dc.creator.ID |
OLIVEIRA, J. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARBOSA, Filipe Gervásio Pinto. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARBOSA, F. G. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ESTRELA, K. A. D. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Katia Ramos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, K. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7425924217515123 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O tema das dificuldades enfrentadas pelos estudantes da zona rural de municípios paraibanos
com o ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 é de extrema importância para
compreender algumas lacunas do ensino remoto. Sendo assim, o objetivo primordial da
pesquisa é identificar os impactos do ensino remoto nas comunidades Arraial, Caiana dos
Crioulos e Porções. Realizamos uma discussão teórica a respeito do tema do ensino remoto no
Brasil, assim como sobre o problema nacional da evasão desencadeado com a emergência
sanitária da Pandemia do Covid-19. Nós o fizemos com base em fontes bibliográficas, sites
informativos, fontes oficiais e trabalhos de conclusão de curso relacionados ao tema, como
Marques (2002), Souza (2020), Batista (2023), Araújo (2022) etc., além dos sites Gov.br,
Paraíba. gov.br, IBGE etc. O levantamento dos dados com as comunidades citadas ocorreu
através do procedimento de coleta de dados do questionário virtual, do qual participaram 36
estudantes e 12 pais ou responsáveis. Os dados da pesquisa mostram que o perfil das
comunidades é marcado por alunos de classes sociais mais baixas que enfrentaram dificuldades
durante o ensino remoto. Apontam também para duas dimensões fundamentais dos desafios
enfrentados pelos estudantes, quais sejam; as dificuldades do acesso à rede de conexão para
participarem das aulas remotas, assim como a ausência de ambiente propício para o
desenvolvimento dessa forma emergencial de ensino, como os principais entraves ao
desenvolvimento da aprendizagem. Com base nos dados, podemos concluir que o ensino
remoto nessas comunidades contribuiu para o aprofundamento de desigualdades educacionais
já antes existentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Socias. |
pt_BR |
dc.title |
As dificuldades enfrentadas pelos estudantes da zona rural de municípios paraibanos com o ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-24 |
|
dc.description.abstract |
The topic of the difficulties faced by students in rural areas of municipalities in Paraíba with
remote teaching during the Covid-19 pandemic is extremely important for understanding some
of the gaps in remote teaching. Therefore, the primary objective of the research is to identify
the impacts of remote teaching in the communities of Arraial, Caiana dos Crioulos and Porções.
We held a theoretical discussion on the subject of remote learning in Brazil, as well as on the
national problem of evasion triggered by the health emergency of the Covid-19 pandemic. We
did this based on bibliographic sources, informational websites, official sources and course
completion papers related to the topic. Such as Marques (2002), Souza (2020), Batista (2023),
Araújo (2022) etc. In addition to the websites Gov.br, Paraíba.gov.br, IBGE etc. Data was
collected from the aforementioned communities using a virtual questionnaire, in which 36
students and 12 parents or guardians took part. The survey data shows that the profile of the
communities is marked by students from lower social classes who have faced difficulties during
remote learning. They also point to two fundamental dimensions of lhe challenges faced by the
students, namely: the difficulties in accessing the connection network to take part in remote
classes, as well as the lack of an environment conducive to the development of this emergency
form of teaching, as the main obstacles to the development of learning. Based on the data, we
can conclude that remote teaching in these communities has contributed to deepening
previously existing educational inequalities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39640 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-19T20:56:06Z |
|
dc.date.available |
2024-12-19 |
|
dc.date.available |
2024-12-19T20:56:06Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto e Covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia de Covid- 19 e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes da zona rural - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades – ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão escolar e pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Mundo rural e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidades rurais |
pt_BR |
dc.subject |
Porções – comunidade rural |
pt_BR |
dc.subject |
Arraial – comunidade rural |
pt_BR |
dc.subject |
Conceição – PB – comunidades rurais |
pt_BR |
dc.subject |
Remote learning and Covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Covid-19 pandemic and education |
pt_BR |
dc.subject |
Rural students - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Difficulties - remote learning |
pt_BR |
dc.subject |
School dropout and pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Rural world and education |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola Caiana dos Crioulos community |
pt_BR |
dc.subject |
Rural communities |
pt_BR |
dc.subject |
Porções - rural community |
pt_BR |
dc.subject |
Arraial - rural community |
pt_BR |
dc.subject |
Conceição - PB - rural communities |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, João Morais de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The difficulties faced by students in rural areas of Paraíba municipalities with remote education during the COVID-19 pandemic. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, João Morais de Oliveira. As dificuldades enfrentadas pelos estudantes da
zona rural de municípios paraibanos com o ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. 2024. 70f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39640 |
pt_BR |