dc.creator.ID |
NASCIMENTO, P. I. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9005043363030992 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
APOLINÁRIO, M. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/59343352258718 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUZA, Glageane da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BELMINO, José Francisdavid Barbosa. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BELMINO, J. F. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4898054451569574 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Etnozoologia é uma área da Zoologia que aborda as relações entre os seres
humanos e os animais, evidenciando o conhecimento que cada população possui no
que se refere às demais espécies. Embora a Etnozoologia seja uma área ampla de
conhecimento, na educação existem problemas que dificultam o ensino-
aprendizagem da Zoologia, como por exemplo, assuntos distantes da realidade dos
estudantes. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo descrever as
experiências vivenciadas acerca das percepções etnozoológicas sobre os animais da
caatinga durante o Projeto de Extensão " Vamos Bio(cordear): olhares da literatura
de cordel no ensino de Zoologia". O projeto aconteceu no ano de 2022 com os alunos
da 2a série do Ensino Médio das turmas A, B, C e D em uma escola pública em Cuité-
PB, envolvendo os componentes curriculares História, Língua Portuguesa e Biologia.
Foram realizadas ações envolvendo metodologias ativas voltadas para o
conhecimento dos animais regionais, através de práticas dinâmicas, como o jogo quiz.
Os métodos realizados durante as ações do projeto demonstraram que os alunos
apresentaram interesse nas práticas ativas, através da participação e interação. Além
disso, foi observado também que os alunos expressaram suas percepções quanto
aos mitos acerca dos animais da caatinga, bem como o conhecimento tradicional,
evidenciando o desconhecimento em relação a alguns animais da própria região, o
que substancia a inclusão de metodologias ativas de ensino no planejamento escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Zoologia |
pt_BR |
dc.title |
Etnozoologia na escola: um relato de experiência com foco nos animais da caatinga. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-03 |
|
dc.description.abstract |
Ethnozoology is an area of Zoology that addresses the relationships between humans
and animals, highlighting the knowledge that each population has regarding other
species. Although Ethnozoology is a broad area of knowledge, there are problems in
education that make teaching and learning Zoology difficult, such as subjects that are
far from the students' reality. In this sense, this work aimed to describe the experiences
lived about the ethnozoological perceptions about the animals of the caatinga during
the extension project "Vamos Bio(cordear): olhares da literatura de cordel no ensino
de Zoologia". The project took place in 2022 with 2nd grade high school students from
classes A, B, C and D of public school (Cuité-PB), involving the subjects of History,
Portuguese Language and Biology. Actions involving active methodologies aimed at
knowledge of regional animals were carried out, through dynamic practices, such as
the quiz game. The methods used during the project activities demonstrated that
students showed interest in active practices, through participation and interaction.
Furthermore, it was also observed that students expressed their perceptions regarding
myths about caatinga animals, as well as traditional knowledge, evidencing their lack
of knowledge regarding some animals from the region itself, which substantiates the
inclusion of active teaching methodologies in school planning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39643 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-20T14:08:22Z |
|
dc.date.available |
2024-12-20 |
|
dc.date.available |
2024-12-20T14:08:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Etnobiologia |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias ativas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Etnozoologia |
pt_BR |
dc.subject |
Etnozoologia – escola – caatinga |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnobiology |
pt_BR |
dc.subject |
Active methodologies |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnozoology |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnozoology – school – caatinga |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologías activas |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza-aprendizaje |
pt_BR |
dc.subject |
Etnozoología – escuela – caatinga |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Paloma Iara Régis do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Ethnozoology at school: an experience report focusing on animals of the caatinga. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Etnozoología en la escuela: un relato de experiencia centrado en los animales. de la caatinga. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Paloma Iara Régis do. Etnozoologia na escola: um relato de experiência com foco nos animais
da caatinga. 2024. 74 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39643 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La etnozoología es un área de la Zoología que aborda las relaciones entre los seres
humanos y animales, resaltando los conocimientos que cada población tiene en el
que se refiere a las otras especies. Aunque la etnozoología es un área amplia de
conocimientos, en educación hay problemas que dificultan la enseñanza
aprender Zoología, como materias alejadas de la realidad de
estudiantes. En este sentido, este trabajo tuvo como objetivo describir la
experiencias sobre percepciones etnozoológicas sobre los animales en el
caatinga durante el Proyecto de Extensión "Vamos Bio(cordear): perspectivas desde la literatura
de cuerda en la enseñanza de la Zoología". El proyecto se llevó a cabo en 2022 con estudiantes
del 2do año de secundaria en las clases A, B, C y D en una escuela pública de Cuité-
PB, involucrando los componentes curriculares Historia, Lengua Portuguesa y Biología.
Se llevaron a cabo acciones involucrando metodologías activas orientadas a
conocimiento de los animales regionales, a través de prácticas dinámicas, como el juego de preguntas.
Los métodos llevados a cabo durante las acciones del proyecto demostraron que los estudiantes
mostraron interés en prácticas activas, a través de la participación y la interacción. Además
Además, también se observó que los estudiantes expresaron sus percepciones respecto
a los mitos sobre los animales de la caatinga, así como a los conocimientos tradicionales,
destacando el desconocimiento sobre algunos animales en la propia región, la
lo que fundamenta la inclusión de metodologías de enseñanza activas en la planificación escolar. |
pt_BR |