DSpace/Manakin Repository

Escola e o processo de socialização de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social residentes em casa de acolhimento no Cariri Paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, E. V. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7021115283553012 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Kátia Ramos.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, K. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7425924217515123 pt_BR
dc.contributor.referee1 TAVARES, Adeilson da Silva.
dc.contributor.referee1ID TAVARES, A. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2450154592882133 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0003-2236-190X pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de socialização na escola de crianças e adolescentes que residem em casas de acolhimento institucional. Nesse sentido, o problema destacado por esta pesquisa é: como se dá o processo socialização de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade dentro da escola? A pesquisa aconteceu em duas instituições, uma Casa de Acolhimento e uma escola, ambas situadas no município de Monteiro-PB. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, buscando entender as dinâmicas e interações sociais das crianças e adolescentes institucionalizados no ambiente escolar. Para isso, utiliza-se um referencial teórico que fundamenta a análise dos dados. A coleta de informações foi realizada através de entrevistas realizadas com a equipe técnica e professores, o que permite a compreensão sobre as percepções dos participantes a respeito das crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Como método de análise das entrevistas, foi utilizado a análise de conteúdo de Laurence Bardin, método utilizado em pesquisas qualitativas. Durante o processo de análise notou-se que há variações nas questões de socialização entre as observações da equipe técnica da Casa de Acolhimento e dos professores dos alunos em situação de acolhimento institucional. Além disso, foi possível observar que, nos relatos dados pelas professoras sobre questões do relacionamento das crianças institucionalizadas e os seus pares, alguns notaram que não percebem nenhuma diferença de tratamento e apenas uma professora relatou que percebe uma falta de normalidade dos colegas, fato que coincide com os relatos da equipe técnica sobre questões de bullying sofridos pelos residentes da casa de acolhimento no ambiente escolar. Assim, foi possível extrair, tanto da equipe técnica quanto dos professores, que não há perdas significativas em questão de desempenho escolar das crianças acolhidas. Isso evidencia que o acompanhamento escolar viabilizado pela atuação do corpo técnico da Casa de Acolhimento junto às crianças e adolescentes, e as relações que esses indivíduos residentes estabelecem na escola com professores e colegas de turma, influenciam significativamente para o desempenho escolar considerado adequado, bem como para o estabelecimento de relações de sociabilidade amistosas, ainda que com conflitos, entre crianças e adolescentes institucionalizados e não institucionalizados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title Escola e o processo de socialização de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social residentes em casa de acolhimento no Cariri Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-05
dc.description.abstract This study aims to analyze the socialization process within schools for children and adolescents residing in institutional care homes. In this context, the central research question is: how does the socialization process occur for children and adolescents in vulnerable situations within the school environment? The research was conducted in two institutions: a Care Home and a school, both located in the municipality of Monteiro-PB. The study follows a qualitative approach, with an exploratory and descriptive nature, seeking to understand the dynamics and social interactions of institutionalized children and adolescents within the school setting. A theoretical framework underpins the data analysis. Information was collected through interviews with the technical team and teachers, providing insight into their perceptions regarding children and adolescents in institutional care. For interview analysis, Laurence Bardin’s content analysis method was applied, a technique commonly used in qualitative research. During the analysis, variations were noted in the socialization issues observed by the Care Home's technical team and the teachers of institutionalized students. Additionally, the teachers' reports on the relationships between institutionalized children and their peers revealed that some did not perceive any difference in treatment, while only one teacher noted a lack of normalcy among peers, a point that coincided with the technical team's reports of bullying experienced by care home residents at school. It was possible to conclude, from both the technical team and the teachers, that there are no significant losses in the academic performance of the children in care. This highlights that the school monitoring facilitated by the technical staff of the Care Home, in collaboration with the children and adolescents, as well as the relationships these residents establish with teachers and classmates, significantly influences their academic performance and contributes to the development of friendly social relationships, despite occasional conflicts, between institutionalized and non-institutionalized children and adolescents. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39709
dc.date.accessioned 2024-12-26T14:29:08Z
dc.date.available 2024-12-26
dc.date.available 2024-12-26T14:29:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Crianças e adolescentes - socialização pt_BR
dc.subject Casa de acolhimento – crianças e adolescentes pt_BR
dc.subject Vulnerabilidade social pt_BR
dc.subject Escola e socialização pt_BR
dc.subject Família e socialização pt_BR
dc.subject Adolescentes - socialização pt_BR
dc.subject Children and adolescents - socialization
dc.subject Foster home - children and adolescents
dc.subject Social vulnerability
dc.subject School and socialization
dc.subject Family and socialization
dc.subject Adolescents - socialization
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Eduarda Vitória Galdino da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School and the socialization process of children and adolescents in situations of social vulnerability living in a shelter in Cariri Paraibano. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Eduarda Vitória Galdino da. Escola e o processo de socialização de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social residentes em casa de acolhimento no Cariri Paraibano. 2024. 87f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39709 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta