Repositorio Dspace/Manakin

A formação para o trabalho no contexto do novo ensino médio em uma escola cidadã integral técnica da Paraíba: perspectiva de professores e estudantes.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID MELO, I. K. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. H. C. C. A pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1562460183286851 pt_BR
dc.contributor.referee1 WALTER, Luciana Siqueira.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0003-4432-9484 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9512721476131663 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Kátia Ramos.
dc.contributor.referee2ID SILVA, K. R. pt_BR
dc.description.resumo A política educacional instituída com a Lei 13.415/17, o chamado Novo Ensino Médio, provocou mudanças na estrutura da educação brasileira com uma reformulação do currículo, que se diversifica, e impulsiona o ensino em tempo integral. Antes de sua implementação, no ano de 2015, o Estado da Paraíba já aderia à ampliação da carga horária, com a criação das Escolas Cidadãs Integrais (ECI) e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT) - essa última objetivando formar mão de obra para inserção no mercado de trabalho. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a perspectiva de professores da base técnica e estudantes de uma Escola Cidadã Integral Técnica da Paraíba, a respeito da implementação da educação profissionalizante nesse modelo de escola. Para identificar a visão dos professores foram realizadas entrevistas individuais com os seis docentes responsáveis pelo itinerário de formação profissional da instituição. Já com os estudantes, foi realizada a aplicação de 80 questionários de forma presencial com o público de 2° e 3° anos do ensino médio da ECIT Felix Rocha (50% do total de estudantes matriculados nas duas séries). Os docentes têm entre 28 a 41 anos e todos possuem formação na área de atuação técnica, mas nenhum tem formação para a docência (inicial ou complementar). Ao avaliar a ECIT, demonstraram otimismo com relação à formação profissional no ensino médio, devido à possibilidade de ampliação das oportunidades para os estudantes após a conclusão da educação básica. Quanto aos discentes, 37 (46,3%) escolheram a escola atraídos pelos cursos técnicos, mas, ao responder sobre perspectivas de futuro, apenas 17 (21,3%) afirmam que, após a conclusão do ensino médio, pretendem trabalhar na área de formação técnica, enquanto 37 (46,3%) manifestam desejo de seguir para o ensino superior. Em relação aos componentes curriculares, manifestam descontentamento com as disciplinas da base diversificada (especialmente Eletiva, Projeto de Vida e Pós-Médio). Paralelamente, indicam necessidade de a ampliação da carga horária de disciplinas da BNCC (com destaque para Geografia, Sociologia e Química). Entre as melhorias desejadas para a escola, as mais citadas foram alimentação, infraestrutura e carga horária. Os resultados apontam para a necessidade de considerar a experiência dos estudantes para que a formação técnica profissionalizante possa ocorrer com carga horária menos desgastante e sem prejuízos para a formação geral. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title A formação para o trabalho no contexto do novo ensino médio em uma escola cidadã integral técnica da Paraíba: perspectiva de professores e estudantes. pt_BR
dc.date.issued 2024
dc.description.abstract The educational policy established with Law 13.415/17, the so-called New Secondary Education, caused changes in the structure of Brazilian education with a curriculum reformulation which diversifies, and promotes full-time education. Before its implementation, in 2015, the State of Paraíba already adhered to the expansion of students time at school, with the creation of Integral Citizen Schools (ECI) and Technical Integral Citizen Schools (ECIT) - the latter aiming to train labor able to join labour market. The general objective of this research is to analyze the perspective of technical teachers and students at a Technical Integral Citizen Schools (ECIT) in Paraíba (Brasil), regarding the implementation of vocational education in this educational model. To identify teacher's view, individual interviews were carried out with the six of these preceptors, responsible for the institution's professional training itinerary. As for the students, 80 questionnaires were administered in person to the 2nd and 3rd year public at ECIT Felix Rocha (50% of the total number of students enrolled in both grades). The teachers are between 28 and 41 years old and all have training in the area of technical expertise, but none have training for teaching (initial or additional). When evaluating ECIT, they demonstrated optimism regarding professional training in high school, due to the possibility of expanding opportunities for students after completing basic education. Regarding students, 37 (46.3%) chose the school attracted by the technical courses, but, when answering a question about future prospects, only 17 (21.3%) stated that, after high school, intend to work in the field of school’s technical training, while 37 (46.3%) express a desire to pursue college education. Concerning curricular components, they express dissatisfaction with the diversified base of curricular content (especially Elective, Life Project and Post-High School). At the same time, they indicate the need to increase the course load of BNCC subjects (with emphasis on Geography, Sociology and Chemistry). Among the improvements desired for the school, the most quoted were food, infrastructure and course load. The results indicate the need to consider the students' experience so that vocational technical training can occur with less stressful course load and without harm to general education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39383
dc.date.accessioned 2024-12-10T17:06:29Z
dc.date.available 2024-12-10
dc.date.available 2024-12-10T17:06:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Políticas educacionais pt_BR
dc.subject Novo ensino médio pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Ensino em tempo integral pt_BR
dc.subject Formação técnica pt_BR
dc.subject Currículo escolar pt_BR
dc.subject Escola Cidadã Integral Técnica pt_BR
dc.subject Lei 13.415/17 pt_BR
dc.subject Educational policies pt_BR
dc.subject New high school pt_BR
dc.subject Continuing education pt_BR
dc.subject Full-time education pt_BR
dc.subject Technical training pt_BR
dc.subject School curriculum pt_BR
dc.subject Technical Comprehensive Citizen School pt_BR
dc.subject Law 13,415/17 pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Izadora Kelly Rodrigues de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Training for work in the context of the new secondary education in a comprehensive technical citizen school in Paraíba: perspective of teachers and students. pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Izadora Kelly Rodrigues de. A formação para o trabalho no contexto do novo ensino médio em uma escola cidadã integral técnica da Paraíba: perspectiva de professores e estudantes. 2024. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39383 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta