dc.creator.ID |
SILVA, B. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3672947103889373 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ANDRADE, Valéria. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
https://orcid.org/0000-0003-2481-4108 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5509137180497366 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Rafael Barros de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUSA, R. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0001-5039-523X |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esse trabalho tem como objetivo propor uma leitura criativa do mito de Inês de Castro
na sala de aula, utilizando o cordel dramatúrgico Almas Livres (Almeida, 2022) e a
aplicação do Método LerAtos (Barros; Andrade, 2017). A pesquisa busca incentivar a
criatividade e o engajamento dos alunos por meio da prática da leitura e da escrita
criativas, promovendo uma maior compreensão do mito de Inês de Castro. A
metodologia utilizada incluiu uma pesquisa bibliográfica sobre os objetos que
compõem o estudo – o mito inesiano, o cordel dramatúrgico e o método LerAtos – e,
num segundo momento, a proposição de uma sequência didática a ser realizada em
articulação com oficinas pedagógicas que envolvem as quatro etapas do Método
LerAtos: (1) Sonhação, (2) Fruição, (3) Criação e (4) Doação, em que os alunos
exploram a história de Inês de Castro de forma interativa, criativa e colaborativa. A
aplicação do método proposta de forma personalizada para a presente proposta
aponta para melhorias no desenvolvimento do senso crítico e da expressão artística
dos alunos, permitindo uma abordagem interdisciplinar da literatura. Nas
considerações finais, conclui-se que o Método LerAtos contribui para o aprendizado
ativo e criativo, em que os alunos experimentam a jornada de leiautoria de modo a
serem desafiados a alcançar os objetivos das missões de leituração em um território
de inovação e carente de esforços para possíveis mudanças, a exemplo do cenário
escolar. A pesquisa oferece um contributo valioso ao apresentar oportunidades de
ensino-aprendizado inovador na área da leitura e da escrita voltadas à do Método
LerAtos nas escolas do território do Cariri paraibano, bem como possibilidades de
investigações futuras relacionadas a essas experiências. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.title |
Inês de castro e o cordel dramatúrgico Almas Livres: uma proposta de leitura na sala de aula pela aplicação do método LerAtos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-30 |
|
dc.description.abstract |
This paper aims to propose a creative reading of the myth of Inês de Castro in the
classroom, using the dramaturgical cordel Almas Livres (Almeida, 2022) and the
application of the LerAtos Method (Barros; Andrade, 2017). The research seeks to
encourage students' creativity and engagement through the practice of creative
reading and writing, promoting a deeper understanding of the myth of Inês de Castro.
The methodology involved a bibliographic review of the study’s components – the
Inesian myth, the dramaturgical cordel, and the LerAtos method – followed by the
proposition of a didactic sequence to be carried out in conjunction with pedagogical
workshops. These workshops encompass the four stages of the LerAtos Method: (1)
Dreaming, (2) Fruition, (3) Creation, and (4) Giving, in which students explore the story
of Inês de Castro interactively, creatively, and collaboratively. The application of the
method, tailored to the current proposal, indicates improvements in students’ critical
thinking and artistic expression, enabling an interdisciplinary approach to literature. In
the final considerations, it is concluded that the LerAtos Method contributes to active
and creative learning, where students experience the process of "authorship-reading,"
being challenged to achieve the goals of reading-action missions within a territory that
is ripe for innovation and in need of efforts for potential changes, as seen in the school
environment. The research provides a valuable contribution by presenting innovative
teaching and learning opportunities focused on the LerAtos Method in schools of the
cariri region in Paraíba, as well as future research possibilities related to these
experiences. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39426 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-11T22:07:06Z |
|
dc.date.available |
2024-12-11 |
|
dc.date.available |
2024-12-11T22:07:06Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel dramatúrgico |
pt_BR |
dc.subject |
Inês de Castro |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de leitura criativa |
pt_BR |
dc.subject |
Método LerAtos |
pt_BR |
dc.subject |
Almas livres |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel dramatúrgico |
pt_BR |
dc.subject |
Dramatic cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Inês de Castro |
pt_BR |
dc.subject |
Creative reading practice |
pt_BR |
dc.subject |
LerAtos method |
pt_BR |
dc.subject |
Free souls |
pt_BR |
dc.subject |
Dramatic cordel literature |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Bruna França da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inês de Castro and the dramatic cordel Almas Livres: a proposal for reading in the classroom through the application of the LerAtos method. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Bruna França da. Inês de castro e o cordel dramatúrgico Almas
Livres: uma proposta de leitura na sala de aula pela
aplicação do método LerAtos. 2024. 43f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39426 |
pt_BR |