dc.creator.ID |
SILVEIRA, CRISALDA ESLITA SILVA |
pt_BR |
dc.creator.ID |
ESLITA SILVA SILVEIRA, CRISALDA |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3255873852993788 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Alana Tamar Oliveira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, A. T. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA DE SOUSA, ALANA TAMAR. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9565834328174854 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ANDRADE, Luciana Dantas Farias de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ANDRADE, L. D. F. de. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
ANDRADE, LDF. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
ANDRADE, LUCIANA DANTAS FARIAS DE. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5078930160348703 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, N. C. C. de B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, NATHANIELLY CYSTINE CB. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, NATHANIELLY CRISTINA CARVALHO DE B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A saúde pública na região amazônica surgiu em um contexto crítico, marcado pela alta
mortalidade durante o desbravamento da floresta e a exploração do látex. Durante a construção
da ferrovia Madeira-Mamoré, aproximadamente seis mil trabalhadores morreram devido a
doenças endêmicas. Conhecida como “Ferrovia do Diabo”, a ferrovia exemplifica os desafios
impostos por doenças como malária e febre amarela. Este estudo visa descrever o pioneirismo
da enfermagem nesse contexto histórico, enfatizando a importância e os desafios enfrentados
pelos profissionais de saúde da época. Trata-se de um resgate histórico da literatura para
descrever o pioneirismo da enfermagem no começo do século XX na construção da ferrovia
Madeira-Mamoré. Utilizando bases indexadas como MEDLINE (Medical Literature Analysis
and Retrievel System Online), LILACS ( Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências
da Saúde) e SciELO (Scientific Electronic Library Online), e descritores como "Enfermagem",
"História da Enfermagem" e “Enfermagem sanitarista” a pesquisa se concentra na análise de
fontes históricas e documentos relacionados, incluindo a consulta em instituições, como ABEn
(Associação Brasileira de Enfermagem) e USP ( Universidade de São Paulo). As investidas na
construção da ferrovia abriram espaço para máquinas e trilhos, mas também para o adoecimento
por doenças endêmicas que assolavam a região da floresta amazônica. As condições de moradia
às margens da construção evidenciam a vulnerabilidade dos trabalhadores quanto às doenças
tropicais na mata, principalmente, por malária. A chegada tardia de médicos e enfermeiros
evidenciou a necessidade urgente de assistência médica na obra. O Hospital da Candelária foi
o primeiro hospital projetado exclusivamente para tratar doenças infectocontagiosas no Brasil
a serviço da ferrovia, refletindo a crescente demanda por cuidados especializados no local.
Concluímos que o corpo de enfermagem foi essencial no Hospital da Candelária, para o
tratamento de doenças e promoção da profilaxia. Registros históricos são limitados, e a
contribuição exata das enfermeiras e suas qualificações permanecem incertas. O destino das
enfermeiras da ferrovia Madeira-Mamoré é também incerto, com possíveis retornos ou
integração ao serviço de saúde brasileiro. O corpo de enfermagem da época operou em um
modelo hospitalocêntrico e curativista em um cenário de doenças infectocontagiosas, com
destaque para enfermeiras norte-americanas, pioneiras na região norte do Brasil. Esse modelo
evoluiu com o Programa de Profilaxia Rural da Amazônia após o fechamento do Hospital da
Candelária. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.title |
A ferrovia do diabo e o pioneirismo da enfermagem na floresta Amazônica no século XX: um resgate histórico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-09-23 |
|
dc.description.abstract |
Public health in the Amazon region emerged in a critical context, marked by the rise
mortality during forest clearing and latex exploitation. During construction
of the Madeira-Mamoré railway, approximately six thousand workers died due to
endemic diseases. Known as the “Devil’s Railway”, the railway exemplifies the challenges
imposed by diseases such as malaria and yellow fever. This study aims to describe the pioneering
of nursing in this historical context, emphasizing the importance and challenges faced
by health professionals at the time. This is a historical review of literature for
describe the pioneering role of nursing at the beginning of the 20th century in the construction of the railway
Madeira-Mamoré. Using indexed databases such as MEDLINE (Medical Literature Analysis
and Retrievel System Online), LILACS (Latin American and Caribbean Literature in Sciences
da Saúde) and SciELO (Scientific Electronic Library Online), and descriptors such as "Nursing",
"History of Nursing" and "Health Nursing" the research focuses on the analysis of
historical sources and related documents, including consultation in institutions such as ABEn
(Brazilian Nursing Association)and USP (University of São Paulo). The attacks on
construction of the railway opened space for machines and tracks, but also for illness
due to endemic diseases that ravaged the Amazon rainforest region. Housing conditions
on the margins of construction show the vulnerability of workers to diseases
tropical diseases in the forest, mainly due to malaria. The late arrival of doctors and nurses
highlighted the urgent need for medical assistance on site. The Candelária Hospital was
the first hospital designed exclusively to treat infectious diseases in Brazil
in service of the railway, reflecting the growing demand for specialized care on site.
We concluded that the nursing staff was essential at Hospital da Candelária, for the
treating diseases and promoting prophylaxis. Historical records are limited, and the
The exact contribution of nurses and their qualifications remain uncertain. The fate of
nurses on the Madeira-Mamoré railway is also uncertain, with possible returns or
integration into the Brazilian health service. The nursing staff at the time operated in a
hospital-centric and curative model in a scenario of infectious diseases, with
highlighting North American nurses, pioneers in the northern region of Brazil. This model
evolved with the Amazon Rural Prophylaxis Program after the closure of the Hospital da
Candelaria. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39679 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-23T13:53:49Z |
|
dc.date.available |
2024-12-23 |
|
dc.date.available |
2024-12-23T13:53:49Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem - história |
pt_BR |
dc.subject |
História da enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem sanitarista |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem – floresta Amazônica |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing - history |
pt_BR |
dc.subject |
History of nursing |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing sanitarian |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing – Amazon rainforest |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermería - historia |
pt_BR |
dc.subject |
Historia de la enfermería |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermería sanitario |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermería – Selva amazónica |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVEIRA, Crisalda Eslita Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The devil's railroad and the pioneering of nursing in the forest Amazon in the 20th century: a historical review. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El ferrocarril del diablo y los pioneros de la enfermería en el bosque Amazonía en el siglo XX: una revisión histórica. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVEIRA, Crisalda Eslita Silva. A ferrovia do diabo e o pioneirismo da enfermagem na floresta Amazônica no século XX: um resgate histórico. 2024. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39679 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La salud pública en la región amazónica surgió en un contexto crítico, marcado por el aumento
Mortalidad durante la tala de bosques y la explotación del látex. Durante la construcción
del ferrocarril Madeira-Mamoré, aproximadamente seis mil trabajadores murieron debido a
enfermedades endémicas. Conocido como el “Ferrocarril del Diablo”, el ferrocarril ejemplifica los desafíos
impuestos por enfermedades como la malaria y la fiebre amarilla. Este estudio tiene como objetivo describir los pioneros
de la enfermería en este contexto histórico, enfatizando la importancia y los desafíos enfrentados
por los profesionales de la salud en ese momento. Esta es una revisión histórica de la literatura sobre
describir el papel pionero de la enfermería a principios del siglo XX en la construcción del ferrocarril
Madeira-Mamoré. Utilizando bases de datos indexadas como MEDLINE (Análisis de literatura médica
y Retrievel System Online), LILACS (Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias
da Saúde) y SciELO (Scientific Electronic Library Online), y descriptores como "Enfermería",
“Historia de la Enfermería” y “Enfermería en Salud” la investigación se centra en el análisis de
fuentes históricas y documentos relacionados, incluida la consulta en instituciones como ABEn
(Asociación Brasileña de Enfermería)y USP (Universidad de São Paulo). Los ataques a
La construcción del ferrocarril abrió espacio para las máquinas y las vías, pero también para las enfermedades.
debido a enfermedades endémicas que asolaron la región de la selva amazónica. Condiciones de vivienda
en los márgenes de la construcción muestran la vulnerabilidad de los trabajadores a las enfermedades
Enfermedades tropicales en el bosque, principalmente debido a la malaria. La llegada tardía de médicos y enfermeras.
destacó la urgente necesidad de asistencia médica en el lugar. El Hospital Candelária fue
el primer hospital diseñado exclusivamente para tratar enfermedades infecciosas en Brasil
en servicio del ferrocarril, reflejando la creciente demanda de atención especializada en obra.
Concluimos que el personal de enfermería fue fundamental en el Hospital da Candelária, para la
tratar enfermedades y promover la profilaxis. Los registros históricos son limitados y la
La contribución exacta de las enfermeras y sus cualificaciones siguen siendo inciertas.el destino de
enfermeras en el ferrocarril Madeira-Mamoré también es incierto, con posibles retornos o
integración al servicio de salud brasileño. El personal de enfermería en ese momento operaba en un
modelo hospitalario y curativo en un escenario de enfermedades infecciosas, con
destacando a las enfermeras norteamericanas, pioneras en la región norte de Brasil. este modelo
evolucionó con el Programa de Profilaxis Rural Amazónica tras el cierre del Hospital da
Candelaria. |
pt_BR |