionados à Ciência Política, além de explorar os principais desafios enfrentados no ensino e sugerir estratégias para superá-los. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando a metodologia de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Os resultados apontam que, apesar das dificuldades estruturais e das limitações na formação docente, há um potencial significativo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para a conscientização política dos estudantes. Conclui-se que a implementação de uma educação política nas escolas de Pedras de Fogo-PB pode contribuir de forma relevante para o fortalecimento da cidadania e da democracia, desde que seja acompanhada por políticas públicas que garantam a formação continuada dos professores e disponibilizem recursos pedagógicos adequados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title Por uma educação política: um estudo comparativo acerca da educação política nas escolas estaduais do município de Pedras de Fogo-PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-05
dc.description.abstract This study aims to analyze the approach to political education in state schools in Pedras de Fogo-PB, comparing two educational institutions with distinct modalities: a civic school and a traditional school. The research seeks to identify how both schools discuss, work with, and apply concepts related to Political Science, while also exploring the main challenges faced in teaching and proposing strategies to overcome them. The study was conducted using a qualitative approach, employing the content analysis methodology proposed by Laurence Bardin. The results indicate that, despite structural difficulties and limitations in teacher training, there is significant potential for developing pedagogical practices aimed at fostering students' political awareness. It is concluded that implementing political education in the schools of Pedras de Fogo-PB can significantly contribute to strengthening citizenship and democracy, provided it is accompanied by public policies that ensure continuous teacher training and the availability of adequate pedagogical resources. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39261
dc.date.accessioned 2024-12-02T21:45:59Z
dc.date.available 2024-12-02
dc.date.available 2024-12-02T21:45:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Política pt_BR
dc.subject Formação Cidadã pt_BR
dc.subject Democracia pt_BR
dc.subject Escolas Estaduais – Pedras de Fogo-PB pt_BR
dc.subject Political Education pt_BR
dc.subject Citizenship Training pt_BR
dc.subject Democracy pt_BR
dc.subject State Schools – Pedras de Fogo-PB pt_BR
dc.subject Pedras de Fogo - PB - escolas estaduais
dc.subject Estudo de caso
dc.subject Análise de conteúdo
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, José Lucas Pereira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative For a political education: a comparative study on political education in state schools in the municipality of Pedras de Fogo-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, José Lucas Pereira da. Por uma educação política: um estudo comparativo acerca da educação política nas escolas estaduais do município de Pedras de Fogo-PB. 2023. 69 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39261 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta