dc.creator.ID |
SILVA, E. B. J. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1723977829128431 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
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dc.contributor.advisor1ID |
RAFAEL, Edmilson L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
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dc.contributor.referee2 |
RAMOS, Fabiana. |
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dc.description.resumo |
Na Educação Básica, a leitura e a escrita são objetos de ensino importantes, mas com
focos distintos em programas de avaliação escolar. A leitura, em particular, desempenha
um papel crucial no processo de ensino-aprendizagem e é vista como fundamental para a
formação de competências e de habilidades de alunos. O ensino de leitura e, por
consequência, a formação leitora desses indivíduos e a atuação dos sujeitos envolvidos
nesse processo, como os/as professores/as, tornam-se alvo de um sistema de avaliação,
sendo, assim, extremamente assente refletirmos sobre a conjuntura social e os efeitos
provocados pelas ações desse sistema na vida social do trabalho docente. Pensando nesses
aspectos, esta pesquisa de dissertação de mestrado tem como objetivo geral: investigar de
que modo as avaliações externas de larga escala podem influenciar na prática escolar do
ensino de leitura de professores do Ensino Fundamental - Anos Finais. Os objetivos
específicos, por sua vez, são: i) identificar as formas da manifestação da interferência das
avaliações de larga escala na prática de ensino de leitura de professores; e ii) compreender
a relação da interferência na seleção das habilidades do ensino de leitura. Teoricamente,
adotamos como pressupostos estudos sobre processos educativos, concepções e práticas
de ensino de leitura, avaliações da aprendizagem escolar e trabalho docente, a partir de
autores como Amigues (2004), Menegassi e Angelo (2005), Coracini (2005), Fernandes
(2009), Luckesi (2011), Libâneo (2011; 2012), dentre outros. Metodologicamente,
tomamos a prática de ensino de forma representada pela voz de dez professoras de Língua
Portuguesa de oito escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de uma região da Paraíba
e, ainda, pelos materiais didáticos representativos de suas ações em relação ao ensino
dessa disciplina em turmas de 9° ano, desenvolvendo uma metodologia de análise de base
interpretativista na Linguística Aplicada, a partir de uma ancoragem linguísticodiscursiva
dos dados. Dessa maneira, a pesquisa se insere nas investigações de base
etnográfica e segue o paradigma, essencialmente, qualitativo com caráter exploratório e
explicativo, conforme propõem os estudos de Gil (2002; 2008), Kleiman (2013), Siqueira
(2014), Moita Lopes e Fabrício (2019), Paiva (2019), Souto Maior (2022), e outros. Os
resultados apontam para o fato de que a interferência da avaliação externa na prática de
ensino das professoras se manifesta de duas formas. Por um lado, a partir da inclusão de
conteúdos e de atividades em função do resultado positivo dos testes, o que implica em
um redirecionamento do planejamento e da atuação das colaboradoras em sala de aula.
Por outro lado, a partir do efeito de responsabilização docente tanto pela preparação dos
estudantes para a participação nos exames quanto pela má qualidade dos resultados
apresentados por esses alunos em tais testes. Verifica-se, com isso, que a relação entre as
interferências e a seleção das habilidades do ensino de leitura pelas docentesparticipantes,
em anos letivos de aplicação dos exames externos, se dá de modo direto e
explícito através dos conteúdos constantes no currículo da avaliação de larga escala,
podendo-a intensificar-se, ainda, pela culpabilização vertical atribuída às profissionais
(professoras) inseridas nesse processo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguagem e Ensino |
pt_BR |
dc.title |
Influências da avaliação externa na prática de ensino de leitura no nível fundamental |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-08-23 |
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dc.description.abstract |
In Basic Education, reading and writing are important teaching objects, but with different
focuses in school assessment programs. Reading, in particular, plays a crucial role in the
teaching-learning process and is seen as fundamental to the development of students'
skills and abilities. The teaching of reading and, consequently, the reading education of
these individuals and the actions of the subjects involved in this process, such as teachers,
become the target of an evaluation system, so it is extremely important to reflect on the
social situation and the effects caused by the actions of this system on the social life of
teaching work. With these aspects in mind, the general aim of this master's thesis research
is to: to investigate how large-scale external assessments can influence the reading
school practice of Final Years of Elementary School teachers. The specific objectives, in
turn, are: i) to identify the ways in which large-scale assessments interfere with teachers'
reading teaching practices; and ii) to understand the relation between this interference
and the selection of teaching reading skills. Theoretically, we adopted as presupposed
studies about educational processes, conceptions and practices of teaching reading,
assessments of school learning and teaching work, based on authors such as Amigues
(2004), Menegassi and Angelo (2005), Coracini (2005), Fernandes (2009), Luckesi
(2011), Libâneo (2011; 2012), among others. Methodologically, we took the teaching
practice as represented by the voice of ten Portuguese Language teachers from eight state
public schools in a region of Paraiba, and also by the teaching material representative
of their actions in relation to the teaching of this subject in 9th grade classes, developing
an interpretivist analysis methodology based on Applied Linguistics, from a linguisticdiscursive
anchoring of the data. In this way, the research is part of ethnographic-based
investigations and follows the paradigm, essentially, qualitative with an exploratory and
explanatory character, as proposed by the studies of Gil (2002; 2008), Kleiman (2013),
Siqueira (2014), Moita Lopes and Fabrício (2019), Paiva (2019), Souto Maior (2022),
among others. The results point to the fact that the interference of external assessment in
the teachers’ teaching practice manifests itself in two ways. On the one hand, the
inclusion of content and activities as a result of the positive results of the tests, which
implies a redirection of the planning and actions of the collaborators in the classroom.
On the other hand, the effect is that teachers are held accountable both for preparing
students to take part in the exams and for the poor quality of the results they achieve in
these assessments. This shows that the relation between interference and the selection of
reading teaching skills by the teacher-participants, in school years when external exams
are being administered, occurs directly and explicitly through the content contained in
the large-scale assessment curriculum, and can also be intensified by the vertical blame
attributed to the professionals (teachers) involved in this process. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39446 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-12T12:54:17Z |
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dc.date.available |
2024-12-12 |
|
dc.date.available |
2024-12-12T12:54:17Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Efeito retroativo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Língua Portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho docente |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação externa |
pt_BR |
dc.subject |
Retroactive Effect |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching work |
pt_BR |
dc.subject |
External Assessment |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Erick Breno de Jesus Oliveira. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Influences of external evaluation on the teaching practice of Reading at the Fundamental Level |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Erick Breno de Jesus Oliveira. Influências da avaliação externa na prática de ensino de leitura no nível fundamental. 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil,2024. |
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