dc.creator.ID |
LACERDA, F. C. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4105429799742441 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NÓBREGA, Ivanalda Dantas da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DI LORENZO, I. D. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.referee2 |
MELO, Josandra Araujo Barreto de. |
|
dc.contributor.referee3 |
OLIVEIRA, Adeliane Vieira de. |
|
dc.description.resumo |
Esta dissertação trata do caminho percorrido pelos licenciandos em Geografia até se
tornarem professores na Educação Básica, as principais desafios e facilidades no
início da carreira docente. Esta pesquisa foi realizada com um grupo de 12
professores egressos do Centro de Formação de Professores (CFP), que hoje atuam
na docência de Geografia em escolas públicas e privadas dos estados da Paraíba e
Ceará. Assim, elegemos como objetivo geral analisar como ocorre o processo de
adaptação dos professores de Geografia no início da sua atuação docente, e se este
compromete a sua atuação docente e a construção dos saberes geográficos na sala
de aula da Educação Básica. É importante destacarmos inicialmente que o professor
passa por alguns desafios no seu processo de adaptação no espaço de trabalho, a
dificuldade de ingressar no mundo do trabalho, a falta de estrutura física da escola, o
suporte pedagógico, os salários baixos, a redução da carga horária da disciplina de
Geografia e, a obrigatoriedade de execução de um currículo de cunho basicamente
tecnicista que não valoriza o desenvolvimento crítico/reflexivo do aluno. Para a
compreensão dessas questões adotamos como objetivos específicos: a- Discutir
acerca da formação de professores e o ensino de Geografia no Brasil; b- Refletir
acerca da formação de professores no início de carreira, as dificuldades dos
professores de Geografia; c- Identificar as áreas de atuação no ensino de Geografia
dos Professores Iniciantes e os reflexos no trabalho como professor. Adotamos como
metodologia a pesquisa qualitativa com a utilização de questionário semiaberto. Os
sujeitos da pesquisa são 12 professores formados entre os anos de 2015 até o ano
de 2023 e que tem até três anos de atuação enquanto professor de Geografia nos
Estados Paraíba e Ceará. A coleta dos dados aconteceu entre abril e dezembro de
2023. A técnica de análise dos dados foi análise de conteúdo temática, observando a
frequência das respostas. Os principais resultados dessa pesquisa enfatizam que: os
professores têm maiores dificuldades com a indisciplina do aluno, desinteresse do
aluno na disciplina de geografia, em buscar novas metodologias para as suas aulas,
pois muitos se detém nas aulas expositivas, alguns professores também apresentam
dificuldades em alguns conteúdos da geografia. Como perspectivas, essa pesquisa
contribui para o redimensionamento de ações que possam colaborar para a prática
dos professores de geografia em início de carreira nas regiões estudadas, podendo
também servir de base para investigações em outros contextos, tendo em vista que
a falta de experiência no ambiente escolar foi o principal resultado aqui encontrado,
mas pode se apresentar de outra maneira em outras pesquisas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROFGEO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Caminhos iniciais da docência: atuação dos professores de Geografia na educação básica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-08-08 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation deals with the path taken by Geography graduates until they
become teachers in Basic Education, the main challenges and facilities at the
beginning of their teaching career. This research was carried out with a group of 12
teachers who graduated from the Teacher Training Center (CFP), who currently teach
Geography in public and private schools in the states of Paraíba and Ceará. Thus,
we chose as a general objective to analyze how the adaptation process of
Geography teachers occurs at the beginning of their teaching activity, and whether
this compromises their teaching performance and the construction of geographic
knowledge in the Basic Education classroom. It is important to initially highlight that
the teacher goes through some challenges in his process of adapting to the work
space, the difficulty of entering the world of work, the lack of physical structure at the
school, pedagogical support, low salaries, reduced workload timetable for the
Geography subject and the mandatory implementation of a basically technical
curriculum that does not value the student's critical/reflective development. To
understand these issues, we adopted the following specific objectives: a- Discuss
teacher training and Geography teaching in Brazil; b- Reflect on teacher training at
the beginning of their careers, the difficulties faced by Geography teachers; c- Identify
the areas of activity in teaching Geography for Beginning Teachers and the effects on
their work as a teacher. We adopted qualitative research as a methodology using a
semi-open questionnaire. The research subjects are 12 teachers trained between
2015 and 2023 and who have worked for up to three years as a Geography teacher
in the states of Paraíba and Ceará. Data collection took place between April and
December 2023. The data analysis technique was thematic content analysis,
observing the frequency of responses. The main results of this research emphasize
that: teachers have greater difficulties with student indiscipline, student lack of
interest in the subject of geography, in seeking new methodologies for their classes,
as many focus on expository classes, some teachers also have difficulties in some
geography content. As perspectives, this research contributes to the resizing of
actions that can contribute to the practice of geography teachers at the beginning of
their careers in the regions studied, and can also serve as a basis for investigations
in other contexts, considering that the lack of experience in the environment school
was the main result found here, but it may be presented differently in other studies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39582 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-18T17:43:19Z |
|
dc.date.available |
2024-12-18 |
|
dc.date.available |
2024-12-18T17:43:19Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Prática profissional - desafios |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training – geography |
pt_BR |
dc.subject |
Professional practice – challenges |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LACERDA, Francisca das Chagas Silveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Initial paths to teaching: performance of Geography teachers in basic education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LACERDA, Francisca das Chagas Silveira. Caminhos iniciais da docência: atuação dos professores de geografia na educação básica. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em Geografia em Rede PROFGEO) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |