dc.creator.ID |
DIAS, J. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0494223638953455 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MALTA, Sérgio. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FARIAS , Paulo Sérgio Cunha. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALMEIDA , Maria do Socorro Pereira de. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção ambiental dos estudantes
da Escola Cidadã Integral e Técnica Estadual, Jornalista José Leal Ramos, localizada
no município de São João do Cariri/PB, a partir das diversas concepções de educação
ambiental na Escola de ensino básico. A sociedade possui grandes desafios oriundos
das consequências geradas pela exploração exacerbada do meio ambiente. Portanto,
trabalhos voltados para a educação ambiental são necessários, pois contribuem
resultados promissores na formação cidadã, consciente e sensível acerca das
problemáticas socioambientais. Nessa perspectiva, a percepção ambiental é
entendida como a maneira que os seres humanos enxergam tudo ao seu redor, sendo
estudada com o objetivo de compreender a relação entre seres humanos e o meio
ambiente, base importante para o desenvolvimento de estudos que considerem essa
relação. A pesquisa envolveu alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental,
perfazendo um total de 25 (vinte e cinco) estudantes. Utilizou-se, além do
levantamento bibliográfico de conceitos importantes, o método da Revisão
Bibliográfica Sistemática e Integrativa. Para análise dos dados nos ancoramos na
teoria de análise de conteúdo de Laurence Bardin, ressaltando que para obtenção dos
dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Para a obtenção das
informações necessárias ao estudo foram aplicadas duas entrevistas, nas quais, se
utilizou uma abordagem qualitativa. O trabalho também envolveu um arcabouço
prático com a finalidade de abordar conteúdo da geografia e educação ambiental, no
qual foi analisada a percepção ambiental antes e depois dessas práticas. Observou
se variações na percepção ambiental dos estudantes na conclusão do estudo. Foi
observado, também, a necessidade de entender sobre a percepção ambiental de
jovens em escolarização, visto que, há urgência de uma mudança social e
comportamental que perpassa o entendimento da visão de meio ambiente no contexto
contemporâneo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROFGEO |
|
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Percepção e práticas de educação ambiental na ECITE Jornalista José Leal Ramos, São João do Cariri/PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-08-14 |
|
dc.description.abstract |
This study aims to analyze the environmental perception of students at Escola Cidadã
Integral e Técnica Estadual, Jornalista José Leal Ramos, located in São João do
Cariri/PB, based on various concepts of environmental education in basic education.
Society faces significant challenges due to the consequences of excessive
environmental exploitation. Therefore, environmental education initiatives are
necessary as they contribute promising results in fostering citizenship that is aware
and sensitive to socio-environmental issues. In this context, environmental perception
is understood as how humans perceive their surroundings. It is studied to understand
the relationship between humans and the environment, which is a crucial foundation
for developing studies that consider this relationship. The research involved students
from the 7th, 8th, and 9th grades, totaling 25 students. In addition to a bibliographic
survey of key concepts, the study employed the Systematic and Integrative
Bibliographic Review method. Data analysis was based on Laurence Bardin's content
analysis theory, with semi-structured interviews conducted to collect data. Two
interviews with a qualitative approach were applied to obtain the necessary information
for the study. The research also included a practical framework to address geography
and environmental education content, analyzing environmental perception before and
after these practices. Variations in students' environmental perception were observed
upon completion of the study. Additionally, the need to understand the environmental
perception of young students was noted, highlighting the urgency of a social and
behavioral shift in understanding the environment in the contemporary context. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39500 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-16T18:03:25Z |
|
dc.date.available |
2024-12-16 |
|
dc.date.available |
2024-12-16T18:03:25Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Meio ambiente – ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
São João do Cariri – Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental perception |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practices |
pt_BR |
dc.subject |
Environment – teaching and learning |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DIAS, Jenifer Freitas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Perception and practices of environmental education at ECITE Journalist José Leal Ramos, São João do Cariri/PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DIAS, Jenifer Freitas. Percepção e práticas de educação ambiental na ECITE Jornalista José Leal Ramos, São João do Cariri/PB. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Geografia em rede PROFGEO) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |