dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Leiliane Alves da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7921207915607413 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Lorena Vanessa Medeiros. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DANTAS, L. V. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7156088659096084 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Ao longo dos anos, todas as áreas têm evoluído, trazendo consigo uma série de desafios. Na
educação, essa realidade não é diferente. Um dos fatores que dificultam o processo de ensino
e aprendizagem é a persistência do método tradicional, que se baseia na simples transmissão
de conteúdos e na memorização de conceitos e fórmulas. Nesse contexto, torna-se
imprescindível que os educadores busquem metodologias alternativas que possam facilitar o
processo de ensino. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar de que forma as
atividades experimentais auxiliam no aprimoramento do processo de aprendizagem utilizando
materiais alternativos. A metodologia utilizada foi baseada em uma revisão bibliográfica de
natureza qualitativa, na qual a coleta de dados foi realizada por meio da plataforma Google
Acadêmico, selecionando artigos publicados entre 2019 a 2023. Com base nos resultados
obtidos, foi possível concluir que , a utilização de materiais alternativos em atividades
experimentais torna as aulas mais atrativas, facilitando a compreensão dos conteúdos e
contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem, evidenciando a importância dessa
abordagem no ambiente escolar. Dessa forma, fica notório que o uso da experimentação com
materiais alternativos permite superar os desafios encontrados no ensino tradicional. Além
disso, quando essas atividades são relacionadas ao cotidiano, proporcionam uma compreensão
mais clara dos conteúdos pelos estudantes e os motivam a enxergar a disciplina de química e
seus aspectos de forma clara relacionando com o seu cotidiano. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química |
pt_BR |
dc.title |
O uso de materiais alternativos em atividades experimentais no ensino de química: uma revisão bibliográfica sobre os impactos no processo de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-10 |
|
dc.description.abstract |
Over the years, all areas have evolved, bringing with them a series of challenges. In
education, this reality is no different. One of the factors that hinder the teaching and learning
process is the persistence of the traditional method, which is based on the simple transmission
of content and the memorization of concepts and formulas. In this context, it is essential that
educators seek alternative methodologies that can facilitate the teaching process. Therefore,
this work aims to analyze how experimental activities help to improve the learning process
using alternative materials. The methodology used was based on a qualitative literature
review, in which data collection was carried out through the Google Scholar platform,
selecting articles published between 2019 and 2023. Based on the results obtained, it was
possible to conclude that the use of alternative materials in experimental activities makes the
classes more attractive, facilitating the understanding of the contents and contributing to the
teaching-learning process, evidencing the importance of this approach in the school
environment. Thus, it is notorious that the use of experimentation with alternative materials
allows overcoming the challenges found in traditional teaching. In addition, when these
activities are related to everyday life, they provide a clearer understanding of the contents by
students and motivate them to see the chemistry discipline and its aspects clearly related to
their daily lives. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39524 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-17T13:47:46Z |
|
dc.date.available |
2024-12-17 |
|
dc.date.available |
2024-12-17T13:47:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Materiais alternativos e experimentação |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química – processo de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Alternative materials and experimentation |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resources |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching chemistry – learning process |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de química |
pt_BR |
dc.subject |
Materiales alternativos y experimentación |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didácticos |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñar química – proceso de aprendizaje |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Rosane Silva de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of alternative materials in experimental activities in teaching chemistry: a bibliographical review on the impacts on the chemistry process learning. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El uso de materiales alternativos en actividades experimentales en la enseñanza. química: una revisión bibliográfica sobre los impactos en el proceso químico aprendiendo. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Rosane Silva de. O uso de materiais alternativos em atividades experimentais no ensino de química:
uma revisão bibliográfica sobre os impactos no processo de aprendizagem. 2024. 29 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39524 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
A lo largo de los años, todos los ámbitos han ido evolucionando, trayendo consigo una serie de retos. En
educación, esta realidad no es diferente. Uno de los factores que dificultan el proceso de enseñanza
y el aprendizaje es la persistencia del método tradicional, que se basa en la simple transmisión
Contenido y memorización de conceptos y fórmulas. En este contexto, se convierte
Es fundamental que los educadores busquen metodologías alternativas que puedan facilitar la
proceso de enseñanza. Por ello, este trabajo pretende analizar cómo
Las actividades experimentales ayudan a mejorar el proceso de aprendizaje utilizando.
materiales alternativos. La metodología utilizada se basó en una revisión bibliográfica de
De carácter cualitativo, en el que la recogida de datos se realizó a través de la plataforma de Google.
Académico, seleccionando artículos publicados entre 2019 y 2023. En base a los resultados
obtenidos, se pudo concluir que el uso de materiales alternativos en las actividades
experimental hace las clases más atractivas, facilitando la comprensión de los contenidos y
contribuyendo al proceso de enseñanza-aprendizaje, resaltando la importancia de este
enfoque en el entorno escolar. Por lo tanto, está claro que el uso de la experimentación con
Los materiales alternativos le permiten superar los desafíos que se encuentran en la enseñanza tradicional. Además
Además, cuando estas actividades están relacionadas con la vida cotidiana, proporcionan una comprensión
contenido más claro para los estudiantes y los motiva a ver el tema de la química y
sus aspectos claramente relacionados con su vida diaria. |
pt_BR |