Dépôt DSpace/Manakin

Estágio curricular supervisionado III: utilizando o jogo lúdico “Bingo da função quadrática”.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SOUSA, D. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8734199938566736 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, Glageane da Silva. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane Da Silva. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.referee1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Kiara Tatianny Santos da Costa. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee2 IGNÁCIO, Renato da Silva.
dc.contributor.referee2ID IGNÁCIO, R. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7185203448137294 pt_BR
dc.description.resumo O Estágio Curricular Supervisionado é fundamental na formação de futuros docentes, oferecendo-lhes a oportunidade de adquirir experiência prática em sala de aula. Durante o ECS III, propôs-se a utilização do jogo lúdico "Bingo da Função Quadrática" como uma estratégia para tornar o ensino dinâmico e interativo, visando proporcionar uma experiência de aprendizagem mais envolvente e eficaz. O presente trabalho teve o objetivo de investigar a influência do jogo lúdico bingo da função quadrática na turma do 2o ano do ensino médio. Este estudo caracteriza-se como um relato de experiência realizado durante o ECS III em uma Escola Cidadã Integral Técnica localizada no município de Barra de Santa Rosa no estado da Paraíba. A aplicação do jogo revelou-se uma estratégia pedagógica relevante para reforçar o entendimento dos alunos sobre o tema. Durante a atividade, os estudantes participaram de forma ativa, aplicando os conceitos aprendidos de maneira prática e interativa. A implementação dessa ferramenta demonstrou ser uma possibilidade de material e metodologia pedagógica que pode ser oferecida aos estudantes como uma perspectiva sobre a matemática, indo além da mera memorização de regras e favorecendo uma abordagem relevante. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Estágio curricular supervisionado III: utilizando o jogo lúdico “Bingo da função quadrática”. pt_BR
dc.date.issued 2024-09-19
dc.description.abstract The Supervised Curricular Internship is fundamental in the training of future teachers, offering them the opportunity to acquire practical experience in the classroom. During ECS III, it was proposed to use the playful game "Quadratic Function Bingo" as a strategy to make teaching dynamic and interactive, aiming to provide a more engaging and effective learning experience. The present work aimed to investigate the influence of the playful game bingo on the quadratic function in the 2nd year of high school. This study is characterized as an experience report carried out during ECS III in a Technical Comprehensive Citizen School located in the municipality of Barra de Santa Rosa in the state of Paraíba. The application of the game proved to be a relevant pedagogical strategy to reinforce students' understanding of the topic. During the activity, students participated actively, applying the concepts learned in a practical and interactive way. The implementation of this tool proved to be a possibility of material and pedagogical methodology that can be offered to students as a perspective on mathematics, going beyond the mere memorization of rules and favoring a relevant approach. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39708
dc.date.accessioned 2024-12-26T14:04:50Z
dc.date.available 2024-12-26
dc.date.available 2024-12-26T14:04:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estágio curricular supervisionado pt_BR
dc.subject Jogo lúdico pt_BR
dc.subject Metodologia pt_BR
dc.subject Supervised Curricular Internship pt_BR
dc.subject Fun Game pt_BR
dc.subject Methodology pt_BR
dc.subject Prácticas Curriculares Supervisadas pt_BR
dc.subject Juego divertido pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Dayana Galdino de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Supervised Internship III: Using the playful game “Quadratic Function Bingo”. pt_BR
dc.title.alternative Práctica curricular supervisada III: utilizando el juego lúdico “Bingo de la función cuadrática”. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Dayana Galdino de. Estágio curricular supervisionado III: utilizando o jogo lúdico “Bingo da função quadrática”. 2024. 28 fl. (Trabalho de Concluso de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39708 pt_BR
dc.description.resumen La Práctica Curricular Supervisada es fundamental en la formación de los futuros docentes, ofreciéndoles la oportunidad de adquirir experiencia práctica en el aula. Durante ECS III, se propuso uso del juego lúdico “Bingo de Funciones Cuadráticas” como estrategia para facilitar la enseñanza dinámico e interactivo, con el objetivo de proporcionar una experiencia más atractiva y eficaz. El presente trabajo tuvo como objetivo investigar la influencia del juego lúdico bingo en la función cuadrática en el 2do año de secundaria. Este estudio se caracteriza por ser un informe de experiencia realizada durante ECS III en una Escuela Ciudadana Técnica Integral ubicada en municipio de Barra de Santa Rosa en el estado de Paraíba. La aplicación del juego resultó ser una estrategia. enfoque pedagógico relevante para reforzar la comprensión del tema por parte de los estudiantes. Durante la actividad, el Los estudiantes participaron activamente, aplicando los conceptos aprendidos de forma práctica y interactivo. La implementación de esta herramienta resultó ser un material y metodología pedagógica que se puede ofrecer a los estudiantes como una perspectiva sobre la matemáticas, yendo más allá de la mera memorización de reglas y favoreciendo un enfoque pertinente. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte