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Situação atual e perspectivas da engenharia agrícola.

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dc.description.resumo O número, localização geográfica e forma de subsistência (estatal e privada) nos permite fazer generalizações sobre suas potencialidades e debilidades. Umas contribuindo mais e outras menos no processo de formação profissional. Os avanços e desenvolvimentos conseguidos em alguns setores e disciplinas demonstram o alto nível formado pelas faculdades e através deles foram gerados ou difundidas tecnologias que tornaram possíveis tais avanços. Todavia esses avanços tem conseguido modernizar apenas a agropecuária comercial, empresarial e de exportação e não os 13,5 milhões de pequenos produtores da América Latina. O grande desafio de nossas faculdades é formar profissionais tecnicamente preparados para fazer dos pequenos produtores o mesmo que fizeram com os grandes, de modo que todos tenham reais e efetiva oportunidade de se modernizar, de ser eficientes e competitivos, uma vez que suas necessidades e estratégias de desenvolvimento são diferentes. As faculdades de Ciências Agrárias tem tido, historicamente, a capacidade de se adequar às necessidades da sociedade. Atualmente, elas enfrentam novos rumos, que as obriga uma vez mais revisar criticamente as principais limitações que as impede de responder adequadamente as demandas do mercado. Cabe-nos lembrar que nossa agropecuária se incorporou, nas ultimas décadas, um processo de modernização, através de uma matriz tecnológica utilizada nos países desenvolvidos, a qual gerou desperdícios de recursos, dependência dos produtores com relação a fatores externos e de órgãos estatais. Mesmo assim muitas faculdades ainda continuam adotando este modelo, que favorece apenas cerca de 10 % de produtores e que não possibilita o desenvolvimento com igualdade. Durante este processo de modernização houve um crescimento acentuado de professores e de estudantes nos cursos de Ciência Agrárias, dado ao apoio do setor público. Bastava ter um titulo profissional para que tivesse garantido um emprego no setor publico e como a demanda era superior a oferta, os empregadores não podiam se muito exigentes com a qualidade dos que contratavam. Não só cresceu o número de faculdades e matrículas, como também cresceu o número de especialidades. A Irrigação e Drenagem, Construções Rurais, Mecanização Agrícola e outras mais que antes eram apenas disciplinas de graduação, hoje são especialidades a nível de Mestrado e Doutorado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Agrícola. pt_BR
dc.citation.issue 26 pt_BR
dc.title Situação atual e perspectivas da engenharia agrícola. pt_BR
dc.date.issued 1997
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39741
dc.date.accessioned 2024-12-27T13:20:48Z
dc.date.available 2024-12-27
dc.date.available 2024-12-27T13:20:48Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Engenharia Agrícola - faculdades pt_BR
dc.subject Formação em Engenharia Agrícola pt_BR
dc.subject Desafios da Engenharia Agrícola pt_BR
dc.subject Ensino de Engenharia Agrícola pt_BR
dc.subject Currículo - Engenharia Agrícola pt_BR
dc.subject Agroecologia e Engenharia Agrícola - currículo pt_BR
dc.subject Perfil profissional - Engenharia Agrícola pt_BR
dc.subject Engenheiros Agrícolas - formação pt_BR
dc.subject Agricultural Engineering - faculties pt_BR
dc.subject Agricultural Engineering Training pt_BR
dc.subject Challenges of Agricultural Engineering pt_BR
dc.subject Agricultural Engineering Education pt_BR
dc.subject Curriculum - Agricultural Engineering pt_BR
dc.subject Agroecology and Agricultural Engineering - curriculum pt_BR
dc.subject Professional profile - Agricultural Engineering pt_BR
dc.subject Agricultural Engineers - training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SALVADOR, Nilson.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Current situation and perspectives of agricultural engineering. pt_BR
dc.identifier.citation SALVADOR, Nilson. Situação atual e perspectivas da engenharia agrícola. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. Campina Grande - PB, 26., 1997. Mesa Redonda [...]. Campina Grande - PB: Universidade Federal da Paraíba, 1997. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39741 pt_BR


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