Dépôt DSpace/Manakin

Temas sobre o enfrentamento de IST na perspectiva de estudantes.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID OLIVEIRA, M. L. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7089322406987317 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Édija Anália Rodrigues de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, E.A.R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1043760665389361 pt_BR
dc.contributor.referee1 LEANO, Heloisy Alves de Medeiros.
dc.contributor.referee1ID MEDEIROS, H. A. de. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6257020345254911 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, N. C. C. de B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 pt_BR
dc.description.resumo As infecções sexualmente transmissíveis são frequentes e recorrentes, causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, e transmitidas principalmente durante o contato sexual, como por exemplo HIV, aids, sífilis, hepatite B e C, e HPV. Consideradas um problema de saúde pública, estão entre os agravos mais comuns em todo o mundo, podem ser transmitidas de forma horizontal e vertical. Objetivo: Identificar os principais temas relacionados ao enfrentamento de IST, na perspectiva de estudantes. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, desenvolvido com 15 estudantes universitários da UFCG, no Campus Cuité-PB. Para a coleta de dados empregou-se a técnica de entrevista norteada por um roteiro semiestruturado, e após esses procedimentos os dados foram importados para processamento no software de Análise Textual IRaMuTeQ®, onde foi utilizado a árvore de similitude nele disposto como forma de interpretar a análise dos dados gerados. Vale salientar que este estudo é derivado de uma pesquisa maior. Resultados: Ao observar a árvore máxima identificou-se a classe temática principal, denominada: “Jovens e adultos acreditam que não vão contrair IST”, e as seguintes subclasses: Abordar as IST no ensino médio; Ainda persiste um forte tabu sobre as IST; Existe muita informação sobre IST, mas os jovens não usufruem; Redes sociais não apresentam informações atrativas sobre IST e Os profissionais de saúde devem trabalhar mais as IST de forma significativa. Observa-se em geral que os estudantes do ensino superior acreditam que o assunto IST deveria ser mais abordado durante o ensino médio, para que eles chegassem ao ensino superior com maior conhecimento e segurança sobre o tema. As informações contidas em redes sociais não são bem exploradas pelos jovens, visto que esse público prioriza conteúdos virais e engajadores, diferente do material referente às IST. É imprescindível que a atuação dos profissionais de saúde esteja direcionada para os interesses da comunidade jovem, com uma linguagem ou formato que tenha mais significado, conteúdos criativos e informativos que sejam acessíveis e envolventes, como infográficos, vídeos educativos e posts interativo. Considerações finais: Na perspectiva dos estudantes os principais temas sobre o enfrentamento de IST versam sobre a necessidade de introduzir este assunto no espaço escolar, e promover acesso a informações de maneira qualificada e atrativa nas redes sociais. Ademais, os profissionais de saúde precisam adequar a sua forma de comunicação com os jovens, atentando para abordagens significativas para o público. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem de Saúde Pública pt_BR
dc.title Temas sobre o enfrentamento de IST na perspectiva de estudantes. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-03
dc.description.abstract Sexually transmitted infections are frequent and recurrent, caused by viruses, bacteria or other microorganisms, and transmitted mainly during sexual contact, such as HIV, AIDS, syphilis, hepatitis B and C, and HPV. Considered a public health problem, they are among the most common diseases worldwide and can be transmitted horizontally and vertically. Objective: to identify the main themes related to coping with STI, from the students' perspective. Methodology: This is an exploratory study with a qualitative approach, developed with 15 university students from UFCG, at the Cuité-PB Campus. For data collection, the interview technique was used guided by a semi-structured script, and after these procedures the data were imported for processing in the Textual Analysis software IRaMuTeQ®, where the similarity tree arranged in it was used as a form of interpretation. analysis of generated data. It is worth noting that this study is derived from larger research. Results: When observing the maximum tree, the main thematic class was identified, called: “Young people and adults believe that they will not contract STIs”, and the following subclasses: Addressing STIs in high school; A strong taboo regarding STIs still persists; There is a lot of information about STIs, but young people do not use it; Social networks do not present attractive information about STIs and Health professionals must work more on STIs in a significant way. It is generally observed that higher education students believe that the subject of IST should be covered more during high school, so that they reach higher education with greater knowledge and confidence about the topic. The information contained on social networks is not well explored by young people, as this audience prioritizes viral and engaging content, different from material relating to STIs. It is essential that the work of health professionals is directed towards the interests of the young community, with a language or format that has more meaning, creative and informative content that is accessible and engaging, such as infographics, educational videos and interactive posts. Final considerations: From the students' perspective, the main themes about coping with STIs are about the need to introduce this subject in the school space, and promote access to information in a qualified and attractive way on social networks. Furthermore, health professionals need to adapt the way they communicate with young people, paying attention to approaches that are meaningful to the public. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39775
dc.date.accessioned 2024-12-30T13:57:07Z
dc.date.available 2024-12-30
dc.date.available 2024-12-30T13:57:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Infecções sexualmente transmissíveis pt_BR
dc.subject HIV pt_BR
dc.subject AIDS pt_BR
dc.subject Sifilis pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.subject Hepatite B pt_BR
dc.subject Hepatite C pt_BR
dc.subject HPV pt_BR
dc.subject Sexually transmitted infections pt_BR
dc.subject Syphilis pt_BR
dc.subject Health education pt_BR
dc.subject Hepatitis B pt_BR
dc.subject Hepatitis C pt_BR
dc.subject Infecciones de transmisión sexual pt_BR
dc.subject VIH pt_BR
dc.subject SIDA pt_BR
dc.subject Educación para la salud pt_BR
dc.subject VPH pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Maria Luiza Farias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Topics about coping with STIs from the students’ perspective. pt_BR
dc.title.alternative Temas sobre el afrontamiento de las ITS desde la perspectiva de los estudiantes. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Maria Luiza Farias. Temas sobre o enfrentamento de IST na perspectiva de estudantes. 2024. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39775 pt_BR
dc.description.resumen Las infecciones de transmisión sexual son frecuentes y recurrentes, causadas por virus, bacterias u otros microorganismos, y se transmite principalmente por contacto sexuales, como el VIH, el SIDA, la sífilis, la hepatitis B y C y el VPH. Considerado un problema salud pública, se encuentran entre las enfermedades más comunes a nivel mundial, pueden transmitirse horizontal y verticalmente. Objetivo: Identificar los principales temas relacionados con afrontamiento de las ITS, desde la perspectiva de los estudiantes. Metodología: Este es un estudio. enfoque cualitativo exploratorio, desarrollado con 15 estudiantes universitarios de UFCG, en el Campus Cuité-PB. Para la recolección de datos se utilizó la técnica de la entrevista. guiados por un guión semiestructurado, y luego de estos procedimientos los datos fueron importado para su procesamiento en el software de Análisis Textual IRaMuTeQ®, donde fue utilizó el árbol de similitud proporcionado allí como una forma de interpretar el análisis de datos generado. Vale la pena señalar que este estudio se deriva de una investigación más amplia. Resultados: Ao observando el árbol máximo se identificó la principal clase temática, denominada: “Jóvenes y los adultos creen que no contraerán ITS”, y las siguientes subclases: Abordar las ITS en escuela secundaria; Aún persiste un fuerte tabú respecto de las ITS; Hay mucha información sobre las ITS, pero los jóvenes no lo disfrutan; Las redes sociales no presentan información atractiva sobre las ITS y Los profesionales de la salud deben trabajar más en las ITS de manera significativa. Se observa en En general, los estudiantes de educación superior creen que la asignatura IST debería ser más abordados durante la escuela secundaria, para que puedan llegar a la educación superior con mayor conocimiento y seguridad sobre el tema. La información contenida en las redes sociales no está bien explorado por los jóvenes, ya que esta audiencia prioriza el contenido viral y atractivo, diferente del material relacionado con las ITS. Es fundamental que el trabajo de los profesionales de la salud La salud se orienta hacia los intereses de la comunidad joven, con una lengua o formato que tenga más significado, contenido creativo e informativo que sea accesible y Contenido atractivo, como infografías, vídeos educativos y publicaciones interactivas. Consideraciones finales: Desde la perspectiva de los estudiantes, los principales temas sobre el afrontamiento de las ITS tienen que ver con la necesidad de introducir esta temática en el espacio escolar, y promover el acceso a la información de forma cualificada y atractiva en las redes sociales. Además, los profesionales sanitarios necesitan Adapte su forma de comunicarse con los jóvenes, prestando atención a enfoques significativos. para el público. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte