dc.creator.ID |
SOUSA, T. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4764328206136385 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
LUCENA, Lêda Christiane de Figueiredo Lopes. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2234702016679131 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES, John Kennedy Guedes. |
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dc.contributor.referee2 |
BRANCO, Verônica Teixeira Franco Castelo. |
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dc.contributor.referee3 |
MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. |
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dc.contributor.referee4 |
FREIRE, Reuber Arrais. |
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dc.description.resumo |
Os alagamentos são eventos comuns em grandes centros urbanos devido à
impermeabilização do solo natural por materiais artificiais. A integração da gestão das águas
pluviais ao planejamento urbano, com o conceito de cidade-esponja, surge como alternativa
para mitigar os impactos desta problemática. Neste contexto, a utilização de misturas
asfálticas abertas na composição de pavimentos permeáveis é uma técnica que contribui para
essas soluções. No Brasil, este tipo de mistura asfáltica é empregado na produção de
revestimentos conhecidos como Camada Porosa de Atrito (CPA) e possui elevada
porcentagem de vazios, entre 18% e 25%, que permitem a drenagem da água superficial em
dias chuvosos. No entanto, o envelhecimento precoce é uma das principais fontes de
problemas encontrados em estruturas de CPA, devido ao seu elevado volume de vazios. Por
outro lado, a utilização de agentes rejuvenescedores mostra-se uma alternativa atrativa na
reversão do envelhecimento do ligante asfáltico. O objetivo desta pesquisa foi analisar o
rejuvenescimento de CPAs por meio da adição de Agregado Poroso Saturado em Óleo de
Soja Residual (APSOSR). Para isso, foram realizadas análises químicas e reológicas dos
ligantes, extraídos e recuperados, de três variações de CPAs: duas com adição de APSOSR,
resultando em 0,5% e 0,7% de óleo de soja residual em relação ao peso da mistura asfáltica,
e uma mistura pura. Além disso, verificou-se o comportamento mecânico e funcional dessas
misturas,
que
foram
submetidas
a
protocolos
de
envelhecimento
e
envelhecimento/carregamento cíclico. O protocolo de envelhecimento incluiu a combinação
de envelhecimento de curto e longo prazo, no qual os corpos de prova compactados foram
mantidos em estufa convencional e, em seguida, submetidos à chuva simulada, considerando
que os parâmetros que mais interferem no envelhecimento de uma CPA são a temperatura e
a umidade. A etapa de carregamento cíclico foi adicionada com o intuito de verificar as
possíveis variações na difusão do óleo na mistura quando submetida ao tráfego. A análise
química foi realizada para determinar os níveis de oxidação e para identificar, qualitativa e/ou
semiquantitativa, a presença de aditivo orgânico nos ligantes. Quanto às propriedades
reológicas, estas foram aferidas por meio dos ensaios de Performance Grade (PG), Multiple
Stress Creep Recovery (MSCR), curva mestra e Linear Amplitude Sweep (LAS). Em relação
à funcionalidade e às propriedades mecânicas, a análise foi baseada nos ensaios de
escorrimento, volume de vazios, vazios comunicantes, comportamento drenante,
permeabilidade, cântabro, resistência à tração por compressão diametral, dano por umidade
induzida e módulo de resiliência. Diante dos resultados, percebeu-se que a adição de óleo,
nos teores de 0,5% e 0,7%, mostrou tendências similares, sem diferenças estatisticamente
significativas. No entanto, o teor de 0,5% apresentou um desempenho ligeiramente superior,
com maior redução nos índices de oxidação em todas as condições analisadas e menor
impacto na RT após o envelhecimento. De modo geral, o agregado poroso mostrou-se viável
como veículo para agentes rejuvenescedores, oferecendo uma solução para rejuvenescer
camadas porosas de atrito sem impactar significativamente as propriedades funcionais e
volumétricas da mistura. Contudo, os métodos de extração e recuperação do ligante não
proporcionaram resultados consistentes quanto à restauração das propriedades reológicas
dos ligantes envelhecidos, não sendo possível atestar a efetiva ação do óleo |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil e Ambiental. |
pt_BR |
dc.title |
Análise do efeito da adição de agregado poroso, saturado em óleo de soja residual, no rejuvenescimento de camadas porosas de atrito. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-08-08 |
|
dc.description.abstract |
Floods are common events in large urban centers due to the impermeabilization of natural soil
by artificial materials. Integrating stormwater management into urban planning, with the
concept of a sponge city, emerges as an alternative to mitigate the impacts of this issue. In
this context, the use of open-graded asphalt mixtures in the composition of permeable
pavements is a technique that contributes to these solutions. In Brazil, this type of asphalt
mixture is used in the production of coatings known as Porous Friction Course (PFC) and has
a high percentage of voids, between 18% and 25%, allowing for the drainage of surface water
on rainy days. However, premature aging is one of the main issues encountered in PFC
structures, due to their high void volume. On the other hand, the use of rejuvenating agents
proves to be an attractive alternative in reversing asphalt binder aging. The objective of this
research was to analyze the rejuvenation of PFCs through the addition of Porous Aggregate
Saturated with Residual Soybean Oil (PASRSO). For this purpose, chemical and rheological
analyses of the binders, extracted and recovered, from three variations of PFCs were
conducted: two with the addition of PASRSO, resulting in 0.5% and 0.7% residual soybean oil
relative to the weight of the asphalt mixture, and one pure mixture. Additionally, the mechanical
and functional behavior of these mixtures was examined, which were subjected to aging and
aging/cyclic loading protocols. The aging protocol included a combination of short-term and
long-term aging, where compacted specimens were kept in a conventional oven and then
subjected to simulated rain, considering that the parameters that most influence the aging of
PFCs are temperature and humidity. The cyclic loading stage was added to assess potential
variations in oil diffusion within the mixture under traffic conditions. Chemical analysis was
conducted to determine oxidation levels and to qualitatively and/or semi-quantitatively identify
the presence of organic additive in the binders. Regarding rheological properties, these were
assessed through Performance Grade (PG), Multiple Stress Creep Recovery (MSCR), master
curve, and Linear Amplitude Sweep (LAS) tests. In terms of functionality and mechanical
properties, the analysis was based on rutting tests, void volume, communicating voids,
draining behavior, permeability, Cantabro abrasion loss, tensile strength by diametral
compression, moisture-induced damage, and resilience modulus. From the results, it was
observed that the addition of oil at 0.5% and 0.7% showed similar trends, with no statistically
significant differences. However, the 0.5% content showed slightly better performance, with
greater reduction in oxidation indices under all analyzed conditions and less impact on RT after
aging. Overall, porous aggregate proved feasible as a carrier for rejuvenating agents, offering
a solution to rejuvenate porous friction course layers without significantly impacting the
functional and volumetric properties of the mixture. However, the methods of binder extraction
and recovery did not consistently restore the rheological properties of aged binders, making it
difficult to confirm the effective action of the oil. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39687 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-23T18:43:05Z |
|
dc.date.available |
2024-12-23 |
|
dc.date.available |
2024-12-23T18:43:05Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Camada porosa de atrito (CPA) |
pt_BR |
dc.subject |
Agentes rejuvenescedores |
pt_BR |
dc.subject |
Envelhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Vermiculita |
pt_BR |
dc.subject |
Porous friction layer (CPA) |
pt_BR |
dc.subject |
Rejuvenating agents |
pt_BR |
dc.subject |
Aging |
pt_BR |
dc.subject |
Vermiculite |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Talita Miranda de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the effect of adding porous aggregate, saturated in residual soybean oil, on the rejuvenation of porous friction layers. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CNPq |
pt_BR |
dc.relation |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Talita Miranda de. Análise do efeito da adição de agregado poroso, saturado em óleo de soja residual, no rejuvenescimento de camadas porosas de atrito. 2024. 201 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |