dc.creator.ID |
ALVES, E. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7595073286448394 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de OLIVEIRA |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FARIAS , Paulo Sérgio Cunha. |
|
dc.contributor.referee2 |
TORRES, Denise Xavier. |
|
dc.description.resumo |
À Geografia, ciência que tem por objeto de estudo o espaço geográfico, a configuração
social dos indivíduos e sua relação com este espaço, cabe a análise da atuação dos
movimentos organizados a partir de demandas e necessidades dos grupos que
compõem o conjunto da sociedade. A presente pesquisa surge de inquietações
manifestadas nas minhas vivências pessoais, acadêmicas e profissionais relativas à
ausência dos movimentos sociais no livro didático de Geografia. Deste modo,
evidenciou-se a necessidade de adotar uma metodologia que aborde os movimentos
sociais sob a ótica da Geografia e contribua com os professores do ensino básico na
elaboração de material didático, que possa ser adotado em sala de aula como meio
para a aprendizagem significativa. Desta forma, a nossa pesquisa, desenvolvida no
âmbito do PROFGEO/UFCG, tem por objetivo a produção de mapas conceituais
construídos pelos próprios alunos e a análise de como este recurso pedagógico
contribui para o processo de ensino-aprendizagem referente à temática dos
movimentos sociais no município de Sapé-PB, no contexto do ensino de Geografia,
através da mediação do professor. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa no
contexto da pesquisa participante, com aplicação de questionários para a
caracterização dos sujeitos da pesquisa e para acompanhar a aprendizagem ao longo
da intervenção em sala de aula através da construção dos mapas conceituais com os
alunos. A intervenção ocorreu na Escola Estadual Gentil Lins, turma A do Ciclo VI
(EJA), no turno noturno. Verificou-se que a mediação pedagógica com a produção de
mapas conceituais pelos alunos da educação básica mostrou-se uma opção viável e
eficiente, haja vista que o experimento da construção e utilização do mapa conceitual
em sala de aula contribuiu efetivamente para a aprendizagem significativa dos alunos,
à medida que verificamos a ampliação do horizonte conceitual e dos significados
expressos na análise dos questionários, nas rodas de diálogo, nos debates e nas
exposições orais de apresentação dos mapas construídos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROFGEO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
O uso de mapas conceituais como recurso didático na compreensão da atuação dos movimentos sociais no município de Sapé-PB no ensino de geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-08-19 |
|
dc.description.abstract |
Geography, a science whose object of study is geographical space, the social
configuration of individuals and their relationship with this space, is responsible for
analyzing the actions of organized movements based on the demands and needs of
the groups that make up society as a whole. This research arises from concerns
expressed in my personal, academic and professional experiences regarding the
absence of social movements in geography textbooks. In this way, our research,
developed within the framework of PROFGEO/UFCG, aimed to produce concept
maps, constructed by high school students under the mediation of the teacher, as a
didactic resource aimed at meaningful learning based on the mediation of learning
during the teaching-learning process. The aim is also to understand the potential
capacity of concept maps in the learning of the students taking part in the research. To
this end, we used the qualitative method in the context of participant research. The
content covered was "The role of contemporary social movements in the municipality
of Sapé-PB". We used questionnaires to characterize the research subjects and to
guide the pedagogical intervention in the classroom. Analysis of the textbook adopted
by the state of Paraíba showed that social movements are dealt with in a brief,
descriptive and in-depth manner, with a focus on sociology. They do not relate to or
discuss the categories of space and territory, which are fundamental to the work of
these movements, characterized as socio-spatial and socio-territorial, and to
Geography. This has highlighted the need to adopt a methodology that addresses
social movements from the perspective of geography and contributes to the
development of didactic material for elementary school teachers that can be used in
the classroom as a means for meaningful learning. In this way, the theory of learning
mediation proved to be a viable and efficient option, since it was shown that the
experiment of building and using the conceptual map in the classroom effectively
contributed to the students' meaningful learning, to the extent that we verified the
broadening of the conceptual horizon and the meanings expressed in the analysis of
the questionnaires, in the dialog circles, in the debates and in the oral presentations of
the maps built. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39584 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-18T18:05:29Z |
|
dc.date.available |
2024-12-18 |
|
dc.date.available |
2024-12-18T18:05:29Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia – estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia no espaço escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Mapas conceituais – ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Movimentos sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Geography – study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Geography in the school space |
pt_BR |
dc.subject |
Concept maps – teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Social movements |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Edivaldo Miguel. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of conceptual maps as a teaching resource in understanding the actions of social movements in the municipality of Sapé-PB in geography teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Edivaldo Miguel. O uso de mapas conceituais como recurso didático na compreensão da atuação dos movimentos sociais no município de Sapé-PB no ensino de geografia. 2024. 158 f. Dissertação (Mestrado em Geografia em Rede PROFGEO) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |