Repositorio Dspace/Manakin

Estratégias parentais para minimizar o uso exagerado de telas por adolescentes.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID ADELINO, A. C. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8717096237393250 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CANTALICE, Anajás da Silva Cardoso.
dc.contributor.advisor1ID CARDOSO, A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID CANTALICE, ASC. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID CARDOSO, ANAJÁS DA SILVA. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3251079218354154 pt_BR
dc.contributor.referee1 NAGASHIMA, Alynne Mendonça Saraiva.
dc.contributor.referee1ID SARAIVA, Alynne Mendonça. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Alynne Mendonça SARAIVA. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Alynne Mendonça Saraiva. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8869678305441029 pt_BR
dc.contributor.referee2 LEANO, Heloisy Alves de Medeiros.
dc.contributor.referee2ID MEDEIROS, H. A. de. pt_BR
dc.contributor.referee2ID MEDEIROS, HELOISY ALVES DE. pt_BR
dc.contributor.referee2ID LEANO, H. A. de M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6257020345254911 pt_BR
dc.description.resumo Nos últimos anos, o avanço tecnológico e o uso de múltiplas telas aumentaram significativamente entre todas as faixas etárias, incluindo crianças e adolescentes. Embora a tecnologia ofereça acesso rápido a informações e facilite a comunicação, o uso excessivo e sem supervisão pode se tornar vicioso e inapropriado. Assim, a supervisão parental é essencial para mediar o acesso à internet por adolescentes, pois os pais influenciam os usos e significados que seus filhos atribuem às mídias, incluindo a internet. Objetivo: Verificar as estratégias parentais utilizadas para minimizar o uso exagerado de telas por adolescentes. Materiais e Métodos: Trata­se de um estudo transversal, de caráter observacional e procedimentos descritivos, realizado no município de Cuité/Paraíba, nos meses de janeiro a março de 2024 com os pais e ou/responsáveis de adolescentes entre 10 a 19 anos. Foi aplicado um questionário elaborado no Google Forms, divulgado e encaminhado por meio de mídias sociais através da técnica Snow Ball Sampling e a análise dos dados foi realizada com o auxílio do software Statistical Package for the Social Science (SPSS). Resultados: Colaboraram no estudo 35 responsáveis, em sua maioria do sexo feminino, casadas e com faixa etária entre 30 e 40 anos. O tipo de tela mais utilizado pelos adolescentes foi o celular (77,1%), com tempo de tela de 1 a 3 horas diárias (45,7%). Entre as alterações que os responsáveis apontaram quando os adolescentes passavam mais tempo nas telas, em sua maioria relataram o estresse, isolamento e falta de atenção. Quanto às estratégias descritas para minimizar o tempo de tela, as mais citadas foram: conversar, estudar, jogar futebol, determinar horários e 4% afirmou não realizar nenhuma estratégia. Conclusões: As estratégias parentais identificadas variaram desde o incentivo aos estudos, esportes, brincadeiras e conversas até a determinação de horários específicos para o uso das telas. Por outro lado, muitos pais relataram ausência de estratégias eficazes, indicando uma necessidade maior de conscientização e educação sobre o referido tema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Estratégias parentais para minimizar o uso exagerado de telas por adolescentes. pt_BR
dc.date.issued 2024
dc.description.abstract In recent years, technological advances and the use of multiple screens have increased significantly among all age groups, including children and adolescents. Although technology offers quick access to information and facilitates communication, excessive and unsupervised use can become vicious and inappropriate. Parental supervision is therefore essential to mediate access to the internet by adolescents, as parents influence the uses and meanings their children attribute to media, including the internet. Objective: To verify the parental strategies used to minimize the excessive use of screens by adolescents. Materials and Methods: This is a cross­sectional, observational study with descriptive procedures, carried out in the municipality of Cuité/Paraíba, between January and March 2024 with the parents and/or guardians of adolescents aged between 10 and 19. A questionnaire designed in Google Forms was applied, disseminated and forwarded via social media using the Snow Ball Sampling technique and the data was analyzed using the Statistical Package for the Social Science (SPSS) software. Results: Thirty­five guardians collaborated in the study, the majority of whom were female, married and aged between 30 and 40. The type of screen most used by adolescents was the cell phone (77.1%), with screen time of between 1 and 3 hours a day (45.7%). Among the changes that guardians pointed out when adolescents spent more time on screens, the majority reported stress, isolation and lack of attention. As for the strategies described to minimize screen time, the most cited were: talking, studying, playing soccer, setting schedules and 4% said they didn't use any strategies. Conclusions: The parental strategies identified ranged from encouraging studies, sports, games and conversations to setting specific times for screen use. On the other hand, many parents reported a lack of effective strategies, indicating a greater need for awareness and education on the subject. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39611
dc.date.accessioned 2024-12-19T14:08:17Z
dc.date.available 2024-12-19
dc.date.available 2024-12-19T14:08:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Internet pt_BR
dc.subject Internet - uso pt_BR
dc.subject Acesso à internet pt_BR
dc.subject Internet – tempo de uso pt_BR
dc.subject Uso de telas – adolescentes pt_BR
dc.subject Uso de telas – mediação – pais pt_BR
dc.subject Internet – uso – mediação pt_BR
dc.subject Internet – educação – uso de telas pt_BR
dc.subject Internet - usage pt_BR
dc.subject Internet access pt_BR
dc.subject Internet – time use pt_BR
dc.subject Use of screens – teenagers pt_BR
dc.subject Use of screens – mediation – parents pt_BR
dc.subject Internet – use – mediation pt_BR
dc.subject Internet – education – use of screens pt_BR
dc.subject Acceso a Internet pt_BR
dc.subject Internet – tiempo usar pt_BR
dc.subject Uso de pantallas – adolescentes pt_BR
dc.subject Uso de pantallas – mediación – padres pt_BR
dc.subject Internet – uso – mediación pt_BR
dc.subject Internet – educación – uso de pantallas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ADELINO, Ana Carolina do Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Parenting strategies to minimize excessive screen use by teenagers. pt_BR
dc.title.alternative Estrategias de crianza para minimizar el uso excesivo de la pantalla por parte de adolescentes. pt_BR
dc.identifier.citation ADELINO, Ana Carolina do Nascimento. Estratégias parentais para minimizar o uso exagerado de telas por adolescentes. 2024. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39611 pt_BR
dc.description.resumen En los últimos años ha aumentado el avance tecnológico y el uso de múltiples pantallas. significativamente entre todos los grupos de edad, incluidos niños y adolescentes. Aunque el La tecnología ofrece un rápido acceso a la información y facilita la comunicación, el uso excesivo y Sin supervisión puede volverse cruel e inapropiado. Por lo tanto, la supervisión de los padres es esencial mediar en el acceso a Internet de los adolescentes, ya que los padres influyen en los usos y significados que sus hijos atribuyen a los medios, incluido Internet. Objetivo: comprobar el Estrategias parentales utilizadas para minimizar el uso excesivo de pantallas por parte de los adolescentes. Materiales y Métodos: Se trata de un estudio transversal, observacional y procedimientos descriptivos, realizados en el municipio de Cuité/Paraíba, en los meses de enero a Marzo 2024 con padres y/o tutores de adolescentes entre 10 y 19 años. fue aplicado un cuestionario creado en Google Forms, difundido y enviado a través de los medios redes sociales mediante la técnica de Snow Ball Sampling y el análisis de datos se realizó mediante el ayuda del software Statistical Package for the Social Science (SPSS).En el estudio colaboraron 35 tutores, la mayoría mujeres, casadas y con grupo de edad entre 30 y 40 años. El tipo de pantalla más utilizado por los adolescentes fue el celular (77,1%), con un tiempo frente a la pantalla de 1 a 3 horas diarias (45,7%). Entre los cambios que El responsable señaló que cuando los adolescentes pasaban más tiempo frente a las pantallas, en sus La mayoría reportó estrés, aislamiento y falta de atención. Respecto a las estrategias descritas para minimizar el tiempo frente a la pantalla, los más citados fueron: hablar, estudiar, jugar al fútbol, determinar cronogramas y el 4% dijo no llevar a cabo ninguna estrategia. Conclusiones: El Las estrategias parentales identificadas abarcaron desde fomentar los estudios, los deportes, juegos y conversaciones hasta determinar tiempos concretos de uso de las pantallas. Poner Por otro lado, muchos padres informaron de una falta de estrategias efectivas, lo que indica la necesidad mayor concienciación y educación sobre este tema. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta