dc.description.resumo |
O número, localização geográfica e forma de subsistência (estatal e
privada) nos permite fazer generalizações sobre suas potencialidades e
debilidades. Umas contribuindo mais e outras menos no processo de formação
profissional.
Os avanços e desenvolvimentos conseguidos em alguns setores e
disciplinas demonstram o alto nível formado pelas faculdades e através deles
foram gerados ou difundidas tecnologias que tornaram possíveis tais avanços.
Todavia esses avanços tem conseguido modernizar apenas a agropecuária
comercial, empresarial e de exportação e não os 13,5 milhões de pequenos
produtores da América Latina.
O grande desafio de nossas faculdades é formar profissionais
tecnicamente preparados para fazer dos pequenos produtores o mesmo que
fizeram com os grandes, de modo que todos tenham reais e efetiva
oportunidade de se modernizar, de ser eficientes e competitivos, uma vez que
suas necessidades e estratégias de desenvolvimento são diferentes. As
faculdades de Ciências Agrárias tem tido, historicamente, a capacidade de se
adequar às necessidades da sociedade. Atualmente, elas enfrentam novos
rumos, que as obriga uma vez mais revisar criticamente as principais limitações
que as impede de responder adequadamente as demandas do mercado.
Cabe-nos lembrar que nossa agropecuária se incorporou, nas ultimas
décadas, um processo de modernização, através de uma matriz tecnológica
utilizada nos países desenvolvidos, a qual gerou desperdícios de recursos,
dependência dos produtores com relação a fatores externos e de órgãos
estatais. Mesmo assim muitas faculdades ainda continuam adotando este
modelo, que favorece apenas cerca de 10 % de produtores e que não possibilita
o desenvolvimento com igualdade.
Durante este processo de modernização houve um crescimento
acentuado de professores e de estudantes nos cursos de Ciência Agrárias, dado
ao apoio do setor público. Bastava ter um titulo profissional para que tivesse
garantido um emprego no setor publico e como a demanda era superior a oferta,
os empregadores não podiam se muito exigentes com a qualidade dos que
contratavam. Não só cresceu o número de faculdades e matrículas, como
também cresceu o número de especialidades. A Irrigação e Drenagem,
Construções Rurais, Mecanização Agrícola e outras mais que antes eram
apenas disciplinas de graduação, hoje são especialidades a nível de Mestrado e
Doutorado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Agrícola. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
26 |
pt_BR |
dc.title |
Situação atual e perspectivas da engenharia agrícola. |
pt_BR |
dc.date.issued |
1997 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39741 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-27T13:20:48Z |
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dc.date.available |
2024-12-27 |
|
dc.date.available |
2024-12-27T13:20:48Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Engenharia Agrícola - faculdades |
pt_BR |
dc.subject |
Formação em Engenharia Agrícola |
pt_BR |
dc.subject |
Desafios da Engenharia Agrícola |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Engenharia Agrícola |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo - Engenharia Agrícola |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecologia e Engenharia Agrícola - currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Perfil profissional - Engenharia Agrícola |
pt_BR |
dc.subject |
Engenheiros Agrícolas - formação |
pt_BR |
dc.subject |
Agricultural Engineering - faculties |
pt_BR |
dc.subject |
Agricultural Engineering Training |
pt_BR |
dc.subject |
Challenges of Agricultural Engineering |
pt_BR |
dc.subject |
Agricultural Engineering Education |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum - Agricultural Engineering |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecology and Agricultural Engineering - curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
Professional profile - Agricultural Engineering |
pt_BR |
dc.subject |
Agricultural Engineers - training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SALVADOR, Nilson. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Current situation and perspectives of agricultural engineering. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SALVADOR, Nilson. Situação atual e perspectivas da engenharia agrícola. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. Campina Grande - PB, 26., 1997. Mesa Redonda [...]. Campina Grande - PB: Universidade Federal da Paraíba, 1997. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39741 |
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