Repositorio Dspace/Manakin

Uma heurística de busca local para um problema parcialmente irrestrito de pouso de aeronaves: uma estudo de caso.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID BRITO, M. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9128262142169429 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA , Yuri Laio Teixeira Veras.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0003-0683-6194 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8971490719107438 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0002-7876-1008 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8314910448343996 pt_BR
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Aline Amaral Leal.
dc.contributor.referee2ID BARBOSA, A. A. L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1356354619349818 pt_BR
dc.description.resumo A sobrecarga e a insuficiência de oferta no tráfego aéreo, ocasionam desequilíbrios nos sistemas aeroportuários, o que tem como consequências, o aumento nos custos operacionais, atrasos recorrentes nos voos e desconforto para os passageiros. Esses fatores, são problemáticas enfrentadas frequentemente no setor, e estabelecem adversidades nos processos operacionais, afetando assim diretamente, a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos por aeroportos e companhias aéreas. Dessa forma, o objetivo desse estudo é elaborar uma heurística de otimização fundamentada em busca local para o problema de pouso de voo em um aeroporto com pista de pouso e decolagem única, essa abordagem realiza empenhos para aprimorar a eficiência operacional e o gerenciamento de tráfego aéreo. A metodologia empregada para alcançar o objetivo da pesquisa, é classificada como aplicada quanto à natureza, quanto à abordagem, aos objetivos e aos procedimentos técnicos é caracterizada, respectivamente, como quantitativa, exploratória e estudo de caso. Assim, o estudo foi realizado em seis etapas, são elas, uma coleta de dados em um base real para construir as instâncias aplicadas na abordagem heurística, um embasamento bibliográfico, a compreensão acerca da modelagem matemática do aircraft landing problem, a construção do método heurístico, a execução dos resultados computacionais e a análise estatística desses resultados. Os resultados obtidos demonstraram que a heurística proposta é eficiente para geração de possíveis soluções, com tempos de execução computacional viáveis. Atrelado a isso, nos experimentos feitos a partir de três instâncias baseadas em dados do Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes, as divergências totais médias encontradas estão entre 3875 UT e 3945 UT, com desvio padrão entre 310,4 UT e 321 UT para as dez execuções que as instâncias foram submetidas. Em síntese, a abordagem proposta foi determinada como uma ferramenta funcional e prática para gestão do tráfego aéreo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.title Uma heurística de busca local para um problema parcialmente irrestrito de pouso de aeronaves: uma estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-08
dc.description.abstract The overload and insufficient supply of air traffic lead to imbalances in airport systems, resulting in increased operational costs, frequent flight delays, and passenger discomfort. These factors are recurring issues in the sector and create challenges in operational processes, thus directly affecting the efficiency and quality of services offered by airports and airlines. Therefore, this study aims to develop an optimization heuristic based on local search to solve the aircraft landing problem at an airport with a single runway. This approach aims to improve operational efficiency and air traffic management. The methodology used to achieve the research objective is classified as applied in nature, and in terms of approach, goals, and technical procedures, it is characterized as quantitative, exploratory, and case study, respectively. The study was carried out in six stages: data collection from a real database to build the instances used in the heuristic approach, a literature review, an understanding of the mathematical modeling of the aircraft landing problem, the construction of the heuristic method, the execution of computational results, and the statistical analysis of these results. The results showed that the proposed heuristic efficiently generates possible solutions with feasible computational execution times. Additionally, in experiments based on three instances using real data from Recife/Guararapes International Airport, the average total discrepancies ranged from 3875 UT to 3945 UT, with a standard deviation between 310.4 UT and 321 UT for the ten executions that the instances underwent. In summary, the proposed approach was determined to be a functional and practical tool for air traffic management. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39499
dc.date.accessioned 2024-12-16T14:56:07Z
dc.date.available 2024-12-16
dc.date.available 2024-12-16T14:56:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Heurística de busca local pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Pouso de aeronaves pt_BR
dc.subject Atraso de vôos pt_BR
dc.subject Atraso de pousos - aeronaves pt_BR
dc.subject Tráfego aéreo pt_BR
dc.subject Modelagem matemática pt_BR
dc.subject Aircraft landing problem pt_BR
dc.subject Local search heuristics pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Aircraft landing pt_BR
dc.subject Flight delays pt_BR
dc.subject Landing delay - aircraft pt_BR
dc.subject Air traffic pt_BR
dc.subject Mathematical modeling pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO , Mariana Paiva
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A local search heuristic for a partially unconstrained aircraft landing problem: a case study. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Mariana Paiva. Uma heurística de busca local para um problema parcialmente irrestrito de pouso de aeronaves: um estudo de caso. 2024. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39499 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta