dc.creator.ID |
PEREIRA, Daniel Vasconcelos. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8558548502675152 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MEDEIROS, Fábio Ferreira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DE MEDEIROS, F. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Priscila da Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
FREITAS, Heron Neves de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FREITAS, H. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho de conclusão de curso teve como proposta investigar as concepções
de uma turma de estudantes da 3a
série da ECIT Jornalista José Itamar da Rocha
Cândido, localizada no município de Cuité, Paraíba, acerca do ensino de Física.
Para alcançarmos este objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo, com a
utilização de um questionário com 14 questões que forneceram informações
quantitativas e qualitativas. Como resultado, conseguimos traçar um perfil geral dos
estudantes entrevistados sobre assuntos como: se gostam do lugar onde estudam;
se gostam de estudar e se consideram a Física uma disciplina relevante, etc. Sobre
as aulas de Física, os estudantes mostraram satisfação, tendo em vista que a
professora de Física da escola tem um repertório bastante variado, fazendo uso de
práticas experimentais, dinâmicas, além de ter uma excelente didática e domínio do
conteúdo. Um resultado bastante positivo, indo na contra mão do que encontramos
na literatura sobre o ensino de Física. De modo que surgem novas questões que
podem ser objetos de estudos futuros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Física |
pt_BR |
dc.title |
As concepções dos estudantes sobre o ensino de física: um estudo de caso em uma escola pública do Curimataú paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-09-11 |
|
dc.description.abstract |
This course conclusion work aimed to investigate the conceptions of a class of 3rd
grade students at ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, located in the
municipality of Cuité, Paraíba, regarding the teaching of Physics. To achieve this
objective, field research was carried out using a questionnaire with 14 questions that
provided quantitative and qualitative information. As a result, we were able to draw a
general profile of the students interviewed on topics such as: whether they like the
place where they study; if they enjoy studying and consider Physics to be a relevant
subject, etc. Regarding the Physics classes, the students showed satisfaction,
considering that the school's Physics teacher has a very varied repertoire, making
use of experimental, dynamic practices, in addition to having excellent teaching skills
and mastery of the content. A very positive result, going against what we find in the
literature on Physics teaching. Therefore, new questions arise that can be objects of
future studies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39692 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-26T12:05:44Z |
|
dc.date.available |
2024-12-26 |
|
dc.date.available |
2024-12-26T12:05:44Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
Física - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Física - formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Física - educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Física - percepção discente - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Curimataú paraíbano - ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
Physics teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Physics - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Physics - teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Physics - basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Physics - student perception - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Curimataú Paraíba - teaching physics |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la física |
pt_BR |
dc.subject |
Física - docencia |
pt_BR |
dc.subject |
Física - formación del profesorado |
pt_BR |
dc.subject |
Física - educación básica |
pt_BR |
dc.subject |
Física - percepción de los estudiantes - enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Curimataú Paraíba - enseñanza de la física |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Daniel Vasconcelos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Students' conceptions about physics teaching: a study of case in a public school in Curimataú, Paraíba. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Concepciones de los estudiantes sobre la enseñanza de la física: un estudio de Caso en una escuela pública de Curimataú, Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Daniel Vasconcelos. As concepções dos estudantes sobre o ensino de física: um estudo de
caso em uma escola pública do Curimataú paraibano. 2024. 73 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39692 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo de conclusión del curso tuvo como objetivo investigar los conceptos
de una clase de estudiantes de 3er grado
Serie ECIT Periodista José Itamar da Rocha
Cândido, ubicada en el municipio de Cuité, Paraíba, sobre la enseñanza de la Física.
Para lograr este objetivo se realizó una investigación de campo, con el
uso de un cuestionario con 14 preguntas que proporcionaban información
cuantitativa y cualitativa. Como resultado, pudimos trazar un perfil general de la
estudiantes entrevistados sobre temas como: si les gusta el lugar donde estudian;
si les gusta estudiar y consideran la Física como una materia relevante, etc. En
En las clases de física, los estudiantes mostraron satisfacción, considerando que la
El profesor de Física de la escuela dispone de un repertorio muy variado, haciendo uso de
prácticas experimentales y dinámicas, además de tener excelentes habilidades docentes y dominio de
contenido. Un resultado muy positivo, en contra de lo que encontramos.
en la literatura sobre la enseñanza de la Física. Entonces surgen nuevas preguntas que
pueden ser objeto de futuros estudios. |
pt_BR |