dc.creator.ID |
REIS, Angela Batista |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4811941175823833 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Fábio Paraguaçu Duarte da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PARAGUAÇU, F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5438107871273282 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LULA JÚNIOR, Bernardo. |
|
dc.contributor.referee2 |
FURTADO, Maria Elizabeth S. |
|
dc.description.resumo |
Esse trabalho descreve a arquitetura de um ambiente para aprendizagem colaborativa e
os processos de comunicação existentes nas interações entre os seus agentes. A
abordagem implica a implementação de cenários, tarefas e simulações para
compreensão de conceitos ecológico de preservação ambiental. Um agente pedagógico
expõe princípios teóricos e acompanha o desenvolvimento das tarefas, colaborando com
o aprendiz no processo de aprendizagem. Além de um agente pedagógico artificial, o
aprendiz pode solicitar o auxílio de um mediador humano e de colegas aprendizes.
Esta proposta fundamenta-se na teoria de desenvolvimento cognitivo de Vygotsky
[VYG.78], onde a criança aprende melhor quando lhe oferecemos tarefas que estão
acima de seu nível de desenvolvimento atual, desde que sejam acompanhadas por uma
pessoa capaz de orientar no processo de aprendizagem, e guiá-la pela ZDP (Zona de
Desenvolvimento Proximal). Para implementar os conceitos de colaboração inerentes a
esta teoria, é essencial criar ambientes onde a interação de aprendizes e colaboradores
seja intensa e eficaz. Neste contexto, a Inteligência Artificial Distribuída serve de
alicerce para a concepção dos agentes e de seus processos comunicativos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Teoria da Computação |
pt_BR |
dc.title |
Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2001-04-11 |
|
dc.description.abstract |
This work describes the architecture of an environment for collaborative learning and
the existing communication processes in the interactions between its agents. The
approach implies the implementation of scenes, tasks and simulations for understanding
the ecological preservation concepts. A pedagogical agent displays theoretical principles
and follows the tasks development, collaborating with the apprentice in learning
process. Beyond an artificial pedagogical agent, the apprentice can request aid to a
human mediator and to apprentices colleagues.
This proposal is based on Vygotsky's theory of cognitive development [VYG.78], where
the child learns better when we offer him tasks that are above of his current
development level, since that they are follow by a person capable to collaborate with
them in the learning process, and guide them through the ZPD (Zone of Proximal
Development). To implement the inherent concepts of collaboration surrounding this
theory, it is essential to create an environment where apprentices and collaborators
interaction is intense and efficient. In this context, Distributed Artificial Intelligence
serves as a foundation for the environment agents conception and its communicative
process. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3950 |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-24T20:02:11Z |
|
dc.date.available |
2019-05-24 |
|
dc.date.available |
2019-05-24T20:02:11Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Informática na Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Inteligência Artificial Distribuída |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem Colaborativa |
pt_BR |
dc.subject |
Agentes Pedagógicos |
pt_BR |
dc.subject |
Computer Science in Education |
pt_BR |
dc.subject |
Distributed Artificial Intelligence |
pt_BR |
dc.subject |
Collaborative Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Agents |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
REIS, Ângela Batista. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An environment for the pedagogical agent of collaborative learning in harmonization - APACHE. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
REIS, A. B. Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE. 2001. 152 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Programa de Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3950 |
pt_BR |