Dépôt DSpace/Manakin

O ensino de química na educação de jovens e adultos: um levantamento bibliográficos.

Afficher la notice abrégée

dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane Da Silva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, José Carlos Oliveira.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, J. C. O. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Vanessa Lays Oliveira dos.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, V. L. O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3743479382957575 pt_BR
dc.description.resumo A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino no Brasil que possui como principal objetivo desenvolver o ensino fundamental e médio para as pessoas que não conseguiram concluir os seus estudos na modalidade regular, por vários motivos, entre eles, o socioeconômico, tal modalidade é regida por uma Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a lei no 9.394/96. Um dos principais defensores do EJA no Brasil foi Paulo Freire (1996), ele defendia que a educação deveria ser um processo dialógico, onde o educando é um sujeito ativo na construção do conhecimento, e a importância da contextualização. Diante de tal problemática, o objetivo desta pesquisa foi analisar e identificar as abordagens e os principais desafios enfrentados no ensino e aprendizado de química na EJA. Para alcançar tal objetivo, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, utilizando a plataforma Google Acadêmico como principal fonte de busca, junto com a metodologia quali-quantitativa, a qual se dividiu em três etapas: Pré-análise, exploração do material e tratamento de dados, ideia proposta por Laurence Bardin. Através dos resultados obtidos, foi possível perceber que nos 10 trabalhos analisados, os autores afirmaram que os principais métodos para o melhoramento do ensino de química no EJA, é a adaptação do currículo e uso da contextualização, ideia proposta pelo excelentíssimo Paulo Freires. Assim, foi possível concluir que o ensino de Química nesta modalidade contribui para o desenvolvimento das competências científicas e críticas dos alunos. No entanto, para que isso ocorra, é necessário que haja uma abordagem pedagógica que valorize a experiência e o contexto dos alunos, além de um investimento contínuo na formação dos professores e nos recursos didáticos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química pt_BR
dc.title O ensino de química na educação de jovens e adultos: um levantamento bibliográficos. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-11
dc.description.abstract Youth and Adult Education (EJA) is a type of education in Brazil whose main objective is to develop elementary and high school education for people who were unable to complete their studies in the regular modality, for various reasons, including socioeconomic reasons. This modality is governed by a Law of Guidelines and Bases (LDB), law no. One of the main defenders of EJA in Brazil was Paulo Freire (1996). He argued that education should be a dialogical process, where the student is an active subject in the construction of knowledge, and the importance of contextualization. Given this problem, the objective of this research was to analyze and identify the approaches and main challenges faced in the teaching and learning of chemistry in EJA. To achieve this objective, the bibliographic research method was used, using the Google Scholar platform as the main search source, together with the qualitative-quantitative methodology, which was divided into three stages: Pre-analysis, exploration of the material and data treatment, an idea proposed by Laurence Bardin. Through the results obtained, it was possible to perceive that in the 10 studies analyzed, the authors stated that the main methods for improving the teaching of chemistry in EJA are the adaptation of the curriculum and the use of contextualization, an idea proposed by the excellent Paulo Freires. Thus, it was possible to conclude that the teaching of Chemistry in this modality contributes to the development of scientific and critical skills of students. However, for this to occur, it is necessary to have a pedagogical approach that values the experience and context of students, in addition to a continuous investment in teacher training and teaching resources. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39610
dc.date.accessioned 2024-12-19T13:59:18Z
dc.date.available 2024-12-19
dc.date.available 2024-12-19T13:59:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Ensino de química - EJA pt_BR
dc.subject Química – ensino - currículo pt_BR
dc.subject Lei de Diretrizes e Bases pt_BR
dc.subject Paulo Freire - EJA pt_BR
dc.subject Teaching chemistry pt_BR
dc.subject Chemistry teaching - EJA pt_BR
dc.subject Chemistry – teaching - curriculum pt_BR
dc.subject Law of Guidelines and Bases pt_BR
dc.subject Enseñanza de química pt_BR
dc.subject Enseñanza de química - EJA pt_BR
dc.subject Química – enseñanza - plan de estudios pt_BR
dc.subject Ley de Lineamientos y Bases pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Priscila Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of chemistry in the education of young people and adults: a survey bibliographical. pt_BR
dc.title.alternative La enseñanza de la química en la educación de jóvenes y adultos: una encuesta bibliográfico. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Priscila Santos. O ensino de química na educação de jovens e adultos: um levantamento bibliográficos. 2024. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39610 pt_BR
dc.description.resumen La Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) es una modalidad de enseñanza en Brasil que tiene El objetivo principal es desarrollar la educación primaria y secundaria para personas que no pudieron culminar sus estudios en la modalidad regular, por varias razones, entre ellas, la socioeconómico, esta modalidad se rige por una Ley de Lineamientos y Bases (LDB), la ley en 9.394/96. Uno de los principales defensores de la EJA en Brasil fue Paulo Freire (1996), Sostuvo que la educación debe ser un proceso dialógico, donde el estudiante sea un sujeto. activa en la construcción del conocimiento, y la importancia de la contextualización. Ante tal problemática, el objetivo de esta investigación fue analizar e identificar los enfoques y principales Desafíos enfrentados en la enseñanza y aprendizaje de la química en la EJA. Para lograr este objetivo, Se utilizó el método de investigación bibliográfica, utilizando la plataforma Google Scholar. como principal fuente de búsqueda, junto con la metodología cuali-cuantitativa, la cual se dividió en tres etapas: Preanálisis, exploración de materiales y procesamiento de datos, idea propuesta por Laurence Bardín. A través de los resultados obtenidos se pudo observar que en los 10 trabajos analizados, los autores afirmaron que los principales métodos para mejorar la enseñanza de química de la EJA, es la adaptación del currículum y el uso de la contextualización, idea propuesta por Excelente Paulo Freires. Así, se pudo concluir que la enseñanza de la Química en este modalidad contribuye al desarrollo de habilidades científicas y críticas de estudiantes. Sin embargo, para que esto ocurra es necesario un enfoque pedagógico. que valore la experiencia y el contexto de los estudiantes, además de una inversión continua en formación docente y recursos didácticos. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte