dc.creator.ID |
RODRIGUES, A. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3846434216280454 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, R. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CÂNDIDO, Sônia Maria. |
|
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho procurou compreender a importância da leitura enquanto experiência
sociocognitiva na formação de alunos das séries finais do Ensino Fundamental I e II,
de duas escolas públicas da cidade de Petrolina-PE. Investigou-se como os alunos
conseguem construir conhecimento a partir do que leem; que estratégias de leitura
servem de apoio para a inferência dos sentidos do texto; que conhecimentos
mobilizam nessa atividade; e, por fim, que tipo de análise crítica conseguem fazer a
partir do que foi lido, resultando assim no desenvolvimento da competência
sociocognitiva da leitura. A concepção de linguagem aqui aplicada considerou a
língua como um processo de interação seguindo os pressupostos teóricos de
Kleiman (2011), Solé (1998) e Marcuschi (2008). Foram citados também outros
teóricos que tratam da mesma temática. De natureza descritiva e qualitativa, a
pesquisa realizada constituiu-se também da investigação, in loco, dos sujeitos e
suas ações nas práticas de leitura, na elaboração de estratégias e no
desenvolvimento de habilidades que levam à formação da competência leitora,
tendo em vista aspectos sociocognitivos de aprendizagem. A investigação
possibilitou a identificação de diferentes níveis de competência sociocognitiva de
leitura, em uma mesma sala de aula, e apontou para a necessidade de realizar um
trabalho voltado para o desenvolvimento destes níveis. Tendo em vista este
resultado, este trabalho apresenta como proposta de atividade um modelo de
sequência didática e também de elaboração destas, fundamentado em Schneuwly e
Dolz (2004), e que propõe uma sequência didática com módulos específicos para o
desenvolvimento dos diferentes níveis de competência sociocognitiva durante o
processamento da leitura por aprendizes da língua materna. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
A leitura como experiência sociocognitiva em uma turma de 5º e 9º ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-08-31 |
|
dc.description.abstract |
This paper has envisioned understanding the importance of reading as a socio-
cognitive skill in the training of students of the final series of the Fundamental
Education I and II in two state-owned schools in the city of Petrolina, State of
Pernambuco. It has been investigated how the students build knowledge from what
they read; which reading strategies serve as support to the inference of the meaning
of the text; which knowledge they mobilize in this activity; and, finally, what kind of
critical analysis they can achieve from what they read, resulting therefore in the
development of a socio-cognitive reading competence. The design of language
herein applied has considered the language as an interaction process, following the
theoretical assumptions of Kleiman (2011), Solé (1998) and Marcuschi (2008).
Furthermore, it has been quoted other theorists who deal with the same theme.
Descriptive and qualitative in nature the research has been conducted in loco on the
subjects and their actions in the practices of reading, in the elaboration of strategies
and in the development of skills, which conducts to the formation of reading
competence, with a view of the socio-cognitive aspects of learning. The research has
enabled the identification of different levels of competence in socio-cognitive reading
in the same classroom and has pointed to the need to perform a work aimed at the
development of these levels. As a result, this paper aims to present a proposal of a
model of didactic sequence activities and its elaboration based on Schneuwly and
Dolz (2004), who have proposed a didactical sequence with specific modules for the
development of different levels of socio-cognitive competence during the process of
reading by learners in their mother tongue. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3977 |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-27T17:51:20Z |
|
dc.date.available |
2019-05-27 |
|
dc.date.available |
2019-05-27T17:51:20Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Língua materna |
pt_BR |
dc.subject |
Competência sociocognitiva |
pt_BR |
dc.subject |
Níveis de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Mother tongue |
pt_BR |
dc.subject |
Sociocognitive competence |
pt_BR |
dc.subject |
Levels of reading |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Adna Maria. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading as a socio-cognitive experience in a 5th and 9th grade class. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Adna Maria. A leitura como experiência sociocognitiva em uma turma de 5° e 9° ano do ensino fundamental. 2015. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2015. |
pt_BR |