DSpace/Manakin Repository

Explorando acessibilidade visual no ensino de química: uma revisão narrativa sobre materiais didáticos acessíveis para estudantes com deficiência visual.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CAETANO, Alda Leaby Oliveira de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, A. L. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0408631953967089 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 FERREIRA, João Marcos Gomes de Oliveira.
dc.contributor.advisor-co1ID FERREIRA, J. M. G. O. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ID DE OLIVEIRA FERREIRA, JOÃO MARCOS GOMES. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ID FERREIRA, JOÃO. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/6599005457210096 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Fernando Kidelmar Dantas de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, F. K. D. pt_BR
dc.contributor.referee1ID DANTAS, FERNANDO KIDELMAR. pt_BR
dc.contributor.referee1ID FERNANDO KIDELMAR DANTAS. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4413385625546514 pt_BR
dc.contributor.referee2 BARROS, Joana Maria Farias.
dc.contributor.referee2ID Barros, J. M. F. pt_BR
dc.contributor.referee2ID BARROS, JOANA M. F. pt_BR
dc.contributor.referee2ID BARROS, J. M. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1016070459137884 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho de conclusão de curso, visa realizar uma revisão narrativa na literatura sobre a acessibilidade visual no ensino de Química averiguando os materiais didáticos pedagógicos acessíveis para alunos com deficiência visual. O objetivo é verificar os recursos pedagógicos acessíveis por meio do levantamento e da análise de fontes, como o Google Acadêmico, em artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso. A revisão explora os recursos didáticos acessíveis para o ensino de Química, como materiais táteis, audiodescrição, tecnologias assistivas, entre outros, utilizados para garantir uma melhor aprendizagem do aluno com deficiência visual. A análise aborda a eficiência desses materiais aplicados no estudo de Química e destaca os principais desafios enfrentados na implementação desses recursos no ensino médio regular. Contudo, observou-se através da pesquisa na literatura que sucedeu uma ênfase crescente na integração de tecnologia e recursos didáticos acessíveis desenvolvidos para atender as especificidades dos alunos com deficiência visual, o que torna as aulas mais dinâmicas e interativas, entretanto, os desafios ainda subsistem, como a ausência de infraestrutura adequada em algumas escolas e a necessidade contínua de capacitação dos educadores para implementar novas metodologias, e assim obter-se um ensino mais inclusivo e equitativo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula pt_BR
dc.subject.cnpq Química pt_BR
dc.title Explorando acessibilidade visual no ensino de química: uma revisão narrativa sobre materiais didáticos acessíveis para estudantes com deficiência visual. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-10
dc.description.abstract The present conclusion course work aims to carry out a narrative review of the literature on visual accessibility in the teaching of Chemistry, investigating accessible teaching materials for students with visual impairments. The objective is to verify accessible teaching resources by surveying and analyzing sources such as Google Scholar, in scientific articles, final course works. The review explores accessible teaching resources for teaching Chemistry, such as tactile materials, audio description, assistive technologies, among others, used to ensure better learning for students with visual impairments. The analysis addresses the efficiency of these materials applied in the study of Chemistry and highlights the main challenges faced in the implementation of these resources in regular high school. However, it was observed through research in the literature that there has been a growing emphasis on the integration of accessible technology and teaching resources developed to meet the specificities of students with visual impairments, which makes classes more dynamic and interactive. However, challenges still remain, such as the lack of adequate infrastructure in some schools and the ongoing need for training educators to implement new methodologies and thus obtain more inclusive and equitable education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39472
dc.date.accessioned 2024-12-13T12:12:55Z
dc.date.available 2024-12-13
dc.date.available 2024-12-13T12:12:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Deficientes visuais – acessibilidade visual pt_BR
dc.subject Recurso pedagógico – ensino de química pt_BR
dc.subject Estudo de química – recurso pedagógico pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Materiais didáticos – ensino de química pt_BR
dc.subject Centro de Educação e Saúde pt_BR
dc.subject Chemistry teaching pt_BR
dc.subject Visually impaired – visual accessibility pt_BR
dc.subject Pedagogical resource – chemistry teaching pt_BR
dc.subject Chemistry study – resource pedagogical pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Teaching materials – teaching chemical pt_BR
dc.subject Education and Health Center pt_BR
dc.subject Enseñanza de química pt_BR
dc.subject Personas con discapacidad visual – accesibilidad visual pt_BR
dc.subject Recurso pedagógico – enseñanza de la química pt_BR
dc.subject Estudio de química – recurso pedagógico pt_BR
dc.subject Educación inclusiva pt_BR
dc.subject Materiales didácticos – enseñanza químico pt_BR
dc.subject Centro de Educación y Salud pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Alessandra Silva de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Exploring visual accessibility in chemistry teaching: a review narrative about accessible teaching materials for students with visual impairment. pt_BR
dc.title.alternative Explorando la accesibilidad visual en la enseñanza de la química: una revisión narrativa sobre materiales didácticos accesibles para estudiantes con discapacidad visual. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Alessandra Silva de. Explorando acessibilidade visual no ensino de química: uma revisão narrativa sobre materiais didáticos acessíveis para estudantes com deficiência visual. 2024. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39472 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo de conclusión de curso tiene como objetivo realizar una revisión narrativa de la literatura sobre la accesibilidad visual en la enseñanza de la química mediante la investigación de materiales didácticos Cursos pedagógicos accesibles para estudiantes con discapacidad visual. El objetivo es verificar la recursos pedagógicos accesibles a través de la encuesta y análisis de fuentes, como Google Scholar, en artículos científicos y trabajos de finalización de cursos. la revisión explora recursos didácticos accesibles para la enseñanza de la Química, como materiales táctiles, audiodescripción, tecnologías de asistencia, entre otras, utilizadas para garantizar una mejor aprendizaje para estudiantes con discapacidad visual. El análisis aborda la eficiencia de estos materiales aplicados en el estudio de la Química y destaca los principales desafíos que se enfrentan en implementación de estos recursos en la educación secundaria regular. Sin embargo, se observó a través de de investigación bibliográfica que ha seguido un énfasis creciente en la integración de la tecnología y Recursos didácticos accesibles desarrollados para satisfacer las necesidades específicas de los estudiantes. con discapacidad visual, lo que hace que las clases sean más dinámicas e interactivas, sin embargo, Todavía persisten desafíos, como la falta de infraestructura adecuada en algunas escuelas. y la necesidad continua de capacitar a los educadores para implementar nuevas metodologías, y así obtener una enseñanza más inclusiva y equitativa. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta