dc.creator.ID |
MACIEL, H. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4252901181774966 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Fábio Marques de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, F. M. |
|
dc.contributor.referee1 |
PINHEIRO-MARIZ, Josilene. |
|
dc.contributor.referee2 |
MORETTO, Milena. |
|
dc.description.resumo |
Os processos emergentes da globalização aliados aos avanços tecnológicos possibilitaram o
contato com diferentes culturas, aproximando as pessoas para uma consciência de valores e
perspectivas culturais e linguísticas. Neste estudo, investigamos o ensino e aprendizagem de
línguas e a formação docente, com ênfase na perspectiva interculturalista e na utilização do
cinema como ferramenta pedagógica. O contexto virtual, autônomo e colaborativo do
Teletandem (Telles, 2009; Salomão 2012), proporciona situações profícuas para atuar em
ambientes multiculturais, influenciados por mudanças sociais que impactam a formação e a
atuação docente (Kumaravadivelu, 2006; Kfouri-Kaneoya, 2009). Nesse sentido,
respaldados pela circulação de produções latino-americanas como mediadores das
competências interculturais no contexto do Teletandem (Salomão, 2012; Souza, 2014), esta
dissertação buscou responder à seguinte questão: Se, e de que forma o cinema latinoamericano
por mediar as interações de Teletandem pode contribuir no desenvolvimento da
interculturalidade na formação de professores de língua espanhola? Assim, nosso objetivo
geral é investigar o desenvolvimento das competências interculturais na formação de
professores de língua espanhola por meio das interações de Teletandem mediadas pelo
cinema latino-americano. No que diz respeito aos objetivos específicos propusemos: a)
identificar a) identificar, evidenciando a presença das práticas interculturais nas interações
de Teletandem emergidas a partir das representações cinematográficas latino-americanas; b)
analisar as potencialidades a respeito do cinema em sessões de Teletandem, a partir das
narrativas cinematográficas latino-americanas; e c) verificar a percepção das licenciandas de
espanhol a respeito da utilização de produções cinematográficas latino-americanas como
mediadoras do ensino e aprendizagem de Espanhol e de sua formação docente. Para isso,
realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, interpretativista, descritiva e de base
netnográfica (Ludke; André, 1986; Duarte, 2002; Bortoni-Ricardo, 2008; Kozinets, 2014),
incluindo como participantes duas licenciandas do curso de Licenciatura em Letras-
Espanhol, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I - Campina Grande,
matriculadas na disciplina eletiva “Práticas de Intercâmbio Linguístico-cultural via
Teletandem” (60h). Os instrumentos de geração e coleta de dados foram: questionários,
gravações das interações, diários de bordo reflexivos, entrevista estruturada e relatório final
realizadas pelas participantes após suas sessões de interação e mediação no Teletandem no
término da disciplina. Observamos que a análise dos dados revelou um intenso intercâmbio
de saberes promovidos pelo cinema latino-americano, impulsionado pelas competências
interculturais das licenciandas ao longo do processo de interação. Percebemos, que o cinema
foi reconhecido como uma ferramenta potencializadora do processo de ensino e formação
de professores interculturalistas, além de um recurso que estimula a desconstrução de
estereótipos relacionados à cultura do outro. Portanto, nesse cenário formativo e híbrido do
Teletandem, as interações permitiram reflexões linguísticas e culturais entre brasileiros e
mexicanos, contribuindo para uma mudança de paradigma em um contexto multicultural e
promovendo o desenvolvimento crítico sobre a América Latina, as potencialidades através
de narrativas cinematográficas e atitudes interculturais na formação das licenciandas de
espanhol como docentes interculturalistas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguagem e Ensino |
pt_BR |
dc.title |
Interculturalidade e cinema: uma experiência de Formação de Professores de Espanhol mediada pela Teletandem |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ILattes |
http://lattes.cnpq.br/1753039621977042 |
|
dc.date.issued |
2024-08-29 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39445 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-12T12:15:51Z |
|
dc.date.available |
2024-12-12 |
|
dc.date.available |
2024-12-12T12:15:51Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Teletandem |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Espanhola |
pt_BR |
dc.subject |
Formação Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Interculturalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Teletandem |
pt_BR |
dc.subject |
Lengua Española |
pt_BR |
dc.subject |
Formación Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Cine |
pt_BR |
dc.subject |
Interculturalidad |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MACIEL, Helaine de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Interculturality and cinema: a Spanish Teacher Training experience mediated by Teletandem |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MACIEL, Helaine de Souza. Interculturalidade e cinema: uma experiência de Formação de Professores de Espanhol mediada pela Teletandem. 2024. 317f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil,2024. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Los procesos emergentes de globalización, junto con los avances tecnológicos, han
posibilitado el contacto con diferentes culturas, acercando a las personas a una conciencia
de valores y perspectivas culturales y lingüísticas. En este estudio, investigamos la
enseñanza y el aprendizaje de idiomas y la formación docente, con énfasis en la perspectiva
interculturalista y en la utilización del cine como herramienta pedagógica. El contexto
virtual, autónomo y colaborativo del Teletandem (Telles, 2009; Salomão 2012), proporciona
situaciones propicias para actuar en entornos multiculturales, influenciados por cambios
sociales que impactan la formación y la actuación docente (Kumaravadivelu, 2006; Kfouri-
Kaneoya, 2009). En este sentido, respaldados por la circulación de producciones
latinoamericanas como mediadores de las competencias interculturales en el contexto de
Teletandem (Salomão, 2012; Souza, 2014), esta disertación buscó responder a la siguiente
pregunta: ¿Si, y de qué forma el cine latinoamericano por mediar las interacciones de
Teletandem puede contribuir en el desarrollo de la interculturalidad en la formación de
profesores de lengua española? Así, nuestro objetivo general es investigar el desarrollo de
las competencias interculturales en la formación de profesores de lengua española a través
las interacciones de Teletandem mediadas por el cine latinoamericano. En cuanto a los
objetivos específicos, propusimos: a) identificar, evidenciando la presencia de las prácticas
interculturales en las interacciones de Teletandem surgidas a partir de las representaciones
cinematográficas latinoamericanas; b) analizar las potencialidades del cine en sesiones de
Teletandem, a partir de las narrativas cinematográficas latinoamericanas; y c) verificar la
percepción de las graduandas de español sobre la utilización de producciones
cinematográficas latinoamericanas como mediadoras de la enseñanza y aprendizaje del
Español y de su formación docente. Para ello, realizamos una investigación de naturaleza
cualitativa, interpretativista, descriptiva y de base netnográfica (Ludke; André, 1986; Duarte,
2002; Bortoni-Ricardo, 2008; Kozinets, 2014), incluyendo como participantes a dos
licenciandas del curso de Licenciatura en Letras-Espanhol, de la Universidade Estadual da
Paraíba (UEPB), Campus I - Campina Grande, matriculadas en la disciplina optativa
“Práticas de Intercâmbio Linguístico-cultural via Teletandem” (60h). Los instrumentos de
generación y recopilación de datos fueron: cuestionarios, grabaciones de las interacciones,
diarios de bordo reflexivos, entrevista estructurada y el informe final realizado por las
participantes tras sus sesiones de interacción y mediación en el Teletandem al final de la
asignatura. Observamos que el análisis de los datos reveló un intenso intercambio de saberes
promovido por el cine latinoamericano, impulsado por las competencias interculturales de
las graduandas a lo largo del proceso de interacción. Notamos que el cine fue reconocido
como una herramienta potenciadora del proceso de enseñanza y formación de profesores
interculturalistas, además de ser un recurso que estimula la desconstrucción de estereotipos
relacionados con la cultura del otro. Por lo tanto, en este escenario formativo e híbrido del
Teletandem, las interacciones permitieron reflexiones lingüísticas y culturales entre
brasileños y mexicanos, contribuyendo a un cambio de paradigma en un contexto
multicultural y promoviendo el desarrollo crítico sobre América Latina a través de las
narrativas cinematográficas y actitudes interculturales en la formación de las graduadas de
español como docentes interculturalistas. |
pt_BR |