dc.creator.ID |
SANTOS, R. C. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3002839446370885 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Jussiê Ubaldo da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, J. U. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3028612736218078 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Leiliane Alves da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7921207915607413 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada aos alunos que
não concluíram os estudos na idade recomendada. No geral, as turmas da EJA são compostas
por alunos que trabalham e são responsáveis pelo sustento de sua família. Como a química é
tida pelos alunos como uma disciplina complexa, cabe ao professor buscar metodologias
diferenciadas que auxiliem os estudantes a compreenderem melhor a química, especialmente
os alunos da EJA. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi pesquisar sobre metodologias de
ensino que podem ser utilizadas durante as aulas, com a finalidade de tornar o ensino dessa
matéria mais atrativo para os alunos. A busca pelos trabalhos foi realizada no periódico da
CAPES, no período de 2017 a 2022. Os resultados indicam que o uso de metodologias
diferenciadas, faz com que os alunos se sintam motivados, sendo participativos durante as aulas
e construindo uma aprendizagem mais significativa. Dessa forma, é possível afirmar que utilizar
estratégias metodológicas diferenciadas desperta no aluno da EJA o interesse por aprender,
podendo contribuir significativamente para o ensino e aprendizagem desses estudantes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Metodologias para o ensino de química na EJA: uma revisão bibliográfica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-11 |
|
dc.description.abstract |
Youth and adult education (EJA) is a type of education aimed at students who have not
completed their studies at the recommended age. In general, EJA classes are composed of
students who work and are responsible for supporting their families. Since chemistry is
considered a complex subject by students, it is up to the teacher to seek differentiated
methodologies that help students better understand chemistry, especially EJA students. In this
sense, the objective of this work was to research teaching methodologies that can be used during
classes, with the purpose of making the teaching of this subject more attractive to students. The
search for papers was carried out in the CAPES journal, from 2017 to 2022. The results indicate
that the use of differentiated methodologies makes students feel motivated, being participatory
during classes and building more meaningful learning. Thus, it is possible to affirm that using
differentiated methodological strategies awakens EJA students' interest in learning, and can
contribute significantly to the teaching and learning of these students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39552 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-18T12:04:41Z |
|
dc.date.available |
2024-12-18 |
|
dc.date.available |
2024-12-18T12:04:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Química -EJA - ensino - metodologias |
pt_BR |
dc.subject |
Química - EJA - compreensão |
pt_BR |
dc.subject |
Química - EJA - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry -EJA - teaching - methodologies |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - EJA - understanding |
pt_BR |
dc.subject |
Chemical - EJA - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de química |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de química - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Química -EJA- enseñanza - metodologías |
pt_BR |
dc.subject |
Química - EJA - comprensión |
pt_BR |
dc.subject |
Químico - EJA - enseñanza |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Rita de Cássia Limeira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Methodologies for teaching chemistry at EJA: a review bibliographic. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Metodologías para la enseñanza de la química en la EJA: una revisión bibliográfico. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Rita de Cássia Limeira. Metodologias para o ensino de química na EJA: uma revisão bibliográfica. 2024. 29 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39552 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La educación de jóvenes y adultos (EJA) es una modalidad de enseñanza dirigida a estudiantes que
no completó estudios a la edad recomendada. En general, las clases EJA están compuestas
por estudiantes que trabajan y son responsables de sustentar a sus familias. como es la quimica
considerado por los estudiantes como un tema complejo, corresponde al docente buscar metodologías
actividades diferenciadas que ayudan a los estudiantes a comprender mejor la química, especialmente
Estudiantes de la EJA. En este sentido, el objetivo de este trabajo fue investigar metodologías para
enseñanza que se pueda utilizar durante las clases, con el propósito de hacer más fácil la enseñanza de este
tema más atractivo para los estudiantes. La búsqueda de trabajos se realizó en la revista
CAPES, de 2017 a 2022. Los resultados indican que el uso de metodologías
diferenciado, hace que los estudiantes se sientan motivados, participando durante las clases
y construir aprendizajes más significativos. De esta manera, es posible afirmar que utilizando
estrategias metodológicas diferenciadas despiertan el interés de los estudiantes de la EJA por aprender,
pudiendo contribuir significativamente a la enseñanza y aprendizaje de estos estudiantes. |
pt_BR |