DSpace/Manakin Repository

Percepção e práticas de educação ambiental na ECITE Jornalista José Leal Ramos, São João do Cariri/PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DIAS, J. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0494223638953455 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.advisor1ID MALTA, Sérgio. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS , Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.referee2 ALMEIDA , Maria do Socorro Pereira de.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção ambiental dos estudantes da Escola Cidadã Integral e Técnica Estadual, Jornalista José Leal Ramos, localizada no município de São João do Cariri/PB, a partir das diversas concepções de educação ambiental na Escola de ensino básico. A sociedade possui grandes desafios oriundos das consequências geradas pela exploração exacerbada do meio ambiente. Portanto, trabalhos voltados para a educação ambiental são necessários, pois contribuem resultados promissores na formação cidadã, consciente e sensível acerca das problemáticas socioambientais. Nessa perspectiva, a percepção ambiental é entendida como a maneira que os seres humanos enxergam tudo ao seu redor, sendo estudada com o objetivo de compreender a relação entre seres humanos e o meio ambiente, base importante para o desenvolvimento de estudos que considerem essa relação. A pesquisa envolveu alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, perfazendo um total de 25 (vinte e cinco) estudantes. Utilizou-se, além do levantamento bibliográfico de conceitos importantes, o método da Revisão Bibliográfica Sistemática e Integrativa. Para análise dos dados nos ancoramos na teoria de análise de conteúdo de Laurence Bardin, ressaltando que para obtenção dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Para a obtenção das informações necessárias ao estudo foram aplicadas duas entrevistas, nas quais, se utilizou uma abordagem qualitativa. O trabalho também envolveu um arcabouço prático com a finalidade de abordar conteúdo da geografia e educação ambiental, no qual foi analisada a percepção ambiental antes e depois dessas práticas. Observou se variações na percepção ambiental dos estudantes na conclusão do estudo. Foi observado, também, a necessidade de entender sobre a percepção ambiental de jovens em escolarização, visto que, há urgência de uma mudança social e comportamental que perpassa o entendimento da visão de meio ambiente no contexto contemporâneo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PROFGEO
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Percepção e práticas de educação ambiental na ECITE Jornalista José Leal Ramos, São João do Cariri/PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-08-14
dc.description.abstract This study aims to analyze the environmental perception of students at Escola Cidadã Integral e Técnica Estadual, Jornalista José Leal Ramos, located in São João do Cariri/PB, based on various concepts of environmental education in basic education. Society faces significant challenges due to the consequences of excessive environmental exploitation. Therefore, environmental education initiatives are necessary as they contribute promising results in fostering citizenship that is aware and sensitive to socio-environmental issues. In this context, environmental perception is understood as how humans perceive their surroundings. It is studied to understand the relationship between humans and the environment, which is a crucial foundation for developing studies that consider this relationship. The research involved students from the 7th, 8th, and 9th grades, totaling 25 students. In addition to a bibliographic survey of key concepts, the study employed the Systematic and Integrative Bibliographic Review method. Data analysis was based on Laurence Bardin's content analysis theory, with semi-structured interviews conducted to collect data. Two interviews with a qualitative approach were applied to obtain the necessary information for the study. The research also included a practical framework to address geography and environmental education content, analyzing environmental perception before and after these practices. Variations in students' environmental perception were observed upon completion of the study. Additionally, the need to understand the environmental perception of young students was noted, highlighting the urgency of a social and behavioral shift in understanding the environment in the contemporary context. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39500
dc.date.accessioned 2024-12-16T18:03:25Z
dc.date.available 2024-12-16
dc.date.available 2024-12-16T18:03:25Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Percepção ambiental pt_BR
dc.subject Práticas de ensino pt_BR
dc.subject Meio ambiente – ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject São João do Cariri – Paraíba pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Environmental perception pt_BR
dc.subject Teaching practices pt_BR
dc.subject Environment – ​​teaching and learning pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DIAS, Jenifer Freitas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Perception and practices of environmental education at ECITE Journalist José Leal Ramos, São João do Cariri/PB. pt_BR
dc.identifier.citation DIAS, Jenifer Freitas. Percepção e práticas de educação ambiental na ECITE Jornalista José Leal Ramos, São João do Cariri/PB. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Geografia em rede PROFGEO) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta