dc.creator.ID |
OLIVEIRA, M. L. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7089322406987317 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Édija Anália Rodrigues de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, E.A.R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1043760665389361 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LEANO, Heloisy Alves de Medeiros. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MEDEIROS, H. A. de. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6257020345254911 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, N. C. C. de B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As infecções sexualmente transmissíveis são frequentes e recorrentes, causadas
por vírus, bactérias ou outros microrganismos, e transmitidas principalmente durante o contato
sexual, como por exemplo HIV, aids, sífilis, hepatite B e C, e HPV. Consideradas um problema
de saúde pública, estão entre os agravos mais comuns em todo o mundo, podem ser transmitidas
de forma horizontal e vertical. Objetivo: Identificar os principais temas relacionados ao
enfrentamento de IST, na perspectiva de estudantes. Metodologia: Trata-se de um estudo
exploratório de abordagem qualitativa, desenvolvido com 15 estudantes universitários da
UFCG, no Campus Cuité-PB. Para a coleta de dados empregou-se a técnica de entrevista
norteada por um roteiro semiestruturado, e após esses procedimentos os dados foram
importados para processamento no software de Análise Textual IRaMuTeQ®, onde foi
utilizado a árvore de similitude nele disposto como forma de interpretar a análise dos dados
gerados. Vale salientar que este estudo é derivado de uma pesquisa maior. Resultados: Ao
observar a árvore máxima identificou-se a classe temática principal, denominada: “Jovens e
adultos acreditam que não vão contrair IST”, e as seguintes subclasses: Abordar as IST no
ensino médio; Ainda persiste um forte tabu sobre as IST; Existe muita informação sobre IST,
mas os jovens não usufruem; Redes sociais não apresentam informações atrativas sobre IST e
Os profissionais de saúde devem trabalhar mais as IST de forma significativa. Observa-se em
geral que os estudantes do ensino superior acreditam que o assunto IST deveria ser mais
abordado durante o ensino médio, para que eles chegassem ao ensino superior com maior
conhecimento e segurança sobre o tema. As informações contidas em redes sociais não são bem
exploradas pelos jovens, visto que esse público prioriza conteúdos virais e engajadores,
diferente do material referente às IST. É imprescindível que a atuação dos profissionais de
saúde esteja direcionada para os interesses da comunidade jovem, com uma linguagem ou
formato que tenha mais significado, conteúdos criativos e informativos que sejam acessíveis e
envolventes, como infográficos, vídeos educativos e posts interativo. Considerações finais:
Na perspectiva dos estudantes os principais temas sobre o enfrentamento de IST versam sobre
a necessidade de introduzir este assunto no espaço escolar, e promover acesso a informações
de maneira qualificada e atrativa nas redes sociais. Ademais, os profissionais de saúde precisam
adequar a sua forma de comunicação com os jovens, atentando para abordagens significativas
para o público. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem de Saúde Pública |
pt_BR |
dc.title |
Temas sobre o enfrentamento de IST na perspectiva de estudantes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-03 |
|
dc.description.abstract |
Sexually transmitted infections are frequent and recurrent, caused by viruses,
bacteria or other microorganisms, and transmitted mainly during sexual contact, such as HIV,
AIDS, syphilis, hepatitis B and C, and HPV. Considered a public health problem, they are
among the most common diseases worldwide and can be transmitted horizontally and vertically.
Objective: to identify the main themes related to coping with STI, from the students'
perspective. Methodology: This is an exploratory study with a qualitative approach, developed
with 15 university students from UFCG, at the Cuité-PB Campus. For data collection, the
interview technique was used guided by a semi-structured script, and after these procedures the
data were imported for processing in the Textual Analysis software IRaMuTeQ®, where the
similarity tree arranged in it was used as a form of interpretation. analysis of generated data. It
is worth noting that this study is derived from larger research. Results: When observing the
maximum tree, the main thematic class was identified, called: “Young people and adults believe
that they will not contract STIs”, and the following subclasses: Addressing STIs in high school;
A strong taboo regarding STIs still persists; There is a lot of information about STIs, but young
people do not use it; Social networks do not present attractive information about STIs and
Health professionals must work more on STIs in a significant way. It is generally observed that
higher education students believe that the subject of IST should be covered more during high
school, so that they reach higher education with greater knowledge and confidence about the
topic. The information contained on social networks is not well explored by young people, as
this audience prioritizes viral and engaging content, different from material relating to STIs. It
is essential that the work of health professionals is directed towards the interests of the young
community, with a language or format that has more meaning, creative and informative content
that is accessible and engaging, such as infographics, educational videos and interactive posts.
Final considerations: From the students' perspective, the main themes about coping with STIs
are about the need to introduce this subject in the school space, and promote access to
information in a qualified and attractive way on social networks. Furthermore, health
professionals need to adapt the way they communicate with young people, paying attention to
approaches that are meaningful to the public. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39775 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-30T13:57:07Z |
|
dc.date.available |
2024-12-30 |
|
dc.date.available |
2024-12-30T13:57:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Infecções sexualmente transmissíveis |
pt_BR |
dc.subject |
HIV |
pt_BR |
dc.subject |
AIDS |
pt_BR |
dc.subject |
Sifilis |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Hepatite B |
pt_BR |
dc.subject |
Hepatite C |
pt_BR |
dc.subject |
HPV |
pt_BR |
dc.subject |
Sexually transmitted infections |
pt_BR |
dc.subject |
Syphilis |
pt_BR |
dc.subject |
Health education |
pt_BR |
dc.subject |
Hepatitis B |
pt_BR |
dc.subject |
Hepatitis C |
pt_BR |
dc.subject |
Infecciones de transmisión sexual |
pt_BR |
dc.subject |
VIH |
pt_BR |
dc.subject |
SIDA |
pt_BR |
dc.subject |
Educación para la salud |
pt_BR |
dc.subject |
VPH |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Maria Luiza Farias. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Topics about coping with STIs from the students’ perspective. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Temas sobre el afrontamiento de las ITS desde la perspectiva de los estudiantes. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Maria Luiza Farias. Temas sobre o enfrentamento de IST na perspectiva de estudantes. 2024. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39775 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Las infecciones de transmisión sexual son frecuentes y recurrentes, causadas
por virus, bacterias u otros microorganismos, y se transmite principalmente por contacto
sexuales, como el VIH, el SIDA, la sífilis, la hepatitis B y C y el VPH. Considerado un problema
salud pública, se encuentran entre las enfermedades más comunes a nivel mundial, pueden transmitirse
horizontal y verticalmente. Objetivo: Identificar los principales temas relacionados con
afrontamiento de las ITS, desde la perspectiva de los estudiantes. Metodología: Este es un estudio.
enfoque cualitativo exploratorio, desarrollado con 15 estudiantes universitarios de
UFCG, en el Campus Cuité-PB. Para la recolección de datos se utilizó la técnica de la entrevista.
guiados por un guión semiestructurado, y luego de estos procedimientos los datos fueron
importado para su procesamiento en el software de Análisis Textual IRaMuTeQ®, donde fue
utilizó el árbol de similitud proporcionado allí como una forma de interpretar el análisis de datos
generado. Vale la pena señalar que este estudio se deriva de una investigación más amplia. Resultados: Ao
observando el árbol máximo se identificó la principal clase temática, denominada: “Jóvenes y
los adultos creen que no contraerán ITS”, y las siguientes subclases: Abordar las ITS en
escuela secundaria; Aún persiste un fuerte tabú respecto de las ITS; Hay mucha información sobre las ITS,
pero los jóvenes no lo disfrutan; Las redes sociales no presentan información atractiva sobre las ITS y Los profesionales de la salud deben trabajar más en las ITS de manera significativa. Se observa en
En general, los estudiantes de educación superior creen que la asignatura IST debería ser más
abordados durante la escuela secundaria, para que puedan llegar a la educación superior con mayor
conocimiento y seguridad sobre el tema. La información contenida en las redes sociales no está bien
explorado por los jóvenes, ya que esta audiencia prioriza el contenido viral y atractivo,
diferente del material relacionado con las ITS. Es fundamental que el trabajo de los profesionales de la salud
La salud se orienta hacia los intereses de la comunidad joven, con una lengua o
formato que tenga más significado, contenido creativo e informativo que sea accesible y
Contenido atractivo, como infografías, vídeos educativos y publicaciones interactivas. Consideraciones finales:
Desde la perspectiva de los estudiantes, los principales temas sobre el afrontamiento de las ITS tienen que ver con
la necesidad de introducir esta temática en el espacio escolar, y promover el acceso a la información
de forma cualificada y atractiva en las redes sociales. Además, los profesionales sanitarios necesitan
Adapte su forma de comunicarse con los jóvenes, prestando atención a enfoques significativos.
para el público. |
pt_BR |