Dépôt DSpace/Manakin

As concepções dos estudantes sobre o ensino de física: um estudo de caso em uma escola pública do Curimataú paraibano.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID PEREIRA, Daniel Vasconcelos. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8558548502675152 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
dc.contributor.advisor1ID DE MEDEIROS, F. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Priscila da Silva.
dc.contributor.referee2 FREITAS, Heron Neves de.
dc.contributor.referee2ID FREITAS, H. N. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho de conclusão de curso teve como proposta investigar as concepções de uma turma de estudantes da 3a série da ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, localizada no município de Cuité, Paraíba, acerca do ensino de Física. Para alcançarmos este objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo, com a utilização de um questionário com 14 questões que forneceram informações quantitativas e qualitativas. Como resultado, conseguimos traçar um perfil geral dos estudantes entrevistados sobre assuntos como: se gostam do lugar onde estudam; se gostam de estudar e se consideram a Física uma disciplina relevante, etc. Sobre as aulas de Física, os estudantes mostraram satisfação, tendo em vista que a professora de Física da escola tem um repertório bastante variado, fazendo uso de práticas experimentais, dinâmicas, além de ter uma excelente didática e domínio do conteúdo. Um resultado bastante positivo, indo na contra mão do que encontramos na literatura sobre o ensino de Física. De modo que surgem novas questões que podem ser objetos de estudos futuros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física pt_BR
dc.title As concepções dos estudantes sobre o ensino de física: um estudo de caso em uma escola pública do Curimataú paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2024-09-11
dc.description.abstract This course conclusion work aimed to investigate the conceptions of a class of 3rd grade students at ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, located in the municipality of Cuité, Paraíba, regarding the teaching of Physics. To achieve this objective, field research was carried out using a questionnaire with 14 questions that provided quantitative and qualitative information. As a result, we were able to draw a general profile of the students interviewed on topics such as: whether they like the place where they study; if they enjoy studying and consider Physics to be a relevant subject, etc. Regarding the Physics classes, the students showed satisfaction, considering that the school's Physics teacher has a very varied repertoire, making use of experimental, dynamic practices, in addition to having excellent teaching skills and mastery of the content. A very positive result, going against what we find in the literature on Physics teaching. Therefore, new questions arise that can be objects of future studies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39692
dc.date.accessioned 2024-12-26T12:05:44Z
dc.date.available 2024-12-26
dc.date.available 2024-12-26T12:05:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Física - ensino pt_BR
dc.subject Física - formação docente pt_BR
dc.subject Física - educação básica pt_BR
dc.subject Física - percepção discente - ensino pt_BR
dc.subject Curimataú paraíbano - ensino de física pt_BR
dc.subject Physics teaching pt_BR
dc.subject Physics - teaching pt_BR
dc.subject Physics - teacher training pt_BR
dc.subject Physics - basic education pt_BR
dc.subject Physics - student perception - teaching pt_BR
dc.subject Curimataú Paraíba - teaching physics pt_BR
dc.subject Enseñanza de la física pt_BR
dc.subject Física - docencia pt_BR
dc.subject Física - formación del profesorado pt_BR
dc.subject Física - educación básica pt_BR
dc.subject Física - percepción de los estudiantes - enseñanza pt_BR
dc.subject Curimataú Paraíba - enseñanza de la física pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Daniel Vasconcelos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Students' conceptions about physics teaching: a study of case in a public school in Curimataú, Paraíba. pt_BR
dc.title.alternative Concepciones de los estudiantes sobre la enseñanza de la física: un estudio de Caso en una escuela pública de Curimataú, Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Daniel Vasconcelos. As concepções dos estudantes sobre o ensino de física: um estudo de caso em uma escola pública do Curimataú paraibano. 2024. 73 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39692 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo de conclusión del curso tuvo como objetivo investigar los conceptos de una clase de estudiantes de 3er grado Serie ECIT Periodista José Itamar da Rocha Cândido, ubicada en el municipio de Cuité, Paraíba, sobre la enseñanza de la Física. Para lograr este objetivo se realizó una investigación de campo, con el uso de un cuestionario con 14 preguntas que proporcionaban información cuantitativa y cualitativa. Como resultado, pudimos trazar un perfil general de la estudiantes entrevistados sobre temas como: si les gusta el lugar donde estudian; si les gusta estudiar y consideran la Física como una materia relevante, etc. En En las clases de física, los estudiantes mostraron satisfacción, considerando que la El profesor de Física de la escuela dispone de un repertorio muy variado, haciendo uso de prácticas experimentales y dinámicas, además de tener excelentes habilidades docentes y dominio de contenido. Un resultado muy positivo, en contra de lo que encontramos. en la literatura sobre la enseñanza de la Física. Entonces surgen nuevas preguntas que pueden ser objeto de futuros estudios. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte