Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
A pesquisa buscou verificar a influência do capital social do gestor sobre o desempenho escolar mediado por seu empoderamento com ações promotoras da qualidade educacional, focando três aspectos: a) a construção de uma escala do capital social do gestor; b) a identificação de indicadores que operacionalizam o empoderamento do gestor; e c) o teste das relações estruturais entre a capital social e desempenho escolar. A busca por ações e instrumentos que expressassem esse empoderamento identificou no Questionário do Diretor do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e no Questionário do Diretor Prova Brasil, uma fonte de potenciais indicadores para sua composição teórica, como reuniões de Conselho Escolar; Conselho de Classe; reuniões com professores, funcionários alunos, pais, entre outras. Também, considerou-se como proxy do Desempenho Escolar a variação do Índice de Desempenho da Educação Básica - IDEB), nos períodos 2017/2015 (Ministério da Educação, 2017. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Gestão Pública. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Comunicação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Capital social do gestor e desempenho escolar uma influência mediada pelo empoderamento do gestor. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39768 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-30T12:40:19Z |
|
dc.date.available |
2024-12-30 |
|
dc.date.available |
2024-12-30T12:40:19Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Gestor escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Capital social |
pt_BR |
dc.subject |
Empoderamento do gestor |
pt_BR |
dc.subject |
Desempenho escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Escola pública - gestão |
pt_BR |
dc.subject |
School manager |
pt_BR |
dc.subject |
Social capital |
pt_BR |
dc.subject |
Manager empowerment |
pt_BR |
dc.subject |
School performance |
pt_BR |
dc.subject |
School management |
pt_BR |
dc.subject |
Public school - management |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROMEIRO, Maria do Carmo. |
|
dc.creator |
SILVA, Liliane Lima da. |
|
dc.creator |
SOUSA, Paulo Ramalho de. |
|
dc.creator |
APARÍCIO, Ana Silvia Moço. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Manager's social capital and school performance an influence mediated by manager empowerment. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROMEIRO, Maria do Carmo; SILVA, Liliane Lima da; SOUSA, Paulo Ramalho de; APARÍCIO, Ana Silvia Moço. Capital social do gestor e desempenho escolar uma influência mediada pelo empoderamento do gestor. In: I ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO E COMUNICAÇÃO (ENGEC). Eixo Temático I : Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade . São Caetano do Sul, USCS Campina Grande - PB, UFCG I., 2021. Anais [...]. Campina Grande - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2021. ISSN: 978-65-89001-07-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39768 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée