DSpace Repository

Inês de castro e o cordel dramatúrgico Almas Livres: uma proposta de leitura na sala de aula pela aplicação do método LerAtos.

Show simple item record

dc.creator.ID SILVA, B. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3672947103889373 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Valéria.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0003-2481-4108 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5509137180497366 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Rafael Barros de.
dc.contributor.referee1ID SOUSA, R. B. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALMEIDA, Leandro de Sousa.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-5039-523X pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 pt_BR
dc.description.resumo Esse trabalho tem como objetivo propor uma leitura criativa do mito de Inês de Castro na sala de aula, utilizando o cordel dramatúrgico Almas Livres (Almeida, 2022) e a aplicação do Método LerAtos (Barros; Andrade, 2017). A pesquisa busca incentivar a criatividade e o engajamento dos alunos por meio da prática da leitura e da escrita criativas, promovendo uma maior compreensão do mito de Inês de Castro. A metodologia utilizada incluiu uma pesquisa bibliográfica sobre os objetos que compõem o estudo – o mito inesiano, o cordel dramatúrgico e o método LerAtos – e, num segundo momento, a proposição de uma sequência didática a ser realizada em articulação com oficinas pedagógicas que envolvem as quatro etapas do Método LerAtos: (1) Sonhação, (2) Fruição, (3) Criação e (4) Doação, em que os alunos exploram a história de Inês de Castro de forma interativa, criativa e colaborativa. A aplicação do método proposta de forma personalizada para a presente proposta aponta para melhorias no desenvolvimento do senso crítico e da expressão artística dos alunos, permitindo uma abordagem interdisciplinar da literatura. Nas considerações finais, conclui-se que o Método LerAtos contribui para o aprendizado ativo e criativo, em que os alunos experimentam a jornada de leiautoria de modo a serem desafiados a alcançar os objetivos das missões de leituração em um território de inovação e carente de esforços para possíveis mudanças, a exemplo do cenário escolar. A pesquisa oferece um contributo valioso ao apresentar oportunidades de ensino-aprendizado inovador na área da leitura e da escrita voltadas à do Método LerAtos nas escolas do território do Cariri paraibano, bem como possibilidades de investigações futuras relacionadas a essas experiências. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo. pt_BR
dc.title Inês de castro e o cordel dramatúrgico Almas Livres: uma proposta de leitura na sala de aula pela aplicação do método LerAtos. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-30
dc.description.abstract This paper aims to propose a creative reading of the myth of Inês de Castro in the classroom, using the dramaturgical cordel Almas Livres (Almeida, 2022) and the application of the LerAtos Method (Barros; Andrade, 2017). The research seeks to encourage students' creativity and engagement through the practice of creative reading and writing, promoting a deeper understanding of the myth of Inês de Castro. The methodology involved a bibliographic review of the study’s components – the Inesian myth, the dramaturgical cordel, and the LerAtos method – followed by the proposition of a didactic sequence to be carried out in conjunction with pedagogical workshops. These workshops encompass the four stages of the LerAtos Method: (1) Dreaming, (2) Fruition, (3) Creation, and (4) Giving, in which students explore the story of Inês de Castro interactively, creatively, and collaboratively. The application of the method, tailored to the current proposal, indicates improvements in students’ critical thinking and artistic expression, enabling an interdisciplinary approach to literature. In the final considerations, it is concluded that the LerAtos Method contributes to active and creative learning, where students experience the process of "authorship-reading," being challenged to achieve the goals of reading-action missions within a territory that is ripe for innovation and in need of efforts for potential changes, as seen in the school environment. The research provides a valuable contribution by presenting innovative teaching and learning opportunities focused on the LerAtos Method in schools of the cariri region in Paraíba, as well as future research possibilities related to these experiences. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39426
dc.date.accessioned 2024-12-11T22:07:06Z
dc.date.available 2024-12-11
dc.date.available 2024-12-11T22:07:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cordel dramatúrgico pt_BR
dc.subject Inês de Castro pt_BR
dc.subject Prática de leitura criativa pt_BR
dc.subject Método LerAtos pt_BR
dc.subject Almas livres pt_BR
dc.subject Literatura de cordel dramatúrgico pt_BR
dc.subject Dramatic cordel pt_BR
dc.subject Inês de Castro pt_BR
dc.subject Creative reading practice pt_BR
dc.subject LerAtos method pt_BR
dc.subject Free souls pt_BR
dc.subject Dramatic cordel literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Bruna França da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inês de Castro and the dramatic cordel Almas Livres: a proposal for reading in the classroom through the application of the LerAtos method. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Bruna França da. Inês de castro e o cordel dramatúrgico Almas Livres: uma proposta de leitura na sala de aula pela aplicação do método LerAtos. 2024. 43f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39426 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account