DSpace/Manakin Repository

Grafos no ensino básico: da compreensão de tecnologias contemporâneas ao desenvolvimento socioemocional.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 FERREIRA, Marcelo Carvalho.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA, M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7842074580167528 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALBUQUERQUE , Francisco Sibério Bezerra.
dc.contributor.referee2 FERNANDES, José de Arimatéia.
dc.description.resumo O presente trabalho tem a proposta de apresentar uma parte introdutória, mas signi Ącativamente consistente, da teoria dos grafos aos professores do Ensino Básico com Ąnalidade de ser uma sugestão para a sala de aula de matemática, procurando acompa nhar um pouco do dinamicismo imposto pelas transformações tecnológicas correntes. Com esse Ąm, realizamos uma pesquisa bibliográĄca (livros, artigos e internet) resul tante em um apanhado de conceitos introdutórios à teoria dos grafos, que consideramos suĄcientes para dar suporte ao desenvolvimento da sequncia didática que propomos. Além do mais, exploramos a modelagem, de maneira simpliĄcada, de alguns aplicativos e sites de redes sociais, por meio do uso de grafos, implementando com a ideia de al goritmos de recomendação. Buscamos assim promover um alerta aos estudantes, visto que, tais algoritmos cada vez mais inĆuenciam no modo com o qual interagimos ao na vegar. A ideia de tais algoritmos é introduzida a partir da apresentação de outros tipos de algoritmos, por exemplo, o Algoritmo de Dijkstra. Finalizamos com uma proposta de sequncia didática, na qual alguns conceitos básicos sobre grafos são abordados e há um direcionamento para um diálogo sobre algoritmos de recomendação e navegação em aplicativos de redes sociais, o que consideramos uma tentativa de contribuição para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, pois, com isso, há a possibilidade do desenvolvimento da consci ncia crítica sobre si e os demais de seu grupo social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática. pt_BR
dc.title Grafos no ensino básico: da compreensão de tecnologias contemporâneas ao desenvolvimento socioemocional. pt_BR
dc.date.issued 2023-10-23
dc.description.abstract The present work aims to present an introductory, but signiĄcantly consistent, part of graph theory to Basic Education teachers with the purpose of being an suggestion for the mathematics classroom, trying to accomplish some of the dynamism imposed by current technological transformations. To this end, we have performed a bibliograph ical research (books, articles and internet) resulting in a collection of introductory concepts to graph theory, which we consider suicient to support the development of the didactic sequence proposed. Furthermore, we have explored the modeling, in a simpliĄed way, of some applications and social networking sites, through the use of graphs, implementing the idea of recommendation algorithms, in order to promote an alert to students, given that such algorithms inĆuence, more and more, the way we interact when browsing. The idea of such algorithms is introduced from the study of other types of algorithms, for example, the Dijkstra Algorithm. We Ąnished with a proposal for a didactic sequence, in which some basic concepts about graphs are ad dressed and there is a direction for a dialogue about recommendation algorithms and browsing in social network applications, which we consider an attempt to contribute to the socio-emotional development of students, dueto the possibility of developing critical awareness about themselves and others in their social group. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39365
dc.date.accessioned 2024-12-09T18:33:54Z
dc.date.available 2024-12-09
dc.date.available 2024-12-09T18:33:54Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Grafos pt_BR
dc.subject Matemática aplicada pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.subject Algoritmos pt_BR
dc.subject Desenvolvimento socioemocional pt_BR
dc.subject Graphs pt_BR
dc.subject Applied mathematics pt_BR
dc.subject Technologies pt_BR
dc.subject Algorithms pt_BR
dc.subject Socio-emotional development pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Lucivaldo José de Andrade.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Graphs in basic education: from understanding contemporary technologies to socio-emotional development. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Lucivaldo José de Andrade. Grafos no ensino básico: da compreensão de tecnologias contemporâneas ao desenvolvimento socioemocional. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta