dc.contributor.advisor1 |
CAETANO, Alda Leaby Oliveira de Araújo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, A. L. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0408631953967089 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
FERREIRA, João Marcos Gomes de Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
FERREIRA, J. M. G. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1ID |
DE OLIVEIRA FERREIRA, JOÃO MARCOS GOMES. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1ID |
FERREIRA, JOÃO. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6599005457210096 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Fernando Kidelmar Dantas de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, F. K. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
DANTAS, FERNANDO KIDELMAR. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
FERNANDO KIDELMAR DANTAS. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4413385625546514 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BARROS, Joana Maria Farias. |
|
dc.contributor.referee2ID |
Barros, J. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
BARROS, JOANA M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
BARROS, J. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1016070459137884 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho de conclusão de curso, visa realizar uma revisão narrativa na literatura
sobre a acessibilidade visual no ensino de Química averiguando os materiais didáticos
pedagógicos acessíveis para alunos com deficiência visual. O objetivo é verificar os
recursos pedagógicos acessíveis por meio do levantamento e da análise de fontes, como
o Google Acadêmico, em artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso. A revisão
explora os recursos didáticos acessíveis para o ensino de Química, como materiais táteis,
audiodescrição, tecnologias assistivas, entre outros, utilizados para garantir uma melhor
aprendizagem do aluno com deficiência visual. A análise aborda a eficiência desses
materiais aplicados no estudo de Química e destaca os principais desafios enfrentados na
implementação desses recursos no ensino médio regular. Contudo, observou-se através
da pesquisa na literatura que sucedeu uma ênfase crescente na integração de tecnologia e
recursos didáticos acessíveis desenvolvidos para atender as especificidades dos alunos
com deficiência visual, o que torna as aulas mais dinâmicas e interativas, entretanto, os
desafios ainda subsistem, como a ausência de infraestrutura adequada em algumas escolas
e a necessidade contínua de capacitação dos educadores para implementar novas
metodologias, e assim obter-se um ensino mais inclusivo e equitativo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química |
pt_BR |
dc.title |
Explorando acessibilidade visual no ensino de química: uma revisão narrativa sobre materiais didáticos acessíveis para estudantes com deficiência visual. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-10 |
|
dc.description.abstract |
The present conclusion course work aims to carry out a narrative review of the literature
on visual accessibility in the teaching of Chemistry, investigating accessible teaching
materials for students with visual impairments. The objective is to verify accessible
teaching resources by surveying and analyzing sources such as Google Scholar, in
scientific articles, final course works. The review explores accessible teaching resources
for teaching Chemistry, such as tactile materials, audio description, assistive
technologies, among others, used to ensure better learning for students with visual
impairments. The analysis addresses the efficiency of these materials applied in the study
of Chemistry and highlights the main challenges faced in the implementation of these
resources in regular high school. However, it was observed through research in the
literature that there has been a growing emphasis on the integration of accessible
technology and teaching resources developed to meet the specificities of students with
visual impairments, which makes classes more dynamic and interactive. However,
challenges still remain, such as the lack of adequate infrastructure in some schools and
the ongoing need for training educators to implement new methodologies and thus obtain
more inclusive and equitable education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39472 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-13T12:12:55Z |
|
dc.date.available |
2024-12-13 |
|
dc.date.available |
2024-12-13T12:12:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Deficientes visuais – acessibilidade visual |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso pedagógico – ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de química – recurso pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Materiais didáticos – ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Educação e Saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Visually impaired – visual accessibility |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical resource – chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry study – resource pedagogical |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching materials – teaching chemical |
pt_BR |
dc.subject |
Education and Health Center |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de química |
pt_BR |
dc.subject |
Personas con discapacidad visual – accesibilidad visual |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso pedagógico – enseñanza de la química |
pt_BR |
dc.subject |
Estudio de química – recurso pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Educación inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Materiales didácticos – enseñanza químico |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Educación y Salud |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Alessandra Silva de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Exploring visual accessibility in chemistry teaching: a review narrative about accessible teaching materials for students with visual impairment. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Explorando la accesibilidad visual en la enseñanza de la química: una revisión narrativa sobre materiales didácticos accesibles para estudiantes con discapacidad visual. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Alessandra Silva de. Explorando acessibilidade visual no ensino de química: uma revisão
narrativa sobre materiais didáticos acessíveis para estudantes com deficiência visual. 2024. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39472 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo de conclusión de curso tiene como objetivo realizar una revisión narrativa de la literatura
sobre la accesibilidad visual en la enseñanza de la química mediante la investigación de materiales didácticos
Cursos pedagógicos accesibles para estudiantes con discapacidad visual. El objetivo es verificar la
recursos pedagógicos accesibles a través de la encuesta y análisis de fuentes, como
Google Scholar, en artículos científicos y trabajos de finalización de cursos. la revisión
explora recursos didácticos accesibles para la enseñanza de la Química, como materiales táctiles,
audiodescripción, tecnologías de asistencia, entre otras, utilizadas para garantizar una mejor
aprendizaje para estudiantes con discapacidad visual. El análisis aborda la eficiencia de estos
materiales aplicados en el estudio de la Química y destaca los principales desafíos que se enfrentan en
implementación de estos recursos en la educación secundaria regular. Sin embargo, se observó a través de
de investigación bibliográfica que ha seguido un énfasis creciente en la integración de la tecnología y
Recursos didácticos accesibles desarrollados para satisfacer las necesidades específicas de los estudiantes.
con discapacidad visual, lo que hace que las clases sean más dinámicas e interactivas, sin embargo,
Todavía persisten desafíos, como la falta de infraestructura adecuada en algunas escuelas.
y la necesidad continua de capacitar a los educadores para implementar nuevas
metodologías, y así obtener una enseñanza más inclusiva y equitativa. |
pt_BR |