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As dificuldades enfrentadas pelos estudantes da zona rural de municípios paraibanos com o ensino remoto durante a pandemia de COVID-19.

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dc.creator.ID OLIVEIRA, J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Filipe Gervásio Pinto.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, F. G. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 pt_BR
dc.contributor.referee1 ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.contributor.referee1ID ESTRELA, K. A. D. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Katia Ramos.
dc.contributor.referee2ID SILVA, K. R. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7425924217515123 pt_BR
dc.description.resumo O tema das dificuldades enfrentadas pelos estudantes da zona rural de municípios paraibanos com o ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 é de extrema importância para compreender algumas lacunas do ensino remoto. Sendo assim, o objetivo primordial da pesquisa é identificar os impactos do ensino remoto nas comunidades Arraial, Caiana dos Crioulos e Porções. Realizamos uma discussão teórica a respeito do tema do ensino remoto no Brasil, assim como sobre o problema nacional da evasão desencadeado com a emergência sanitária da Pandemia do Covid-19. Nós o fizemos com base em fontes bibliográficas, sites informativos, fontes oficiais e trabalhos de conclusão de curso relacionados ao tema, como Marques (2002), Souza (2020), Batista (2023), Araújo (2022) etc., além dos sites Gov.br, Paraíba. gov.br, IBGE etc. O levantamento dos dados com as comunidades citadas ocorreu através do procedimento de coleta de dados do questionário virtual, do qual participaram 36 estudantes e 12 pais ou responsáveis. Os dados da pesquisa mostram que o perfil das comunidades é marcado por alunos de classes sociais mais baixas que enfrentaram dificuldades durante o ensino remoto. Apontam também para duas dimensões fundamentais dos desafios enfrentados pelos estudantes, quais sejam; as dificuldades do acesso à rede de conexão para participarem das aulas remotas, assim como a ausência de ambiente propício para o desenvolvimento dessa forma emergencial de ensino, como os principais entraves ao desenvolvimento da aprendizagem. Com base nos dados, podemos concluir que o ensino remoto nessas comunidades contribuiu para o aprofundamento de desigualdades educacionais já antes existentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Socias. pt_BR
dc.title As dificuldades enfrentadas pelos estudantes da zona rural de municípios paraibanos com o ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-24
dc.description.abstract The topic of the difficulties faced by students in rural areas of municipalities in Paraíba with remote teaching during the Covid-19 pandemic is extremely important for understanding some of the gaps in remote teaching. Therefore, the primary objective of the research is to identify the impacts of remote teaching in the communities of Arraial, Caiana dos Crioulos and Porções. We held a theoretical discussion on the subject of remote learning in Brazil, as well as on the national problem of evasion triggered by the health emergency of the Covid-19 pandemic. We did this based on bibliographic sources, informational websites, official sources and course completion papers related to the topic. Such as Marques (2002), Souza (2020), Batista (2023), Araújo (2022) etc. In addition to the websites Gov.br, Paraíba.gov.br, IBGE etc. Data was collected from the aforementioned communities using a virtual questionnaire, in which 36 students and 12 parents or guardians took part. The survey data shows that the profile of the communities is marked by students from lower social classes who have faced difficulties during remote learning. They also point to two fundamental dimensions of lhe challenges faced by the students, namely: the difficulties in accessing the connection network to take part in remote classes, as well as the lack of an environment conducive to the development of this emergency form of teaching, as the main obstacles to the development of learning. Based on the data, we can conclude that remote teaching in these communities has contributed to deepening previously existing educational inequalities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39640
dc.date.accessioned 2024-12-19T20:56:06Z
dc.date.available 2024-12-19
dc.date.available 2024-12-19T20:56:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino remoto e Covid-19 pt_BR
dc.subject Pandemia de Covid- 19 e ensino pt_BR
dc.subject Estudantes da zona rural - Paraíba pt_BR
dc.subject Dificuldades – ensino remoto pt_BR
dc.subject Evasão escolar e pandemia pt_BR
dc.subject Mundo rural e educação pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos pt_BR
dc.subject Comunidades rurais pt_BR
dc.subject Porções – comunidade rural pt_BR
dc.subject Arraial – comunidade rural pt_BR
dc.subject Conceição – PB – comunidades rurais pt_BR
dc.subject Remote learning and Covid-19 pt_BR
dc.subject Covid-19 pandemic and education pt_BR
dc.subject Rural students - Paraíba pt_BR
dc.subject Difficulties - remote learning pt_BR
dc.subject School dropout and pandemic pt_BR
dc.subject Rural world and education pt_BR
dc.subject Quilombola Caiana dos Crioulos community pt_BR
dc.subject Rural communities pt_BR
dc.subject Porções - rural community pt_BR
dc.subject Arraial - rural community pt_BR
dc.subject Conceição - PB - rural communities pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, João Morais de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The difficulties faced by students in rural areas of Paraíba municipalities with remote education during the COVID-19 pandemic. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, João Morais de Oliveira. As dificuldades enfrentadas pelos estudantes da zona rural de municípios paraibanos com o ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. 2024. 70f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39640 pt_BR


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