Dépôt DSpace/Manakin

Práticas pedagógicas na licenciatura em história: experiências de escolarização e formação docente na educação de jovens e adultos na E. E. E. F. M. Nina Alves de Lima.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SANTANA, S. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, R. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
dc.contributor.referee2ID CAVALCANTI, S. L. O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 pt_BR
dc.description.resumo Neste relato de experiência analiso algumas vivências do meu processo de escolarização, formação docente e atividades desenvolvidas na Prática de Ensino de História numa turma de na E.E.E.F.M Nina Alves de Lima no período 2024.1 em Campina Grande- PB. A documentação selecionada consta de fotografias, gráficos e relatos de fonte autoral registrados durante a minha jornada acadêmica. A escolha do tema foi motivada pelo desejo de historicizar, refletir e problematizar a minha experiência e influências na minha escolarização, formação docente e prática de ensino numa turma voltada para a Educação de Jovens e Adultos, que possa servir de apoio para futuros docentes. Em nossas análises dialogamos com alguns autores, a exemplo de: Bernardy (1989) acerca do estágio supervisionado, Pollak (1989) e Bondia (2002) com suas reflexões sobre memória e experiência, Freire (1997) sobre o ensino e a educação, Kossoy (2021) acerca do papel da fotografia e Pimenta (2016) com seu discursão sobre educação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Práticas pedagógicas na licenciatura em história: experiências de escolarização e formação docente na educação de jovens e adultos na E. E. E. F. M. Nina Alves de Lima. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-30
dc.description.abstract In this experience report, I analyze some experiences of my schooling process, teacher training and activities developed in the Teaching Practice of History in a class at E.E.E.F.M Nina Alves de Lima in the period 2024.1 in Campina Grande- PB. The selected documentation consists of photographs, graphs and reports from authorial sources recorded during my academic journey. The choice of the theme was motivated by the desire to historicize, reflect and problematize my experience and influences on my schooling, teacher training and teaching practice in a class focused on Youth and Adult Education, which can serve as support for future teachers. In our analyses, we dialogued with some authors, such as: Bernardy (1989) about supervised internship, Pollak (1989) and Bondia (2002) with their reflections on memory and experience, Freire (1997) on teaching and education, Kossoy (2021) about the role of photography and Pimenta (2016) with his discourse on education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39318
dc.date.accessioned 2024-12-05T16:44:04Z
dc.date.available 2024-12-05
dc.date.available 2024-12-05T16:44:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História - Prática de Ensino pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Escolarização pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.subject History - Teaching Practice pt_BR
dc.subject Education for Young People and Adults - EJA pt_BR
dc.subject Schooling pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.subject Teaching Internship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTANA, Salomão Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical practices in the undergraduate degree in history: experiences of schooling and teacher training in the education of young people and adults at E. E. E. F. M. Nina Alves de Lima. pt_BR
dc.identifier.citation SANTANA, Salomão Alves. Práticas pedagógicas na licenciatura em História: experiências de escolarização e formação docente na educação de jovens e adultos na E. E. E. F. M. Nina Alves de Lima. 2024. 51 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39318 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte