DSpace/Manakin Repository

El tratamiento de los aspectos socioculturales em el libro didáctico “Sentidos En Lengua Española 3”.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LUCENA, J. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1 TASET, Idelso Espinosa.
dc.contributor.advisor1ID TASET, I. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2636005288639730 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo.
dc.contributor.referee1ID CAMÊLO, Á. M. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6843606575277435 pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE, Lorena Góis de Lima.
dc.contributor.referee2ID CAVALCANTE, L. G. L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8017793000827253 pt_BR
dc.description.resumo O objetivo desta pesquisa foi analisar o tratamento dado aos aspectos socioculturais no volume 3 do livro didático de língua espanhola Sentidos (2016), dos autores Luciana Maria Almeida de Freitas e Elzimar Goettenauer de Marins Costa. Sua base teórica está integrada pelos conceitos de cultura (BRITO, 2004; CANDAU, 2008; CORTI, 2019), interculturalidade na aula ELE (CORBETT 2003; FIGUEIREDO, 2010; GARCIA, 2007), competência comunicativa (BATEMAN, 2002; CHOMSKY , 1972; HYMES, 1971), abordagem ao ensino de línguas não nativas (ALMEIDA). FILHO, 1993; ANTÔNIO, 1963; ABADÍA, 2000), Material didático (TOMLINSON, 1988; 2004; CORACINI, 1999B, SALAS, 2004) e Livro didático (PEREIRA, 2004; RICHARDS, 1998; CORACINI 2010), entre outros. Foram revisados estudos empíricos sobre o tema resultantes de pesquisa bibliográfica. Como metodologia nos baseamos na pesquisa qualitativa. Primeiramente foram identificadas atividades de natureza sociocultural. Em seguida, foram contabilizadas e comparadas com o número de tarefas voltadas ao desenvolvimento de outros componentes necessários à construção da competência comunicativa e, por fim, avaliou-se a qualidade do tratamento da cultura. A análise realizada mostrou um tratamento inadequado dos aspectos socioculturais, tanto em termos de quantidade quanto de qualidade das atividades do livro didático. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title El tratamiento de los aspectos socioculturales em el libro didáctico “Sentidos En Lengua Española 3”. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39275
dc.date.accessioned 2024-12-03T20:41:51Z
dc.date.available 2024-12-03
dc.date.available 2024-12-03T20:41:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Material Didático pt_BR
dc.subject Livro Didático – Sentidos em Legua Española pt_BR
dc.subject Ensino ELE pt_BR
dc.subject Tratamento de Aspectos Socioculturais pt_BR
dc.subject Material didáctico pt_BR
dc.subject Libro de Texto – Significados en Legua Española pt_BR
dc.subject Enseñanza ELE pt_BR
dc.subject Tratamiento de Aspectos Socioculturales pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUCENA, Janaina dos Reis.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language spa pt_BR
dc.title.alternative O tratamento dos aspectos socioculturais no livro didático “Sentidos En Lengua Española 3”. pt_BR
dc.identifier.citation LUCENA, Janaina dos Reis. El tratamiento de los aspectos socioculturales em el libro didáctico “Sentidos En Lengua Española 3”. 2024. 48 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Espanhola) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39275 pt_BR
dc.description.resumen El objetivo de esta investigación era analizar el tratamiento que se da a los aspectos socioculturales en el volumen 3 del libro de texto de lengua española Sentidos (2016), de las autoras Luciana Maria Almeida de Freitas y Elzimar Goettenauer de Marins Costa. Su base teórica está integrada por los conceptos de cultura (BRITO, 2004; CANDAU, 2008; CORTI, 2019), interculturalidad en la clase de ELE (CORBETT 2003; FIGUEIREDO, 2010; GARCIA, 2007), competencia comunicativa (BATEMAN, 2002; CHOMSKY, 1972; HYMES, 1971), enfoque de la enseñanza de lenguas no nativas (ALMEIDA). FILHO, 1993; ANTÔNIO, 1963; ABADÍA, 2000), Material didáctico (TOMLINSON, 1988; 2004; CORACINI, 1999B, SALAS, 2004), y Libro de texto (PEREIRA, 2004; RICHARDS, 1998; CORACINI 2010), entre otros. Se revisaron estudios empíricos sobre el tema resultantes de investigaciones bibliográficas. Como metodología nos basamos en la investigación cualitativa. Primero se identificaron las actividades de naturaleza sociocultural. Luego se contabilizaron y compararon con el número de tareas orientadas al desarrollo de otros componentes necesarios para la construcción de la competencia comunicativa y, finalmente, se evaluó la calidad del tratamiento de la cultura. El análisis realizado mostró un tratamiento inadecuado de los aspectos socioculturales tanto em materia de cantidad como de calidad de las actividades del libro de texto. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta