dc.creator.ID |
SILVA, E. V. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7021115283553012 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Kátia Ramos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, K. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7425924217515123 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
TAVARES, Adeilson da Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
TAVARES, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2450154592882133 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0003-2236-190X |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de socialização na escola de crianças
e adolescentes que residem em casas de acolhimento institucional. Nesse sentido, o problema
destacado por esta pesquisa é: como se dá o processo socialização de crianças e adolescentes
em situação de vulnerabilidade dentro da escola? A pesquisa aconteceu em duas instituições,
uma Casa de Acolhimento e uma escola, ambas situadas no município de Monteiro-PB. A
pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, buscando
entender as dinâmicas e interações sociais das crianças e adolescentes institucionalizados no
ambiente escolar. Para isso, utiliza-se um referencial teórico que fundamenta a análise dos
dados. A coleta de informações foi realizada através de entrevistas realizadas com a equipe
técnica e professores, o que permite a compreensão sobre as percepções dos participantes a
respeito das crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Como método
de análise das entrevistas, foi utilizado a análise de conteúdo de Laurence Bardin, método
utilizado em pesquisas qualitativas. Durante o processo de análise notou-se que há variações
nas questões de socialização entre as observações da equipe técnica da Casa de Acolhimento e
dos professores dos alunos em situação de acolhimento institucional. Além disso, foi possível
observar que, nos relatos dados pelas professoras sobre questões do relacionamento das crianças
institucionalizadas e os seus pares, alguns notaram que não percebem nenhuma diferença de
tratamento e apenas uma professora relatou que percebe uma falta de normalidade dos colegas,
fato que coincide com os relatos da equipe técnica sobre questões de bullying sofridos pelos
residentes da casa de acolhimento no ambiente escolar. Assim, foi possível extrair, tanto da
equipe técnica quanto dos professores, que não há perdas significativas em questão de
desempenho escolar das crianças acolhidas. Isso evidencia que o acompanhamento escolar
viabilizado pela atuação do corpo técnico da Casa de Acolhimento junto às crianças e
adolescentes, e as relações que esses indivíduos residentes estabelecem na escola com
professores e colegas de turma, influenciam significativamente para o desempenho escolar
considerado adequado, bem como para o estabelecimento de relações de sociabilidade
amistosas, ainda que com conflitos, entre crianças e adolescentes institucionalizados e não institucionalizados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.title |
Escola e o processo de socialização de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social residentes em casa de acolhimento no Cariri Paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-05 |
|
dc.description.abstract |
This study aims to analyze the socialization process within schools for children and adolescents
residing in institutional care homes. In this context, the central research question is: how does
the socialization process occur for children and adolescents in vulnerable situations within the
school environment? The research was conducted in two institutions: a Care Home and a
school, both located in the municipality of Monteiro-PB. The study follows a qualitative
approach, with an exploratory and descriptive nature, seeking to understand the dynamics and
social interactions of institutionalized children and adolescents within the school setting. A
theoretical framework underpins the data analysis. Information was collected through
interviews with the technical team and teachers, providing insight into their perceptions
regarding children and adolescents in institutional care. For interview analysis, Laurence
Bardin’s content analysis method was applied, a technique commonly used in qualitative
research. During the analysis, variations were noted in the socialization issues observed by the
Care Home's technical team and the teachers of institutionalized students. Additionally, the
teachers' reports on the relationships between institutionalized children and their peers revealed
that some did not perceive any difference in treatment, while only one teacher noted a lack of
normalcy among peers, a point that coincided with the technical team's reports of bullying
experienced by care home residents at school. It was possible to conclude, from both the
technical team and the teachers, that there are no significant losses in the academic performance
of the children in care. This highlights that the school monitoring facilitated by the technical
staff of the Care Home, in collaboration with the children and adolescents, as well as the
relationships these residents establish with teachers and classmates, significantly influences
their academic performance and contributes to the development of friendly social relationships,
despite occasional conflicts, between institutionalized and non-institutionalized children and
adolescents. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39709 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-26T14:29:08Z |
|
dc.date.available |
2024-12-26 |
|
dc.date.available |
2024-12-26T14:29:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças e adolescentes - socialização |
pt_BR |
dc.subject |
Casa de acolhimento – crianças e adolescentes |
pt_BR |
dc.subject |
Vulnerabilidade social |
pt_BR |
dc.subject |
Escola e socialização |
pt_BR |
dc.subject |
Família e socialização |
pt_BR |
dc.subject |
Adolescentes - socialização |
pt_BR |
dc.subject |
Children and adolescents - socialization |
|
dc.subject |
Foster home - children and adolescents |
|
dc.subject |
Social vulnerability |
|
dc.subject |
School and socialization |
|
dc.subject |
Family and socialization |
|
dc.subject |
Adolescents - socialization |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Eduarda Vitória Galdino da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School and the socialization process of children and adolescents in situations of social vulnerability living in a shelter in Cariri Paraibano. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Eduarda Vitória Galdino da. Escola e o processo de socialização de crianças e
adolescentes em situação de vulnerabilidade social residentes em casa de acolhimento no Cariri Paraibano. 2024. 87f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39709 |
pt_BR |