Dépôt DSpace/Manakin

A espacialidade da exclusão educacional de estudantes do ensino médio em Catolé do Rocha - PB: Escola Cidadã e EJA Semipresencial.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID MELO, S. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8444661929228690 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de.
dc.contributor.advisor1ID ALBUQUERQUE, M. A. Martins. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8301114224654184 pt_BR
dc.contributor.referee1 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.referee1ID CARVALHO, L. E. P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 pt_BR
dc.contributor.referee2 SERRA, Enio José Serra dos Santos.
dc.contributor.referee2ID SERRA, E. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2886910172331641 pt_BR
dc.description.resumo A presente dissertação tem como principal objetivo compreender a relação entre a implantação das Escolas Cidadãs de tempo integral de ensino médio em Catolé do Rocha - PB, a redução do número de matrículas nestas instituições, a evasão escolar, a migração dos estudantes entre escolas com modalidade de ensino distintas e o aumento das matrículas de jovens oriundos destas escolas, na Educação de Jovens e Adultos (EJA Semipresencial) no referido município, como um processo de exclusão educacional. Pautada na Geografia da Educação e na perspectiva de análise crítica dos fenômenos, não discutiremos o ensino de Geografia especificamente, mas a escola como um espaço que vem sendo disputado. Assim, entendemos que as atuais políticas educacionais nacionais destinadas ao ensino médio e a educação de jovens e adultos foram implantadas para atender os interesses do sistema capitalista, gerando uma dicotomia histórica entre a educação propedêutica para a elite e o ensino técnico e/ou aligeirado da EJA para a classe trabalhadora. Toda essa desigualdade vem sendo agravada pela influência de políticas neoliberais destinadas a educação brasileira a partir da década de 1990, criando novas formas de controlar o ensino médio, a formação da juventude, os professores e a gestão das escolas, de acordo com os interesses do mercado. Sob essa lógica neoliberal o projeto Escolas Cidadãs Integral, que funciona em tempo integral, foram implantadas em todos os municípios do estado da Paraíba, política educacional que provocou evasão escolar, transferências de alunos e professores para outras instituições escolares e a exclusão de parte da juventude ao acesso a uma educação pautada na convivência entre os pares e com os professores e na construção de conhecimentos. A análise desse processo histórico foi apresentada ao longo dos capítulos, com destaque para o fenômeno espaço social de exclusão encontrado em escolas de Catolé do Rocha - PB, apoiada nos dados estatísticos que foram analisados visando demonstrar a questão central desta dissertação, ou seja, como a escola neoliberal exclui do espaço escolar aqueles que mais precisam dela. Assim, este trabalho que é um estudo de Geografia da Educação tem a intenção de contribuir para o debate sobre a política educacional para o ensino médio e para EJA que tem ampliado as desigualdades sociais e econômicas no país, com destaque para as especificidades em Catolé do Rocha - PB. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PROFGEO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title A espacialidade da exclusão educacional de estudantes do ensino médio em Catolé do Rocha - PB: Escola Cidadã e EJA Semipresencial. pt_BR
dc.date.issued 2024-02-23
dc.description.abstract The main objective of this dissertation is to understand the relationship between the implementation of full-time high school Citizen Schools in Catolé do Rocha 3 PB, the reduction in the number of enrollments in these institutions, school dropout rates, migration of students between schools with different teaching methods and the increase enrollment of young people from these schools, in Youth and Adult Education (EJA Semi-presential) in the aforementioned municipality, as a process of exclusion educational. Based on the Geography of Education and the perspective of critical analysis of phenomena, we will not discuss the teaching of Geography, but the school as a space that has been disputed, thus, we understand that current national educational policies intended for secondary education and the education of Young people and adults were implemented to meet the interests of the capitalist system, generating a historical dichotomy between propaedeutic education for the elite and EJA technical and/or light education for working class. All this inequality has been aggravated by the influence of neoliberal policy in Brazilian education from the 1990s onwards, creating newways to control secondary education, youth training, teachers and management of schools, in accordance with market interests. Under this neoliberal logic the Integral Citizen Schools project, which operates full-time, was implemented in all municipalities in the state of Paraíba, an educational policy that caused dropouts school, transfers of students and teachers to other educational institutions and the exclusion of part of the youth from access to an education based on coexistence between peers and with teachers and in the construction of knowledge. The analysis of this historical process was presented throughout the chapters, with emphasis on the social space phenomenon of exclusion found in schools in Catolé do Rocha 3 PB, supported by statistical data that were analyzed in order to demonstrate the issue central to this dissertation, that is, how the neoliberal school excludes from the school space those who need it most. Thus, this work, which is a study of Geography of Education aims to contribute to the debate on educational policy for the secondary education and EJA, which has increased social and economic inequalities in country, with emphasis on the specificities in Catolé do Rocha - PB. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39366
dc.date.accessioned 2024-12-09T19:03:15Z
dc.date.available 2024-12-09
dc.date.available 2024-12-09T19:03:15Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Geografia da Educação pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos (EJA) Semipresencial pt_BR
dc.subject Escola Cidadã Integral pt_BR
dc.subject Exclusão de Estudantes - Ensino Médio pt_BR
dc.subject Geography of Education pt_BR
dc.subject High School pt_BR
dc.subject Blended Youth and Adult Education (EJA) pt_BR
dc.subject Full-Time Citizen School pt_BR
dc.subject Student Exclusion - High School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Suelene Barreto de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The spatiality of educational exclusion of high school students in Catolé do Rocha - PB: Citizen School and Blended EJA. pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Suelene Barreto de. A espacialidade da exclusão educacional de estudantes do ensino médio em Catolé do Rocha - PB: Escola Cidadã e EJA Semipresencial. 2024. 95 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte