dc.creator.ID |
SOUSA, D. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8734199938566736 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, Glageane da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane Da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Kiara Tatianny Santos da Costa. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
IGNÁCIO, Renato da Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
IGNÁCIO, R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7185203448137294 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Estágio Curricular Supervisionado é fundamental na formação de futuros docentes, oferecendo-lhes
a oportunidade de adquirir experiência prática em sala de aula. Durante o ECS III, propôs-se a
utilização do jogo lúdico "Bingo da Função Quadrática" como uma estratégia para tornar o ensino
dinâmico e interativo, visando proporcionar uma experiência de aprendizagem mais envolvente e
eficaz. O presente trabalho teve o objetivo de investigar a influência do jogo lúdico bingo da função
quadrática na turma do 2o ano do ensino médio. Este estudo caracteriza-se como um relato de
experiência realizado durante o ECS III em uma Escola Cidadã Integral Técnica localizada no
município de Barra de Santa Rosa no estado da Paraíba. A aplicação do jogo revelou-se uma estratégia
pedagógica relevante para reforçar o entendimento dos alunos sobre o tema. Durante a atividade, os
estudantes participaram de forma ativa, aplicando os conceitos aprendidos de maneira prática e
interativa. A implementação dessa ferramenta demonstrou ser uma possibilidade de material e
metodologia pedagógica que pode ser oferecida aos estudantes como uma perspectiva sobre a
matemática, indo além da mera memorização de regras e favorecendo uma abordagem relevante. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Estágio curricular supervisionado III: utilizando o jogo lúdico “Bingo da função quadrática”. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-09-19 |
|
dc.description.abstract |
The Supervised Curricular Internship is fundamental in the training of future teachers, offering them
the opportunity to acquire practical experience in the classroom. During ECS III, it was proposed to
use the playful game "Quadratic Function Bingo" as a strategy to make teaching dynamic and
interactive, aiming to provide a more engaging and effective learning experience. The present work
aimed to investigate the influence of the playful game bingo on the quadratic function in the 2nd year
of high school. This study is characterized as an experience report carried out during ECS III in a
Technical Comprehensive Citizen School located in the municipality of Barra de Santa Rosa in the
state of Paraíba. The application of the game proved to be a relevant pedagogical strategy to reinforce
students' understanding of the topic. During the activity, students participated actively, applying the
concepts learned in a practical and interactive way. The implementation of this tool proved to be a
possibility of material and pedagogical methodology that can be offered to students as a perspective on
mathematics, going beyond the mere memorization of rules and favoring a relevant approach. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39708 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-26T14:04:50Z |
|
dc.date.available |
2024-12-26 |
|
dc.date.available |
2024-12-26T14:04:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio curricular supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised Curricular Internship |
pt_BR |
dc.subject |
Fun Game |
pt_BR |
dc.subject |
Methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas Curriculares Supervisadas |
pt_BR |
dc.subject |
Juego divertido |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Dayana Galdino de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Supervised Internship III: Using the playful game “Quadratic Function
Bingo”. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Práctica curricular supervisada III: utilizando el juego lúdico “Bingo de la función cuadrática”. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Dayana Galdino de. Estágio curricular supervisionado III: utilizando o jogo lúdico “Bingo da função quadrática”. 2024. 28 fl. (Trabalho de Concluso de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39708 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La Práctica Curricular Supervisada es fundamental en la formación de los futuros docentes, ofreciéndoles
la oportunidad de adquirir experiencia práctica en el aula. Durante ECS III, se propuso
uso del juego lúdico “Bingo de Funciones Cuadráticas” como estrategia para facilitar la enseñanza
dinámico e interactivo, con el objetivo de proporcionar una experiencia más atractiva y
eficaz. El presente trabajo tuvo como objetivo investigar la influencia del juego lúdico bingo en la función
cuadrática en el 2do año de secundaria. Este estudio se caracteriza por ser un informe de
experiencia realizada durante ECS III en una Escuela Ciudadana Técnica Integral ubicada en
municipio de Barra de Santa Rosa en el estado de Paraíba. La aplicación del juego resultó ser una estrategia.
enfoque pedagógico relevante para reforzar la comprensión del tema por parte de los estudiantes. Durante la actividad, el
Los estudiantes participaron activamente, aplicando los conceptos aprendidos de forma práctica y
interactivo. La implementación de esta herramienta resultó ser un material y
metodología pedagógica que se puede ofrecer a los estudiantes como una perspectiva sobre la
matemáticas, yendo más allá de la mera memorización de reglas y favoreciendo un enfoque pertinente. |
pt_BR |