dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane Da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Vanessa Lays Oliveira dos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, V. L. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3743479382957575 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino no Brasil que possui
como principal objetivo desenvolver o ensino fundamental e médio para as pessoas que não
conseguiram concluir os seus estudos na modalidade regular, por vários motivos, entre eles, o
socioeconômico, tal modalidade é regida por uma Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a lei no
9.394/96. Um dos principais defensores do EJA no Brasil foi Paulo Freire (1996), ele
defendia que a educação deveria ser um processo dialógico, onde o educando é um sujeito
ativo na construção do conhecimento, e a importância da contextualização. Diante de tal
problemática, o objetivo desta pesquisa foi analisar e identificar as abordagens e os principais
desafios enfrentados no ensino e aprendizado de química na EJA. Para alcançar tal objetivo,
foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, utilizando a plataforma Google Acadêmico
como principal fonte de busca, junto com a metodologia quali-quantitativa, a qual se dividiu
em três etapas: Pré-análise, exploração do material e tratamento de dados, ideia proposta por
Laurence Bardin. Através dos resultados obtidos, foi possível perceber que nos 10 trabalhos
analisados, os autores afirmaram que os principais métodos para o melhoramento do ensino
de química no EJA, é a adaptação do currículo e uso da contextualização, ideia proposta pelo
excelentíssimo Paulo Freires. Assim, foi possível concluir que o ensino de Química nesta
modalidade contribui para o desenvolvimento das competências científicas e críticas dos
alunos. No entanto, para que isso ocorra, é necessário que haja uma abordagem pedagógica
que valorize a experiência e o contexto dos alunos, além de um investimento contínuo na
formação dos professores e nos recursos didáticos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de química na educação de jovens e adultos: um levantamento bibliográficos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-11 |
|
dc.description.abstract |
Youth and Adult Education (EJA) is a type of education in Brazil whose main objective is to
develop elementary and high school education for people who were unable to complete their
studies in the regular modality, for various reasons, including socioeconomic reasons. This
modality is governed by a Law of Guidelines and Bases (LDB), law no. One of the main
defenders of EJA in Brazil was Paulo Freire (1996). He argued that education should be a
dialogical process, where the student is an active subject in the construction of knowledge,
and the importance of contextualization. Given this problem, the objective of this research
was to analyze and identify the approaches and main challenges faced in the teaching and
learning of chemistry in EJA. To achieve this objective, the bibliographic research method
was used, using the Google Scholar platform as the main search source, together with the
qualitative-quantitative methodology, which was divided into three stages: Pre-analysis,
exploration of the material and data treatment, an idea proposed by Laurence Bardin. Through
the results obtained, it was possible to perceive that in the 10 studies analyzed, the authors
stated that the main methods for improving the teaching of chemistry in EJA are the
adaptation of the curriculum and the use of contextualization, an idea proposed by the
excellent Paulo Freires. Thus, it was possible to conclude that the teaching of Chemistry in
this modality contributes to the development of scientific and critical skills of students.
However, for this to occur, it is necessary to have a pedagogical approach that values the
experience and context of students, in addition to a continuous investment in teacher training
and teaching resources. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39610 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-19T13:59:18Z |
|
dc.date.available |
2024-12-19 |
|
dc.date.available |
2024-12-19T13:59:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Química – ensino - currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Lei de Diretrizes e Bases |
pt_BR |
dc.subject |
Paulo Freire - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry – teaching - curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
Law of Guidelines and Bases |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de química |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de química - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Química – enseñanza - plan de estudios |
pt_BR |
dc.subject |
Ley de Lineamientos y Bases |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Priscila Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of chemistry in the education of young people and adults: a survey bibliographical. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La enseñanza de la química en la educación de jóvenes y adultos: una encuesta bibliográfico. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Priscila Santos. O ensino de química na educação de jovens e adultos: um levantamento bibliográficos. 2024. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39610 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) es una modalidad de enseñanza en Brasil que tiene
El objetivo principal es desarrollar la educación primaria y secundaria para personas que no
pudieron culminar sus estudios en la modalidad regular, por varias razones, entre ellas, la
socioeconómico, esta modalidad se rige por una Ley de Lineamientos y Bases (LDB), la ley en
9.394/96. Uno de los principales defensores de la EJA en Brasil fue Paulo Freire (1996),
Sostuvo que la educación debe ser un proceso dialógico, donde el estudiante sea un sujeto.
activa en la construcción del conocimiento, y la importancia de la contextualización. Ante tal
problemática, el objetivo de esta investigación fue analizar e identificar los enfoques y principales
Desafíos enfrentados en la enseñanza y aprendizaje de la química en la EJA. Para lograr este objetivo,
Se utilizó el método de investigación bibliográfica, utilizando la plataforma Google Scholar.
como principal fuente de búsqueda, junto con la metodología cuali-cuantitativa, la cual se dividió
en tres etapas: Preanálisis, exploración de materiales y procesamiento de datos, idea propuesta por
Laurence Bardín. A través de los resultados obtenidos se pudo observar que en los 10 trabajos analizados, los autores afirmaron que los principales métodos para mejorar la enseñanza
de química de la EJA, es la adaptación del currículum y el uso de la contextualización, idea propuesta por
Excelente Paulo Freires. Así, se pudo concluir que la enseñanza de la Química en este
modalidad contribuye al desarrollo de habilidades científicas y críticas de
estudiantes. Sin embargo, para que esto ocurra es necesario un enfoque pedagógico.
que valore la experiencia y el contexto de los estudiantes, además de una inversión continua en
formación docente y recursos didácticos. |
pt_BR |