dc.contributor.advisor1 |
FERREIRA, Marcelo Carvalho. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERREIRA, M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7842074580167528 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALBUQUERQUE , Francisco Sibério Bezerra. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERNANDES, José de Arimatéia. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem a proposta de apresentar uma parte introdutória, mas signi
Ącativamente consistente, da teoria dos grafos aos professores do Ensino Básico com
Ąnalidade de ser uma sugestão para a sala de aula de matemática, procurando acompa
nhar um pouco do dinamicismo imposto pelas transformações tecnológicas correntes.
Com esse Ąm, realizamos uma pesquisa bibliográĄca (livros, artigos e internet) resul
tante em um apanhado de conceitos introdutórios à teoria dos grafos, que consideramos
suĄcientes para dar suporte ao desenvolvimento da sequncia didática que propomos.
Além do mais, exploramos a modelagem, de maneira simpliĄcada, de alguns aplicativos
e sites de redes sociais, por meio do uso de grafos, implementando com a ideia de al
goritmos de recomendação. Buscamos assim promover um alerta aos estudantes, visto
que, tais algoritmos cada vez mais inĆuenciam no modo com o qual interagimos ao na
vegar. A ideia de tais algoritmos é introduzida a partir da apresentação de outros tipos
de algoritmos, por exemplo, o Algoritmo de Dijkstra. Finalizamos com uma proposta
de sequncia didática, na qual alguns conceitos básicos sobre grafos são abordados e
há um direcionamento para um diálogo sobre algoritmos de recomendação e navegação
em aplicativos de redes sociais, o que consideramos uma tentativa de contribuição para
o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, pois, com isso, há a possibilidade do
desenvolvimento da consci ncia crítica sobre si e os demais de seu grupo social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática. |
pt_BR |
dc.title |
Grafos no ensino básico: da compreensão de tecnologias contemporâneas ao desenvolvimento socioemocional. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-10-23 |
|
dc.description.abstract |
The present work aims to present an introductory, but signiĄcantly consistent, part of
graph theory to Basic Education teachers with the purpose of being an suggestion for
the mathematics classroom, trying to accomplish some of the dynamism imposed by
current technological transformations. To this end, we have performed a bibliograph
ical research (books, articles and internet) resulting in a collection of introductory
concepts to graph theory, which we consider suicient to support the development of
the didactic sequence proposed. Furthermore, we have explored the modeling, in a
simpliĄed way, of some applications and social networking sites, through the use of
graphs, implementing the idea of recommendation algorithms, in order to promote an
alert to students, given that such algorithms inĆuence, more and more, the way we
interact when browsing. The idea of such algorithms is introduced from the study of
other types of algorithms, for example, the Dijkstra Algorithm. We Ąnished with a
proposal for a didactic sequence, in which some basic concepts about graphs are ad
dressed and there is a direction for a dialogue about recommendation algorithms and
browsing in social network applications, which we consider an attempt to contribute
to the socio-emotional development of students, dueto the possibility of developing
critical awareness about themselves and others in their social group. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39365 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-09T18:33:54Z |
|
dc.date.available |
2024-12-09 |
|
dc.date.available |
2024-12-09T18:33:54Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Grafos |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Algoritmos |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento socioemocional |
pt_BR |
dc.subject |
Graphs |
pt_BR |
dc.subject |
Applied mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Algorithms |
pt_BR |
dc.subject |
Socio-emotional development |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Lucivaldo José de Andrade. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Graphs in basic education: from understanding contemporary technologies to socio-emotional development. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Lucivaldo José de Andrade. Grafos no ensino básico: da compreensão de tecnologias contemporâneas ao desenvolvimento socioemocional. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |