DSpace/Manakin Repository

Análise do livro “Física aula por aula”: contribuições para a alfabetização e o letramento científico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, F. H. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8196422367074968 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Joseclécio Dutra.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, J. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID J. D. Dantas. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, J.D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
dc.contributor.referee1ID DE MEDEIROS, F. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 pt_BR
dc.contributor.referee2 ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
dc.contributor.referee2ID ATAÍDE, J. S. P. pt_BR
dc.contributor.referee2ID DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI PEREIRA pt_BR
dc.contributor.referee2ID PEREIRA DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 pt_BR
dc.description.resumo Por diversas vezes, e não somente nos nossos dias de hoje, tem-se discutido com bastante frequência sobre a importância dos alunos adquirirem o conhecimento científico no seu cotidiano, pois sabe-se que adquirir conhecimento é um processo gradual em que o tempo é a chave principal para o estudante conseguir reconhecer diversos conteúdos estudados na Física. A Alfabetização e o Letramento Científico (ALC) geram nos alunos o senso crítico, a conscientização e são importantes para a formação de cidadãos. Eles capacitam as pessoas a compreender, analisar e questionar o mundo em que se vivem, ou seja, no mundo globalizado de novas ideias. Nessa perspectiva, faz-se necessário analisar alguns livros didáticos utilizados em sala de aula. Para isso, a metodologia foi dividida em duas etapas: aprofundamento sobre o tema de Letramento e Alfabetização Científica e análise do livro didático do Ensino Médio, “Física aula por aula” dos autores Benigno Barreto e Cláudio Xavier, verificando a aplicabilidade do ensino de Física na vida cotidiana dos alunos. Com isso, espera-se que haja uma contribuição para a sociedade e comunidade científica, enfatizando a importância de se ter base e conhecimento científico. Os livros utilizados em sala de aula devem ter essa base de Física e com o conhecimento prévio dos alunos construir e reconstruir ideias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física pt_BR
dc.title Análise do livro “Física aula por aula”: contribuições para a alfabetização e o letramento científico. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-17
dc.description.abstract Many times, not only in the present day there has been discussion about the importance of students acquiring scientific knowledge in their daily lives, as it is known that acquiring knowledge is a gradual process and also the main key for the student to be able to recognize different contents studied in Physics. Literacy and Scientific Literacy (ALC) generate critical thinking and awareness in students and are important for the formation of citizens. They enable people to understand, analyze, and question the world in which they live, that is, in the globalized world of new ideas. In this perspective, it is necessary to analyze some textbooks used in the classroom. For this, the methodology was divided into two stages: deeping the theme of Scientific Literacy and Literacy skills, and analyzing the high school textbook "Physics Lesson by Lesson" by authors Benigno Barreto and Cláudio Xavier in order to assess the applicability of teaching Physics in the students' daily lives. This, then, is expected to contribute to society and the scientific community, emphasizing the importance of having a solid foundation and scientific knowledge. The books used in the classroom should have this foundation in Physics, allowing students to build and reconstruct ideas based on their prior knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39776
dc.date.accessioned 2024-12-30T14:09:43Z
dc.date.available 2024-12-30
dc.date.available 2024-12-30T14:09:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Alfabetização e letramento científico pt_BR
dc.subject Conhecimento científico pt_BR
dc.subject Senso crítico pt_BR
dc.subject Física - livro didático pt_BR
dc.subject Livro didático - sala de aula pt_BR
dc.subject Ensino médio - letramento e alfabetização científica pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Literacy and scientific literacy pt_BR
dc.subject Scientific knowledge pt_BR
dc.subject Critical sense pt_BR
dc.subject Physics - textbook pt_BR
dc.subject Book didactic - classroom pt_BR
dc.subject Secondary education - literacy and literacy scientific pt_BR
dc.subject Libro de texto pt_BR
dc.subject Alfabetización y alfabetización científica pt_BR
dc.subject Conocimiento científico. pt_BR
dc.subject Sentido crítico pt_BR
dc.subject Física - libro de texto pt_BR
dc.subject Reservar didáctica - aula pt_BR
dc.subject Educación secundaria: alfabetización y alfabetización. científico pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Francisco Huandson da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the book “Physics lesson by lesson”: contributions to the literacy and scientific literacy. pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the book “Physics lesson by lesson”: contributions to the literacy and scientific literacy. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Francisco Huandson da. Análise do livro “Física aula por aula”: contribuições para a alfabetização e o letramento científico. 2024. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39776 pt_BR
dc.description.resumen En varias ocasiones, y no sólo hoy en día, se ha discutido con bastante frecuencia sobre la importancia de que los estudiantes adquieran conocimientos ciencia en tu vida diaria, ya que se sabe que adquirir conocimiento es un proceso gradual en el que el tiempo es la clave principal para que el estudiante sea capaz de reconocer diversos contenidos estudiados en Física. Alfabetización y alfabetización científica (ALC) generan sentido crítico y conciencia en los estudiantes y son importantes para formación de los ciudadanos. Permiten a las personas comprender, analizar y cuestionar el mundo en el que viven, es decir, en el mundo globalizado de las nuevas ideas. Desde esta perspectiva, es necesario analizar algunos libros de texto. utilizado en el aula. Para lograrlo, la metodología se dividió en dos etapas: profundización en el tema de Alfabetización y Alfabetización Científica y análisis de la libro de texto de secundaria, “Física clase por clase” de los autores Benigno Barreto y Cláudio Xavier, verificando la aplicabilidad de la enseñanza de la Física en la vida cotidiana de los estudiantes. Con esto se espera que haya un aporte a la sociedad y comunidad científica, enfatizando la importancia de contar con una base y conocimiento científico. Los libros utilizados en el aula deben tener esta base de Física y con Los conocimientos previos de los estudiantes construyen y reconstruyen ideas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta