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O uso de materiais alternativos em atividades experimentais no ensino de química: uma revisão bibliográfica sobre os impactos no processo de aprendizagem.

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dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Leiliane Alves da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, L. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7921207915607413 pt_BR
dc.contributor.referee2 DANTAS, Lorena Vanessa Medeiros.
dc.contributor.referee2ID DANTAS, L. V. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7156088659096084 pt_BR
dc.description.resumo Ao longo dos anos, todas as áreas têm evoluído, trazendo consigo uma série de desafios. Na educação, essa realidade não é diferente. Um dos fatores que dificultam o processo de ensino e aprendizagem é a persistência do método tradicional, que se baseia na simples transmissão de conteúdos e na memorização de conceitos e fórmulas. Nesse contexto, torna-se imprescindível que os educadores busquem metodologias alternativas que possam facilitar o processo de ensino. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar de que forma as atividades experimentais auxiliam no aprimoramento do processo de aprendizagem utilizando materiais alternativos. A metodologia utilizada foi baseada em uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, na qual a coleta de dados foi realizada por meio da plataforma Google Acadêmico, selecionando artigos publicados entre 2019 a 2023. Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir que , a utilização de materiais alternativos em atividades experimentais torna as aulas mais atrativas, facilitando a compreensão dos conteúdos e contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem, evidenciando a importância dessa abordagem no ambiente escolar. Dessa forma, fica notório que o uso da experimentação com materiais alternativos permite superar os desafios encontrados no ensino tradicional. Além disso, quando essas atividades são relacionadas ao cotidiano, proporcionam uma compreensão mais clara dos conteúdos pelos estudantes e os motivam a enxergar a disciplina de química e seus aspectos de forma clara relacionando com o seu cotidiano. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química pt_BR
dc.title O uso de materiais alternativos em atividades experimentais no ensino de química: uma revisão bibliográfica sobre os impactos no processo de aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-10
dc.description.abstract Over the years, all areas have evolved, bringing with them a series of challenges. In education, this reality is no different. One of the factors that hinder the teaching and learning process is the persistence of the traditional method, which is based on the simple transmission of content and the memorization of concepts and formulas. In this context, it is essential that educators seek alternative methodologies that can facilitate the teaching process. Therefore, this work aims to analyze how experimental activities help to improve the learning process using alternative materials. The methodology used was based on a qualitative literature review, in which data collection was carried out through the Google Scholar platform, selecting articles published between 2019 and 2023. Based on the results obtained, it was possible to conclude that the use of alternative materials in experimental activities makes the classes more attractive, facilitating the understanding of the contents and contributing to the teaching-learning process, evidencing the importance of this approach in the school environment. Thus, it is notorious that the use of experimentation with alternative materials allows overcoming the challenges found in traditional teaching. In addition, when these activities are related to everyday life, they provide a clearer understanding of the contents by students and motivate them to see the chemistry discipline and its aspects clearly related to their daily lives. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39524
dc.date.accessioned 2024-12-17T13:47:46Z
dc.date.available 2024-12-17
dc.date.available 2024-12-17T13:47:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Materiais alternativos e experimentação pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Ensino de química – processo de aprendizagem pt_BR
dc.subject Teaching chemistry pt_BR
dc.subject Alternative materials and experimentation pt_BR
dc.subject Teaching resources pt_BR
dc.subject Teaching chemistry – learning process pt_BR
dc.subject Enseñanza de química pt_BR
dc.subject Materiales alternativos y experimentación pt_BR
dc.subject Recursos didácticos pt_BR
dc.subject Enseñar química – proceso de aprendizaje pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Rosane Silva de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of alternative materials in experimental activities in teaching chemistry: a bibliographical review on the impacts on the chemistry process learning. pt_BR
dc.title.alternative El uso de materiales alternativos en actividades experimentales en la enseñanza. química: una revisión bibliográfica sobre los impactos en el proceso químico aprendiendo. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Rosane Silva de. O uso de materiais alternativos em atividades experimentais no ensino de química: uma revisão bibliográfica sobre os impactos no processo de aprendizagem. 2024. 29 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39524 pt_BR
dc.description.resumen A lo largo de los años, todos los ámbitos han ido evolucionando, trayendo consigo una serie de retos. En educación, esta realidad no es diferente. Uno de los factores que dificultan el proceso de enseñanza y el aprendizaje es la persistencia del método tradicional, que se basa en la simple transmisión Contenido y memorización de conceptos y fórmulas. En este contexto, se convierte Es fundamental que los educadores busquen metodologías alternativas que puedan facilitar la proceso de enseñanza. Por ello, este trabajo pretende analizar cómo Las actividades experimentales ayudan a mejorar el proceso de aprendizaje utilizando. materiales alternativos. La metodología utilizada se basó en una revisión bibliográfica de De carácter cualitativo, en el que la recogida de datos se realizó a través de la plataforma de Google. Académico, seleccionando artículos publicados entre 2019 y 2023. En base a los resultados obtenidos, se pudo concluir que el uso de materiales alternativos en las actividades experimental hace las clases más atractivas, facilitando la comprensión de los contenidos y contribuyendo al proceso de enseñanza-aprendizaje, resaltando la importancia de este enfoque en el entorno escolar. Por lo tanto, está claro que el uso de la experimentación con Los materiales alternativos le permiten superar los desafíos que se encuentran en la enseñanza tradicional. Además Además, cuando estas actividades están relacionadas con la vida cotidiana, proporcionan una comprensión contenido más claro para los estudiantes y los motiva a ver el tema de la química y sus aspectos claramente relacionados con su vida diaria. pt_BR


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