dc.creator.ID |
SILVA, F. H. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8196422367074968 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Joseclécio Dutra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, J. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
J. D. Dantas. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, J.D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MEDEIROS, Fábio Ferreira de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
DE MEDEIROS, F. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ATAÍDE, J. S. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI PEREIRA |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
PEREIRA DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Por diversas vezes, e não somente nos nossos dias de hoje, tem-se discutido
com bastante frequência sobre a importância dos alunos adquirirem o conhecimento
científico no seu cotidiano, pois sabe-se que adquirir conhecimento é um processo
gradual em que o tempo é a chave principal para o estudante conseguir reconhecer
diversos conteúdos estudados na Física. A Alfabetização e o Letramento Científico
(ALC) geram nos alunos o senso crítico, a conscientização e são importantes para a
formação de cidadãos. Eles capacitam as pessoas a compreender, analisar e
questionar o mundo em que se vivem, ou seja, no mundo globalizado de novas
ideias. Nessa perspectiva, faz-se necessário analisar alguns livros didáticos
utilizados em sala de aula. Para isso, a metodologia foi dividida em duas etapas:
aprofundamento sobre o tema de Letramento e Alfabetização Científica e análise do
livro didático do Ensino Médio, “Física aula por aula” dos autores Benigno Barreto e
Cláudio Xavier, verificando a aplicabilidade do ensino de Física na vida cotidiana dos
alunos. Com isso, espera-se que haja uma contribuição para a sociedade e
comunidade científica, enfatizando a importância de se ter base e conhecimento
científico. Os livros utilizados em sala de aula devem ter essa base de Física e com
o conhecimento prévio dos alunos construir e reconstruir ideias. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Física |
pt_BR |
dc.title |
Análise do livro “Física aula por aula”: contribuições para a alfabetização e o letramento científico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-17 |
|
dc.description.abstract |
Many times, not only in the present day there has been discussion about the
importance of students acquiring scientific knowledge in their daily lives, as it is
known that acquiring knowledge is a gradual process and also the main key for the
student to be able to recognize different contents studied in Physics. Literacy and
Scientific Literacy (ALC) generate critical thinking and awareness in students and are
important for the formation of citizens. They enable people to understand, analyze,
and question the world in which they live, that is, in the globalized world of new ideas.
In this perspective, it is necessary to analyze some textbooks used in the classroom.
For this, the methodology was divided into two stages: deeping the theme of
Scientific Literacy and Literacy skills, and analyzing the high school textbook
"Physics Lesson by Lesson" by authors Benigno Barreto and Cláudio Xavier in order
to assess the applicability of teaching Physics in the students' daily lives. This, then,
is expected to contribute to society and the scientific community, emphasizing the
importance of having a solid foundation and scientific knowledge. The books used in
the classroom should have this foundation in Physics, allowing students to build and
reconstruct ideas based on their prior knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39776 |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-30T14:09:43Z |
|
dc.date.available |
2024-12-30 |
|
dc.date.available |
2024-12-30T14:09:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização e letramento científico |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento científico |
pt_BR |
dc.subject |
Senso crítico |
pt_BR |
dc.subject |
Física - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático - sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio - letramento e alfabetização científica |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy and scientific literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Scientific knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Critical sense |
pt_BR |
dc.subject |
Physics - textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Book didactic - classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Secondary education - literacy and literacy scientific |
pt_BR |
dc.subject |
Libro de texto |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetización y alfabetización científica |
pt_BR |
dc.subject |
Conocimiento científico. |
pt_BR |
dc.subject |
Sentido crítico |
pt_BR |
dc.subject |
Física - libro de texto |
pt_BR |
dc.subject |
Reservar didáctica - aula |
pt_BR |
dc.subject |
Educación secundaria: alfabetización y alfabetización. científico |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Francisco Huandson da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the book “Physics lesson by lesson”: contributions to the literacy and scientific literacy. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the book “Physics lesson by lesson”: contributions to the literacy and scientific literacy. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Francisco Huandson da. Análise do livro “Física aula por aula”: contribuições para a alfabetização e o letramento científico. 2024. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39776 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En varias ocasiones, y no sólo hoy en día, se ha discutido
con bastante frecuencia sobre la importancia de que los estudiantes adquieran conocimientos
ciencia en tu vida diaria, ya que se sabe que adquirir conocimiento es un proceso
gradual en el que el tiempo es la clave principal para que el estudiante sea capaz de reconocer
diversos contenidos estudiados en Física. Alfabetización y alfabetización científica
(ALC) generan sentido crítico y conciencia en los estudiantes y son importantes para
formación de los ciudadanos. Permiten a las personas comprender, analizar y
cuestionar el mundo en el que viven, es decir, en el mundo globalizado de las nuevas
ideas. Desde esta perspectiva, es necesario analizar algunos libros de texto.
utilizado en el aula. Para lograrlo, la metodología se dividió en dos etapas:
profundización en el tema de Alfabetización y Alfabetización Científica y análisis de la
libro de texto de secundaria, “Física clase por clase” de los autores Benigno Barreto y
Cláudio Xavier, verificando la aplicabilidad de la enseñanza de la Física en la vida cotidiana de los
estudiantes. Con esto se espera que haya un aporte a la sociedad y
comunidad científica, enfatizando la importancia de contar con una base y conocimiento
científico. Los libros utilizados en el aula deben tener esta base de Física y con
Los conocimientos previos de los estudiantes construyen y reconstruyen ideas. |
pt_BR |