DSpace/Manakin Repository

Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID REIS, Angela Batista pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4811941175823833 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Fábio Paraguaçu Duarte da.
dc.contributor.advisor1ID PARAGUAÇU, F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5438107871273282 pt_BR
dc.contributor.referee1 LULA JÚNIOR, Bernardo.
dc.contributor.referee2 FURTADO, Maria Elizabeth S.
dc.description.resumo Esse trabalho descreve a arquitetura de um ambiente para aprendizagem colaborativa e os processos de comunicação existentes nas interações entre os seus agentes. A abordagem implica a implementação de cenários, tarefas e simulações para compreensão de conceitos ecológico de preservação ambiental. Um agente pedagógico expõe princípios teóricos e acompanha o desenvolvimento das tarefas, colaborando com o aprendiz no processo de aprendizagem. Além de um agente pedagógico artificial, o aprendiz pode solicitar o auxílio de um mediador humano e de colegas aprendizes. Esta proposta fundamenta-se na teoria de desenvolvimento cognitivo de Vygotsky [VYG.78], onde a criança aprende melhor quando lhe oferecemos tarefas que estão acima de seu nível de desenvolvimento atual, desde que sejam acompanhadas por uma pessoa capaz de orientar no processo de aprendizagem, e guiá-la pela ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal). Para implementar os conceitos de colaboração inerentes a esta teoria, é essencial criar ambientes onde a interação de aprendizes e colaboradores seja intensa e eficaz. Neste contexto, a Inteligência Artificial Distribuída serve de alicerce para a concepção dos agentes e de seus processos comunicativos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.subject.cnpq Teoria da Computação pt_BR
dc.title Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE. pt_BR
dc.date.issued 2001-04-11
dc.description.abstract This work describes the architecture of an environment for collaborative learning and the existing communication processes in the interactions between its agents. The approach implies the implementation of scenes, tasks and simulations for understanding the ecological preservation concepts. A pedagogical agent displays theoretical principles and follows the tasks development, collaborating with the apprentice in learning process. Beyond an artificial pedagogical agent, the apprentice can request aid to a human mediator and to apprentices colleagues. This proposal is based on Vygotsky's theory of cognitive development [VYG.78], where the child learns better when we offer him tasks that are above of his current development level, since that they are follow by a person capable to collaborate with them in the learning process, and guide them through the ZPD (Zone of Proximal Development). To implement the inherent concepts of collaboration surrounding this theory, it is essential to create an environment where apprentices and collaborators interaction is intense and efficient. In this context, Distributed Artificial Intelligence serves as a foundation for the environment agents conception and its communicative process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3950
dc.date.accessioned 2019-05-24T20:02:11Z
dc.date.available 2019-05-24
dc.date.available 2019-05-24T20:02:11Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Informática na Educação pt_BR
dc.subject Inteligência Artificial Distribuída pt_BR
dc.subject Aprendizagem Colaborativa pt_BR
dc.subject Agentes Pedagógicos pt_BR
dc.subject Computer Science in Education pt_BR
dc.subject Distributed Artificial Intelligence pt_BR
dc.subject Collaborative Learning pt_BR
dc.subject Teaching Agents pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator REIS, Ângela Batista.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An environment for the pedagogical agent of collaborative learning in harmonization - APACHE. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation REIS, A. B. Um ambiente para o agente pedagógico de aprendizagem colaborativa em harmonização ecológica - APACHE. 2001. 152 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Programa de Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3950 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta