DSpace/Manakin Repository

Metodologias para o ensino de química na EJA: uma revisão bibliográfica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, R. C. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3002839446370885 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Jussiê Ubaldo da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, J. U. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3028612736218078 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Leiliane Alves da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, L. A. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7921207915607413 pt_BR
dc.description.resumo A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada aos alunos que não concluíram os estudos na idade recomendada. No geral, as turmas da EJA são compostas por alunos que trabalham e são responsáveis pelo sustento de sua família. Como a química é tida pelos alunos como uma disciplina complexa, cabe ao professor buscar metodologias diferenciadas que auxiliem os estudantes a compreenderem melhor a química, especialmente os alunos da EJA. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi pesquisar sobre metodologias de ensino que podem ser utilizadas durante as aulas, com a finalidade de tornar o ensino dessa matéria mais atrativo para os alunos. A busca pelos trabalhos foi realizada no periódico da CAPES, no período de 2017 a 2022. Os resultados indicam que o uso de metodologias diferenciadas, faz com que os alunos se sintam motivados, sendo participativos durante as aulas e construindo uma aprendizagem mais significativa. Dessa forma, é possível afirmar que utilizar estratégias metodológicas diferenciadas desperta no aluno da EJA o interesse por aprender, podendo contribuir significativamente para o ensino e aprendizagem desses estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Metodologias para o ensino de química na EJA: uma revisão bibliográfica. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-11
dc.description.abstract Youth and adult education (EJA) is a type of education aimed at students who have not completed their studies at the recommended age. In general, EJA classes are composed of students who work and are responsible for supporting their families. Since chemistry is considered a complex subject by students, it is up to the teacher to seek differentiated methodologies that help students better understand chemistry, especially EJA students. In this sense, the objective of this work was to research teaching methodologies that can be used during classes, with the purpose of making the teaching of this subject more attractive to students. The search for papers was carried out in the CAPES journal, from 2017 to 2022. The results indicate that the use of differentiated methodologies makes students feel motivated, being participatory during classes and building more meaningful learning. Thus, it is possible to affirm that using differentiated methodological strategies awakens EJA students' interest in learning, and can contribute significantly to the teaching and learning of these students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39552
dc.date.accessioned 2024-12-18T12:04:41Z
dc.date.available 2024-12-18
dc.date.available 2024-12-18T12:04:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Ensino de química - EJA pt_BR
dc.subject Química -EJA - ensino - metodologias pt_BR
dc.subject Química - EJA - compreensão pt_BR
dc.subject Química - EJA - ensino pt_BR
dc.subject Teaching chemistry pt_BR
dc.subject Chemistry teaching - EJA pt_BR
dc.subject Chemistry -EJA - teaching - methodologies pt_BR
dc.subject Chemistry - EJA - understanding pt_BR
dc.subject Chemical - EJA - teaching pt_BR
dc.subject Enseñanza de química pt_BR
dc.subject Enseñanza de química - EJA pt_BR
dc.subject Química -EJA- enseñanza - metodologías pt_BR
dc.subject Química - EJA - comprensión pt_BR
dc.subject Químico - EJA - enseñanza pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Rita de Cássia Limeira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Methodologies for teaching chemistry at EJA: a review bibliographic. pt_BR
dc.title.alternative Metodologías para la enseñanza de la química en la EJA: una revisión bibliográfico. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Rita de Cássia Limeira. Metodologias para o ensino de química na EJA: uma revisão bibliográfica. 2024. 29 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39552 pt_BR
dc.description.resumen La educación de jóvenes y adultos (EJA) es una modalidad de enseñanza dirigida a estudiantes que no completó estudios a la edad recomendada. En general, las clases EJA están compuestas por estudiantes que trabajan y son responsables de sustentar a sus familias. como es la quimica considerado por los estudiantes como un tema complejo, corresponde al docente buscar metodologías actividades diferenciadas que ayudan a los estudiantes a comprender mejor la química, especialmente Estudiantes de la EJA. En este sentido, el objetivo de este trabajo fue investigar metodologías para enseñanza que se pueda utilizar durante las clases, con el propósito de hacer más fácil la enseñanza de este tema más atractivo para los estudiantes. La búsqueda de trabajos se realizó en la revista CAPES, de 2017 a 2022. Los resultados indican que el uso de metodologías diferenciado, hace que los estudiantes se sientan motivados, participando durante las clases y construir aprendizajes más significativos. De esta manera, es posible afirmar que utilizando estrategias metodológicas diferenciadas despiertan el interés de los estudiantes de la EJA por aprender, pudiendo contribuir significativamente a la enseñanza y aprendizaje de estos estudiantes. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta