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Jogos educativos utilizados no ensino de diagnósticos de enfermagem: revisão integrativa.

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dc.creator.ID SILVA, W. I. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9316736127787555 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NOGUEIRA, Matheus Figueiredo.
dc.contributor.advisor1ID NOGUEIRA, M. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2379371079660244 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 ANDRADE, Lidiane Lima de.
dc.contributor.advisor-co1ID ANDRADE, L. L. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/3076237365194240 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Alana Tamar Oliveira de.
dc.contributor.referee1ID SOUSA, A. T. O. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9565834328174854 pt_BR
dc.contributor.referee2 PIMENTEL, Edlene Régis Silva.
dc.contributor.referee2ID PIMENTEL, E.R.S pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1671747203740126 pt_BR
dc.description.resumo A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem no 736 de 17 de janeiro de 2024, dispõe sobre a implementação do Processo de Enfermagem em todo contexto socioambiental onde ocorre o cuidado de enfermagem. A segunda etapa do Processo de Enfermagem (PE), o Diagnóstico de Enfermagem (DE) consiste no raciocínio clínico para estabelecer e identificar as necessidades dos indivíduos. Inúmeros são os desafios no ensino para a elaboração de DE durante a graduação, o que requer dos docentes estratégias pedagógicas efetivas, consistentes, diversificadas e cada vez mais lúdicas, por isso, os jogos estão galgando espaço dentro da Enfermagem como relevante estratégia de ensino. Objetivo: Mapear os jogos educativos utilizados no ensino de Diagnósticos de Enfermagem, a partir de uma revisão integrativa da literatura. Método: Revisão integrativa da literatura elaborada segundo as recomendações PRISMA a partir da questão norteadora: quais os elementos identificados na construção e operabilidade de jogos educativos utilizados no ensino-aprendizagem de Diagnósticos de Enfermagem? Para a busca das evidências científicas foram selecionados descritores controlados, após consulta aos vocabulários Descritores em Ciências da Saúde e bases de dados da área de ciências da saúde. Utilizou-se o intervalo temporal de 2019 a 2024, e excluíram-se artigos que não respondiam à questão norteadora. Resultados: Foram selecionados cinco artigos para a revisão. Destacaram-se pesquisadores brasileiros. Os estudos de delineamento metodológico são os mais comuns. Dentre os jogos, foram identificados: um aplicativo para aparelhos móveis para o ensino da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, denominado CIPE® Play; um Guia Autoinstrucional para o Raciocínio Clínico (GARC); um jogo de tabuleiro Enfermeiro Diagnosticador, para resolução de casos clínicos; um infográfico sobre o PE na vacinação infantil; e um diagrama sobre ensinar e aprender o raciocínio dos DE tendo como base as Teorias de Enfermagem. Conclusões: A operabilidade dos jogos transcende a simples assimilação de conhecimentos e proporciona uma abordagem interativa e dinâmica tornando o processo de aprendizagem mais eficaz e envolvente, através da estimulação do raciocínio clinico, trabalho em equipe, comunicação, liderança, competitividade, simulação de cenários clínicos e expande as alternativas pedagógicas. Como contribuição desta pesquisa, recomenda-se a elaboração e validação de novos jogos educativos sobre o ensino DE, haja vista as diversas vantagens e contribuições para o ensino-aprendizagem no âmbito da Enfermagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Jogos educativos utilizados no ensino de diagnósticos de enfermagem: revisão integrativa. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-03
dc.description.abstract Resolution No. 736 of the Federal Nursing Council of January 17, 2024, provides for the implementation of the Nursing Process in every socio-environmental context where nursing care occurs. The second stage of the Nursing Process (NP), the Nursing Diagnosis (ND), consists of clinical reasoning to establish and identify the needs of individuals. There are countless challenges in teaching the elaboration of ND during undergraduate studies, which requires effective, consistent, diversified and increasingly playful pedagogical strategies from teachers, therefore, games are gaining space within Nursing as a relevant teaching strategy. Objective: To map the educational games used in the teaching of Nursing Diagnoses, based on an integrative review of the literature. Method: Integrative literature review prepared according to PRISMA recommendations based on the guiding question: what are the elements identified in the construction and operability of educational games used in the teaching-learning of Nursing Diagnoses? To search for scientific evidence, controlled descriptors were selected after consulting the Health Sciences Descriptors vocabularies and databases in the health sciences area. The time range from 2019 to 2024 was used, and articles that did not answer the guiding question were excluded. Results: Five articles were selected for the review. Brazilian researchers stood out. Methodological design studies are the most common. Among the games, the following were identified: an application for mobile devices for teaching the International Classification for Nursing Practice, called CIPE® Play; a Self-Instructional Guide for Clinical Reasoning (GARC); a board game Nurse Diagnostician, for solving clinical cases; an infographic on NP in childhood vaccination; and a diagram on teaching and learning the reasoning of ND based on Nursing Theories. Conclusions: The operability of games transcends the simple assimilation of knowledge and provides an interactive and dynamic approach, making the learning process more effective and engaging, through the stimulation of clinical reasoning, teamwork, communication, leadership, competitiveness, simulation of clinical scenarios and expanding pedagogical alternatives. As a contribution of this research, it is recommended that new educational games be developed and validated on teaching ND, given the various advantages and contributions to teaching and learning in the field of Nursing. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39493
dc.date.accessioned 2024-12-16T11:45:07Z
dc.date.available 2024-12-16
dc.date.available 2024-12-16T11:45:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject Processo de enfermagem pt_BR
dc.subject Diagnósticos de enfermagem pt_BR
dc.subject Jogos educativos - diagnósticos de enfermagem pt_BR
dc.subject Enfermagem - ensino - diagnóstico pt_BR
dc.subject Enfermagem - tecnologia educacional - jogos educacionais pt_BR
dc.subject Educational technology pt_BR
dc.subject Nursing process pt_BR
dc.subject Diagnostics nursing pt_BR
dc.subject Educational games - nursing diagnoses pt_BR
dc.subject Nursing - teaching - diagnosis pt_BR
dc.subject Nursing - educational technology - educational games pt_BR
dc.subject Tecnología educativa pt_BR
dc.subject Proceso de enfermería pt_BR
dc.subject Diagnóstico enfermería pt_BR
dc.subject Juegos educativos - diagnósticos de enfermería pt_BR
dc.subject Enfermería - docencia - diagnóstico pt_BR
dc.subject Enfermería - tecnología educativa - juegos educativos pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Wanessa Ingrid França.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational games used in teaching nursing diagnoses: integrative review. pt_BR
dc.title.alternative Juegos educativos utilizados en la enseñanza de diagnósticos de enfermería: revisión integradora. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Wanessa Ingrid França. Jogos educativos utilizados no ensino de diagnósticos de enfermagem: revisão integrativa. 2024. 27 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39493 pt_BR
dc.description.resumen Resolución del Consejo Federal de Enfermería N° 736 de 17 de enero de 2024, prevé la implementación del Proceso de Enfermería en todos los contextos entorno socioambiental donde ocurre el cuidado de enfermería. La segunda etapa del Proceso de Enfermería (NP), el Diagnóstico de Enfermería (ND) consiste en el razonamiento clínico para Establecer e identificar las necesidades de las personas. Hay innumerables desafíos en la enseñanza. para la elaboración de ED durante la graduación, lo que requiere que los docentes desarrollen estrategias pedagógicas efectivos, consistentes, diversos y cada vez más divertidos, razón por la cual los juegos están ganando popularidad espacio dentro de la Enfermería como estrategia docente relevante. Objetivo: Mapear los juegos. herramientas educativas utilizadas en la enseñanza de los Diagnósticos de Enfermería, a partir de una revisión integrador de la literatura. Método: Revisión integradora de la literatura elaborada según el Recomendaciones de PRISMA basadas en la pregunta orientadora: ¿qué elementos se identificaron en el Construcción y operatividad de juegos educativos utilizados en la enseñanza-aprendizaje. ¿Diagnósticos de enfermería? Para buscar evidencia científica, seleccionamos descriptores controlados, previa consulta de los vocabularios Descriptores en Ciencias de la Salud y bases de datos en el área de ciencias de la salud. Se utilizó el rango temporal de 2019 a 2024, y se excluyeron los artículos que no respondieron a la pregunta orientadora. Resultados: Ellos eran Se seleccionaron cinco artículos para su revisión. Destacaron los investigadores brasileños. los estudios El diseño metodológico son los más comunes. Entre los juegos se identificaron los siguientes: Aplicación para dispositivos móviles para la enseñanza de la Clasificación Internacional para la Práctica de la Enfermería, denominada CIPE® Play; una guía autodidacta para el razonamiento clínico (GARC); un juego de mesa de Diagnóstico Enfermero, para la resolución de casos clínicos; una infografía sobre EP en la vacunación infantil; y un diagrama sobre la enseñanza y el aprendizaje de Razonamiento del DE basado en Teorías de Enfermería. Conclusiones: Operabilidad de juegos trasciende la simple asimilación de conocimientos y proporciona un enfoque interactivo y dinámico, haciendo que el proceso de aprendizaje sea más efectivo y atractivo, a través de estimulando el razonamiento clínico, el trabajo en equipo, la comunicación, el liderazgo, competitividad, simulación de escenarios clínicos y amplía alternativas pedagógicas. Como Aporte de esta investigación, se recomienda el desarrollo y validación de nuevos juegos educativos. sobre la enseñanza de la ED, dadas las diversas ventajas y aportes a la enseñanza-aprendizaje en el ámbito de la Enfermería. pt_BR


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