DSpace/Manakin Repository

Ensinando e aprendendo a educação ambiental através do recurso didático caça palavras no contexto escolar da Escola Municipal João Antônio de Sousa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID QUEIROZ, J. K. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8486834691615487 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.referee2 NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
dc.contributor.referee2ID NOGUEIRA, R. S. pt_BR
dc.description.resumo Este relato monográfico apresenta uma pesquisa realizada no âmbito da educação básica, abordando a educação ambiental e a sustentabilidade. A temática deste trabalho origina-se nas aulas de práticas sustentáveis para alunos do quinto ano do ensino fundamental da Escola do Campo João Antônio de Souza, situada no município de Caraúbas, Paraíba, durante o ano de 2024. A intencionalidade dessa ação é ressaltar a importância que o ensino da educação ambiental apresenta para os alunos do ensino fundamental, visando melhorar a qualidade do aprendizado por meio de recursos didáticos. Dessa forma, nossa pesquisa teve como objetivo geral realizar uma intervenção pedagógica com a temática da educação ambiental e produzir e aplicar o recurso didático caça-palavras como uma atividade que facilita a aprendizagem dos alunos em relação às questões ambientais. Para alcançar esses objetivos, adotamos uma abordagem metodológica qualitativa no âmbito da pesquisa participante. Ao final, verificamos que a utilização dos caça-palavras nas ações escolares foi um reforço positivo que colaborou no processo de ensino aprendizagem dos alunos, auxiliando também no desenvolvimento motor e cognitivo, além de dialogar com a realidade dos estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Ensinando e aprendendo a educação ambiental através do recurso didático caça palavras no contexto escolar da Escola Municipal João Antônio de Sousa. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-07
dc.description.abstract This monographic report presents a research study conducted in the context of basic education, addressing environmental education and sustainability. The theme of this work originates from sustainable practices lessons for fifth-grade students at the João Antônio de Souza Rural School, located in the municipality of Caraúbas, Paraíba, during the year 2024. The intention of this action is to highlight the importance that environmental education has for elementary school students and to improve the quality of learning through didactic resources. Thus, our research aimed to carry out a pedagogical intervention focused on environmental education and to produce and apply the word search resource as an activity that facilitates students' learning regarding environmental issues. To achieve these objectives, we adopted a qualitative methodological approach within the framework of participatory research. In the end, we found that the use of word searches in school activities was a positive reinforcement that contributed to the teaching-learning process of the students, also assisting in their motor and cognitive development, while connecting with the reality of the students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39462
dc.date.accessioned 2024-12-12T19:20:32Z
dc.date.available 2024-12-12
dc.date.available 2024-12-12T19:20:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Recurso didático caça palavras pt_BR
dc.subject Escola Municipal João Antônio de Sousa Caraúbas PB pt_BR
dc.subject Educação Contextualizada pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Word search teaching resource pt_BR
dc.subject João Antônio de Sousa Municipal School Caraúbas PB pt_BR
dc.subject Contextualized Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROZ, Juciquele Kaliny de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching and learning environmental education through the word search teaching resource in the school context of the João Antônio de Sousa Municipal School. pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROZ, Juciquele Kaliny de. Ensinando e aprendendo a educação ambiental através do recurso didático caça-palavras no contexto escolar da Escola Municipal João Antônio de Sousa. 2024. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 20XX.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39462 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta