Repositorio Dspace/Manakin

Memórias e trajetórias do estudante e do professor de história: do Pedregal á Bodocongo na luta pela educação crítica e cidadã (1990-2022).

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1 CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTI, S. L. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 pt_BR
dc.description.resumo Este relato de experiência é resultante de um resgate de memórias. Inicialmente irei apresentar fatos relacionados á minha família e á escola, por conseguinte irei apresentar as dificuldades enfrentadas no ensino fundamental e médio, da minha trajetória de vestibulando á discente da Universidade Federal de Campina Grande e, por fim, apresentarei minha experiência de estágio docente realizado na Escola Estadual Ademar Veloso, na modalidade EJA, ciclo VI este trabalho foi realizado a partir do Método: estudo qualitativo descritivo, no formato Relato de experiência e escrita de si, em que relatarei minhas vivências como aluno do ensino fundamental e médio, como acadêmico do Curso de licenciatura em História. Essa pesquisa será desenvolvida através da utilização de fontes de arquivos pessoais, tais como fotos das instituições onde iniciei meus estudos, fotos da instituição onde realizei o estágio e das vivências com meus colegas de curso. A reflexão histórica aqui estabelecida está baseada em uma narrativa, que compreende a minha infância, adolescência e, por conseguinte a vida adulta, sendo esses períodos correlacionados á minha vida escolar, os capítulos estão divididos de forma cronológica, ou seja, a partir das etapas escolares e acadêmicas da minha vida. Em cada um deles irei pontuar os desafios enfrentados no cotidiano, as vivências em família e com amigos, além de trazer reflexões acerca da minha vida acadêmica, enquanto discente na formação docente em História. Sendo assim foram utilizadas obras de diversos autores, tais como Paulo Freire, Dimair de Souza França, Maria Cristina Aranha Bruschini e Machado L.D, dentre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Memórias e trajetórias do estudante e do professor de história: do Pedregal á Bodocongo na luta pela educação crítica e cidadã (1990-2022). pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract This experience report is the result of a rescue of memories. Initially I will present facts related to my family and school, therefore I will present the difficulties faced in elementary and high school, from my trajectory from entrance exam to student at the Federal University of Campina Grande and, finally, I will present my experience of a teaching internship carried out at the Ademar Veloso State School, in the EJA modality, cycle VI this work was carried out from the Method: descriptive qualitative study, in the format Experience report and self writing, in which I will report my experiences as a student of elementary and high school, as an academic of the Bachelor's Degree in History. This research will be developed through the use of personal archive sources, such as photos of the institutions where I started my studies, photos of the institution where I did the internship and the experiences with my classmates. The historical reflection established here is based on a narrative, which comprises my childhood, adolescence and therefore adult life, these periods being correlated to my school life, the chapters are divided chronologically, that is, from the school stages and academics of my life. In each of them I will point out the challenges faced in everyday life, experiences with family and friends, in addition to bringing reflections on my academic life as a student in teacher training in History. Therefore, works by several authors were used, such as Paulo Freire, Dimair de Souza França, Maria Cristina Aranha Bruschini and Machado L.D., among others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39288
dc.date.accessioned 2024-12-04T13:38:49Z
dc.date.available 2024-12-04
dc.date.available 2024-12-04T13:38:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Discente pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Escolarização e ensino de história pt_BR
dc.subject Student pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Schooling and History teaching pt_BR
dc.subject Alumno pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Escolarización y enseñanza de la historia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Ivamberto Trajano do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Memories and trajectories of the history student and teacher: from Pedregal to Bodocongo in the fight for critical and civic education (1990-2022). pt_BR
dc.title.alternative Memorias y trayectorias del estudiante y docente de historia: de Pedregal a Bodocongo en la lucha por la educación crítica y cívica (1990-2022). pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Ivamberto Trajano do. Memórias e trajetórias do estudante e do professor de história: do Pedregal á Bodocongo na luta pela educação crítica e cidadã (1990-2022). 2023. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39288 pt_BR
dc.description.resumen Este relato de experiencia es el resultado de una recuperación de recuerdos. Inicialmente presentaré hechos relacionados con mi familia y escuela, por lo tanto presentaré las dificultades enfrentado en la educación primaria y secundaria, desde mi carrera como estudiante de prueba de acceso hasta Universidad Federal de Campina Grande y, finalmente, presentaré mi experiencia de pasantía docente realizada en el Colegio Estatal Ademar Veloso, en la modalidad EJA, ciclo VI Este trabajo se realizó mediante el Método: estudio cualitativo descriptivo, en formato Informe de experiencia y autoescritura, en el que relataré mis experiencias como estudiante de docencia primaria y secundaria, como académico de la carrera de Historia. Esta investigación se desarrollará mediante el uso de fuentes de archivos personales, como fotografías de instituciones donde inicié mis estudios, fotos de la institución donde realicé la pasantía y el Experiencias con mis compañeros de curso. La reflexión histórica que aquí se establece se basa en una narrativa, que comprende mi infancia, adolescencia y, por tanto, vida adulto, estos períodos están correlacionados con mi vida escolar, los capítulos son dividido cronológicamente, es decir, en base a las etapas escolares y académicas de mi vida. En cada uno de ellos señalaré los desafíos que enfrentamos en la vida cotidiana, las experiencias en familiares y amigos, además de traer reflexiones sobre mi vida académica, al tiempo que Estudiante de formación docente en Historia. Por tanto, obras de diferentes autores como Paulo Freire, Dimair de Souza França, Maria Cristina Aranha Bruschini y Machado L.D, entre otros. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta