Dépôt DSpace/Manakin

Capital social do gestor e desempenho escolar uma influência mediada pelo empoderamento do gestor.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo A pesquisa buscou verificar a influência do capital social do gestor sobre o desempenho escolar mediado por seu empoderamento com ações promotoras da qualidade educacional, focando três aspectos: a) a construção de uma escala do capital social do gestor; b) a identificação de indicadores que operacionalizam o empoderamento do gestor; e c) o teste das relações estruturais entre a capital social e desempenho escolar. A busca por ações e instrumentos que expressassem esse empoderamento identificou no Questionário do Diretor do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e no Questionário do Diretor Prova Brasil, uma fonte de potenciais indicadores para sua composição teórica, como reuniões de Conselho Escolar; Conselho de Classe; reuniões com professores, funcionários alunos, pais, entre outras. Também, considerou-se como proxy do Desempenho Escolar a variação do Índice de Desempenho da Educação Básica - IDEB), nos períodos 2017/2015 (Ministério da Educação, 2017. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Gestão Pública. pt_BR
dc.subject.cnpq Comunicação. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Capital social do gestor e desempenho escolar uma influência mediada pelo empoderamento do gestor. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39768
dc.date.accessioned 2024-12-30T12:40:19Z
dc.date.available 2024-12-30
dc.date.available 2024-12-30T12:40:19Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Gestor escolar pt_BR
dc.subject Capital social pt_BR
dc.subject Empoderamento do gestor pt_BR
dc.subject Desempenho escolar pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Escola pública - gestão pt_BR
dc.subject School manager pt_BR
dc.subject Social capital pt_BR
dc.subject Manager empowerment pt_BR
dc.subject School performance pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject Public school - management pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROMEIRO, Maria do Carmo.
dc.creator SILVA, Liliane Lima da.
dc.creator SOUSA, Paulo Ramalho de.
dc.creator APARÍCIO, Ana Silvia Moço.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Manager's social capital and school performance an influence mediated by manager empowerment. pt_BR
dc.identifier.citation ROMEIRO, Maria do Carmo; SILVA, Liliane Lima da; SOUSA, Paulo Ramalho de; APARÍCIO, Ana Silvia Moço. Capital social do gestor e desempenho escolar uma influência mediada pelo empoderamento do gestor. In: I ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO E COMUNICAÇÃO (ENGEC). Eixo Temático I : Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade . São Caetano do Sul, USCS Campina Grande - PB, UFCG I., 2021. Anais [...]. Campina Grande - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2021. ISSN: 978-65-89001-07-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39768 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte